Renault Logan e Sandero estreiam novo visual e equipamentos na Ucrânia


Após a renovação da linha Dacia apresentada no Salão de Paris, a linha 2017 reestilizada de Renault Logan, Sandero e Sandero Stepway na Ucrânia prenuncia muito do que podemos esperar para os modelos no Brasil - uma vez que, apesar dos modelos estrearem os novos motores 1.0 de três cilindros e 1.6 SCe, o visual dos modelos está intocado há pelo menos três anos. Por fora, faróis e lanternas trazem novo estilo interno, enquanto grade (com detalhes em preto-brilhante e aberturas redesenhadas) e para-choque frontal com novos alojamentos para os faróis de neblina estão mais assemelhados aos Renault mais recentes, como o Captur. No Stepway, a grade superior tem formato próprio.


Lateralmente, os modelos ficam como estão, com exceção de novas rodas e calotas. Também cabe uma observação: os retrovisores dos modelos ucranianos têm o mesmo corpo das peças usadas na geração anterior de Logan e Sandero, com piscas incorporados. No sedan, a tampa do porta-malas acomoda (pela primeira vez desde o lançamento) a placa de licença, o que levou ao redesenho do para-choque e à adoção de um filete que leva o nome centralizado do modelo.


Por dentro, o destaque é o novo volante com raio central vazado; há também novos detalhes de acabamento, como inserto que lembra fibra de carbono no centro do painel e molduras cromadas nos difusores de ar. A arquitetura geral é similar à atual, como se pode ver nos comandos dos vidros elétricos traseiros que continuam integrados ao painel. A grande evolução está na segurança, ao menos nos modelos vendidos na Ucrânia: passam a contar com airbags laterais, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis e controle eletrônico de estabilidade. Nas versões mais completas, a lista de equipamentos engloba ar-condicionado automático, sistema multimídia Media NAV com câmera de ré, GPS e informações sobre consumo, apoio de braço para o motorista (antes um acessório) e controlador automático de velocidade.


O próximo lançamento da Renault no Brasil será o SUV médio-grande Koleos, enquanto o Kwid será apresentado primeiramente no Salão de Buenos Aires (Argentina) em junho, para em seguida ser lançado nacionalmente. Apesar de não haver data definida para Logan e Sandero reestilizados chegarem às concessionárias brasileiras, é possível que os modelos cheguem antes da picape Renault Alaskan (prevista para o primeiro semestre de 2018), que depende da operação da fábrica argentina para ser regularmente distribuída.


Comentários