Finalmente, nova geração do Volvo XC60 vem a público



Após meses de espera, a Volvo revela nesta edição do Salão do Automóvel de Genebra a nova geração do XC60, SUV que registrou cerca de 1 milhão de unidades desde seu lançamento, há nove anos - atualmente, o modelo é responsável por 30% das vendas globais da fabricante sueca. O novo modelo, visualmente inspirado no irmão maior XC90, será equipado com o City Safety com Assistente de Direção.

O novo sistema de Mitigação de Pista Oposta utiliza o Assistente de Direção a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária, enquanto o Sistema de Informação de Ponto Cego usa essa mesma funcionalidade para reduzir o risco de colisões de mudança de faixa. E o Pilot Assist (opcional), sistema de direção semiautônoma, auxilia o condutor na direção, aceleração e frenagem em pistas bem sinalizadas a até 130 km/h.



O novo XC60 também terá uma versão híbrida topo-de-linha, que entrega potência de 407 horsepower, levando o utilitário a acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. O modelo também contará com os motores diesel D4 (190 horsepower) e D5 com tecnologia Power Pulse (235 hp). Há ainda os propulsores T5 a gasolina (254 hp) e T6, que com turbocompressor e supercharger, oferece 320 horsepower e 40,8 kgfm de torque.




O novo ar-condicionado de quatro zonas CleanZone remove os poluentes e as partículas nocivas presentes no ar. A oferta de serviços de conectividade para o motorista, Sensus e o aplicativo Volvo On Call, receberam uma atualização gráfica aprimorada. Como nos modelo XC90, S90 e V90, o espelhamento da tela de smartphones compatíveis com os apps Apple CarPlay e Android Auto também estará disponível.


O Sistema de Informação de Ponto Cego, que avisa ao motorista sobre a presença de veículos em pontos cegos da carroceria, também foi atualizado. Agora o recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos "escondidos" ao conduzir o carro de volta à sua própria pista.



O novo XC60 entrará em produção em meados de abril na fábrica de Torslanda (Suécia) e deverá ser importado para o Brasil em breve.


Comentários