Nissan X-Trail 4Dogs: conceito pensado para o conforto de cães e famílias


A relação entre cães e automóveis é muitas vezes incentivada por seus donos, inclusive aqui no Auto REALIDADE: desde 2010, mora conosco o Fox (até nome de carro ele tem!), um pequeno dachshund que gosta muito de passear de carro. E após uma pesquisa junto ao Kennel Club revelar que a grande maioria dos proprietários de cachorros compraria um carro que oferecesse itens para aumentar o conforto dos pets, a Nissan revelou o conceito X-Trail 4Dogs, com porta-malas extensamente modificado para oferecer espaço para dois animais. 

A área de 445 litros foi transformada em uma "casinha", trazendo itens como ducha com movimento de 360 graus, secador para o pelo molhado, rampa para que os cães subam sozinhos para o porta-malas e sistema integrado de secagem que sopra ar quente para a área.


Os cães também contam com cama, comedouro e bebedouro à prova de sujeira. Já a rede instalada entre o porta-malas e os bancos traseiros evita que os animais pulem para os bancos dos passageiros durante o trajeto.


Tanto o motorista como o passageiro dianteiro podem ficar de olho nos pets graças à "dog-cam" integrada ao sistema multimídia NissanConnect e que permite que tanto o cão como o dono se visualizem uns aos outros por meio da tela touchscreen de 7 polegadas no painel e outra tela LCD de 10 polegadas colocada no porta-malas. Ambos podem acalmar o cachorro, falando com ele por meio do sistema de áudio.


Os acessórios de lavagem e secagem são armazenados em uma gaveta no porta-malas. Compartimentos laterais armazenam comida, sacos de lixo e guia. Todo o porta-malas é revestido com um couro de fácil limpeza, para que sujeira e pelos sejam removidos. A cama e os dispensadores de água e alimento podem ser facilmente removidos, ampliando o habitáculo quando o cão não está sendo transportado – como para transportar as compras de supermercado. Além disso, o estepe tem acesso facilitado.



A Nissan desenvolveu o X-Trail 4Dogs após um estudo com mais de 1300 proprietários de cães, realizado pela instituição de bem-estar animal Kennel Club, do Reino Unido. A pesquisa revelou que:
  • Quase todos os proprietários de cães (99,9%) consideram o cão como parte da família;
  • Um número semelhante de pessoas (98,7%) usa o carro para transportar o cachorro;
  • 89,0% compraria um carro que tivesse itens para aumentar o conforto dos cães;
  • 88,7% deles levam o cachorro no carro pelo menos uma vez por semana;
  • 90,5% transporta o cachorro no carro por trajetos de 10 minutos ou mais;
  • 54,7% gostaria que seu veículo oferecesse melhor acesso para o cachorro;
  • 71,5% transportam o cachorro no porta-malas ou no banco de trás;
  • 50,9% disse que um carro com porta-malas grande é ideal para transportar o cachorro.

Maior que o Qashqai e o Juke, o Nissan X-Trail está disponível com cinco ou sete lugares, que podem ser rebatidos liberar a capacidade para até 1982 litros, com piso planificado. De série, o modelo conta com o "Luggage Board System", que permite acomodar divisórias e prateleiras no porta-malas em 18 configurações de armazenagem diferentes.

Comentários