Aventureiro urbano, Ford Ka Trail chega em versões 1.0 e 1.5



Num mercado em que qualquer coisa é denominada SUV (Honda WR-V que o diga), a Ford decide surfar na onda dos hatches com decoração aventureira, com o Ka Trail. O nome já foi usado em uma versão do Fiesta, lançada em 2005 como kit de concessionária e que dois anos depois passou a ser versão de produção, mas desta vez decidiu fazer uma incursão maior na aptidão em terrenos acidentados, a despeito do visual até discreto para o segmento.



Diferente de modelos como Onix Activ ou Sandero Stepway, o Ka Trail é baseado não na versão topo-de-linha, e sim no modelo de entrada, o SE. Para ajudar a fatia do Trail crescer, o modelo estará disponível com motor 1.0 (R$ 47 690) ou 1.5 (R$ 51 990). Apesar da Ford autodeclarar que se trata do aventureiro mais barato do Brasil, a marca aparentemente esqueceu da existência de outros modelos com verve aventureira oferecidos com motor 1.0, como VW up! e Gol Track e os Fiat Mobi e Uno Way. Como oferta de lançamento, dispõe de financiamento com taxa zero em 30 vezes, no qual com R$ 59 a mais na parcela possibilita levar o motor 1.5.

Os diferenciais estéticos do Ka Trail são: rodas de liga leve de 15 polegadas pintadas
na cor cinza Magnetic (reaproveitadas do Fiesta SE mexicano), pneus Pirelli ATR 185/65 de uso misto, adesivos nas laterais e traseira, barras de teto, molduras nas caixas de rodas, faróis de neblina com molduras diferenciadas, maçanetas e capas dos retrovisores pintadas na cor cinza Londres, apliques prateados nos para-choques e lanternas fumê. Por dentro há bancos com revestimento de material sintético e tecido, pedaleiras de alumínio, soleiras e tapetes.


Já o pacote de equipamentos traz os mesmíssimos equipamentos do Ka SE: ar-condicionado, direção elétrica (com coluna ajustável em altura), travas e vidros elétricos dianteiros, destravamento elétrico do porta-malas, som MyConnection com comando de voz e Bluetooth, compartimento ajustável para celular, banco traseiro bipartido (60/40), cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para os cinco ocupantes.

 
Tanto o 1.0 TiVCT de três cilindros e 85 cv com etanol quanto o 1.5 Sigma de 110 cv com etanol trazem o Easy Start, que dispensa tanquinho para partida a frio com etanol, mas as alterações estão em outros componentes: a altura do solo ampliada em 3,1 centímetros, aumentando o vão-livre para 20 cm. As modificações na suspensão incluem novas molas e amortecedores maiores, barra estabilizadora dianteira maior, eixo traseiro mais rígido e novos coxins do motor com amortecimento hidráulico. Estas modificações exigiram recalibrações nos freios e assistência da direção. Para validar o Ka Trail, foram feitos testes de estabilidade no campo de provas da Ford em Dearborn, nos Estados Unidos.

A carroceria tem quatro opções de cores: as sólidas vermelho Arpoador, preto Ebony e branco Ártico, e a metálica prata Dublin. Já os bancos trazem apliques e pespontos em tons verdes e alaranjados. O tecido recebe tratamento para repelir água e sujeira. Elásticos laterais coloridos e redes atrás dos bancos dianteiros são um paliativo para carregar objetos.

Haverão ainda acessórios nas concessionárias: central multimídia Smart Connection com espelhamento da tela de smartphones compatíveis com Apple CarPlay/Android Auto e tela capacitiva de 6 polegadas, retrovisor interno com câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sensor de ponto cego (!), geladeira portátil, rede organizadora do porta-malas e cadeirinha para animais de estimação.


As três revisões anuais com preço fixo somam um total de R$ 1040 e podem ser parcelados em 4 vezes: na primeira revisão (aos 12 meses ou 10.000 km), são quatro vezes de R$ 67; na segunda revisão (24 meses ou 20.000 km), quatro vezes de R$ 86; e na terceira revisão, aos 36 meses ou 30.000 km, quatro vezes de R$ 107.

Estarão disponíveis três planos de manutenção preventiva Ford Protect, que incluem o valor das revisões no financiamento. O plano Basic inclui as três revisões do período de garantia, de três anos, por R$ 1450. O plano Advanced inclui uma quarta revisão, aos 48 meses ou 40.000 km, por R$ 2250, e adiciona um ano de garantia estendida. O plano Premium abrange cinco revisões (sendo a quinta aos 60 meses ou 50.000 km), por R$ 2650, e totaliza 5 anos de garantia. Também haverá uma apólice exclusiva para o modelo junto ao Seguros Ford.

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