Eis o Toyota Corolla 2018: com novo visual, versão XRS e mais segurança


Primeiro foi o Monza, depois o Vectra. Aí veio o New Civic... e o Toyota Corolla, que não larga o osso da liderança de vendas entre os sedans médios no Brasil - atualmente, o modelo sozinho detém 44% do segmento. E, com o lançamento da linha 2018 do modelo em nosso mercado nesta semana, a marca deixa evidente que seu carro-chefe no País tem muito fôlego pela frente, com novo estilo e mais segurança: passa a trazer controles de estabilidade e tração, assistente de partida em subida e sete airbags para toda a linha. A bem de verdade, trata-se de uma mudança de meia-vida, que ocorre exatos três anos após o lançamento da décima-primeira geração. 


No visual, as principais novidades estão na frente, com faróis mais afilados, que trazem luzes de posição em LED (são de halogênio nas versões GLi e XEi, e de LED com nivelamento automático nas versões XRS e Altis) e se integram com o filete cromado da grade superior. Os para-choques ganharam molduras mais esportivas e as rodas, a partir da versão XEi, são de 17 polegadas com belos estilos (para o modelo GLi Upper, ficaram as de 16 polegadas herdadas da versão superior). 


Também da versão XEi para a frente, o Corolla ganha a antena no estilo barbatana de tubarão. Já as lanternas com novo estilo interno e luzes de LED (com lentes escurecidas para luzes de ré e setas) estão disponíveis em toda a linha.


A novidade na gama de versões (visando atrair novos clientes), é a de visual esportivo XRS, com itens como aerofólio traseiro, saias esportivas nos para-choques e laterais, ponteira de escapamento cromada, emblema no canto inferior direito da tampa do porta-malas e interior na cor preta.


O painel mantém o tema horizontal, agora com saídas de ar circulares nas pontas (cromadas a partir do XEi). Desde a versão de entrada GLi, há partes revestidas de couro na cor preta (volante e detalhes da manopla de câmbio), e cinza (nos bancos). As versões GLi Upper e XEi possuem acabamento em couro na cor cinza; a XRS, em couro na cor preta; e a topo de linha Altis, na nova cor linho claro. O botão da alavanca do freio de estacionamento e as maçanetas das portas do Corolla Altis também são cromados.


Na versão GLi, o quadro de instrumentos dá destaque ao velocímetro, ladeado pelo conta-giros à esquerda, e indicador de combustível e temperatura à direita. Um display de cristal líquido, localizado abaixo do mostrador de velocidade, mostra informações do computador de bordo. Os comandos do ar-condicionado são manuais, e há um sistema de som, com Bluetooth e entradas USB e para iPod. Já nas versões XEi, XRS e Altis, o painel de instrumentos traz dois círculos (à esquerda, conta-giros e termômetro do motor; à direita, velocímetro e indicador de combustível), e no centro, a tela do computador de bordo de 4,2 polegadas, agora colorida. Comum a todas as versões é a iluminação interna em azul.


Desde a versão GLi, são itens de série: direção elétrica progressiva, ar-condicionado manual, chave do tipo canivete com comandos do alarme integrados, computador de bordo (consumo médio e instantâneo, indicador Eco Drive, autonomia, velocidade média, tempo percorrido, controle de iluminação do painel e da temperatura externa), coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, hodômetro e relógio digital, som com Bluetooth, entradas USB e iPod, vidros e retrovisores elétricos e volante com comandos integrados.

A versão XEi possui ar-condicionado digital, destravamento das portas por sensores na chave, partida sem chave, espelho interno eletrocrômico, controle de velocidade de cruzeiro, rodas de liga leve aro 17'', antena "shark fin", faróis de neblina dianteiros, acendimento automático dos faróis, quadro de instrumentos com tela colorida de 4,2 polegadas, sistema multimídia Toyota Play com tela de 7 polegadas sensível ao toque com DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio, GPS, TV digital, câmera de ré, Bluetooth, além de quatro alto-falantes e dois tweeters.


A versão XRS traz acabamento interno na cor preta, aerofólio traseiro com brake-light em LED, spoilers, ponteira do escapamento cromada; faróis dianteiros em LED; ajuste de altura dos faróis e rodas com acabamento diamantado e em preto-brilhante.


E o Corolla Altis traz ar-condicionado dual zone (finalmente...); sensor de chuva, banco do motorista com regulagem elétrica de oito posições, retrovisores externos com rebatimento automático e rodas com acabamento diamantado e cinza.


Com a adoção das rodas de 17 polegadas foi desenvolvida uma nova calibração dos amortecedores, que elevaram a suspensão em 5 mm e também levaram à calibração do software que controla a direção elétrica, mantendo o balanço entre conforto e estabilidade. Também foram adicionados uma camada de borracha no revestimento do painel corta-fogo e colocação de feltros nos painéis das portas, no intuito de reduzir o nível interno de ruído.


Foram mantidos os motores 1.8, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas (versão GLi), que rende 139/144 cv a 6000 rpm e torque de 17,7/18,6 kgfm a 4800 rpm, além do 2.0 Dual VVT-i DOHC 16v para as outras versões, com potência de 143/154 cavalos a 5800 rpm e torque de 19,4 kgfm a 4000 rpm com gasolina/20,7 kgfm a 4800 rpm com etanol. O modelo básico vem com câmbio manual de seis marchas, enquanto as outras versões vêm com o câmbio automático CVT Multi-Drive, com trocas sequenciais (na GLi, pela alavanca de câmbio, e nas outras versões, também pelas borboletas atrás do volante, com tecla Sport Mode que faz alterar o mapeamento do software de gerenciamento do câmbio.


Todas as versões do Corolla 2018 possuem controles eletrônicos de estabilidade e tração, além do assistente de partida em ladeiras. Além disso, os dois airbags do tipo cortina, antes disponíveis apenas na Altis, tornaram-se itens de série para toda a linha. Passam a ser dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista. No banco traseiro há a ancoragem ISOFIX para cadeirinhas. Há ainda: travamento automático das portas a 20 km/h; cintos dianteiros com pré-tensionador e limitador de força; freios ABS com EBD; luz de frenagem emergencial, acendimento automático dos faróis, nas versões XEi, XRS e Altis, e sensor de chuva, na Altis.

Em termos de consumo de combustível aferido pelo Inmetro, a versão GLi manual obteve médias de 10,7 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com gasolina (com etanol, as médias são de 7,4 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada). Já o GLi com câmbio CVT obteve as médias de 11,4 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com gasolina (com etanol, fez 7,8 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada). 


E as versões equipadas com motor 2.0 obtiveram as médias de 10,6 km/l na cidade de 12,6 km/l na estrada com gasolina (com etanol, chegou a 7,2 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada). Até os 60 mil quilômetros, o custo total com revisões do Corolla 2018 é de aproximadamente R$ 3250.


O Corolla 2018 terá cerca de 45 acessórios, sendo que dez deles estão sendo lançados agora. Há itens como sensor de estacionamento frontal, alarme ultrassônico, lâmpadas brancas para os faróis dianteiros, luzes de LED de neblina e gravador de vídeo digital. A linha de acessórios oferece 1 ano de garantia.


A linha estará disponível nas cores branco perolizado, prata supernova, cinza granito, preto eclipse, vermelho granada e na nova cor marrom urban. O Corolla XRS virá apenas nas cores branco polar e preto eclipse. Toda a linha pode ser comprada no Ciclo Toyota, primeiramente com a entrada (que deve ser de no mínimo 30% do valor do modelo), com parcelamento entre 12 e 36 meses, e ao fim do plano parcela residual, que não poderá ultrapassar 50% do preço total. A recompra do veículo é garantida pela concessionária por, no mínimo, 85% do valor da tabela FIPE.


Tabela de preços

1.8 GLi manual - R$ 69 690
1.8 GLi automático - R$ 69 990
1.8 GLi Upper - R$ 90 990
2.0 XEi - R$ 99 990
2.0 XRS - R$ 108 990
2.0 Altis - R$ 114 990


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