Volkswagen Sedric é o 100% autônomo da marca para 2025


Nem visualmente, nem sequer pelo nome, o Sedric tem sinais típicos de um carro da Volkswagen (seu batismo lembra Cedric, um sedan grande da Nissan). Isto se explica porque o modelo não é da VW em si, e sim do Grupo Volkswagen (assim como a GM é um conjunto de marcas que inclui a Chevrolet). Mas o Self-Driving Car é a materialização de uma das maiores ambições do Grupo VW: lançar mais de 30 modelos com propulsão elétrica até 2025 e estabelecer a tecnologia de condução autônoma a partir da próxima década. Só em 2017, as marcas do grupo Volkswagen vão lançar cerca de 60 novos veículos para clientes de todo o mundo, incluindo modelos que serão determinantes para a marca no nosso mercado, como o novo Polo (que poderá ser vendido com este nome no Brasil, ao invés de Gol) e sua versão sedan, o Virtus.

O Sedric possui o estável 5 da condução autônoma, o mais alto de automação) em Genebra. Com um toque no OneButton, o carro é quem irá buscar seu passageiro. Executando de forma independente todas as tarefas de direção, o modelo não possui volante, pedais ou qualquer espaço que lembre que aquele automóvel é "conduzível". A ideia é comercializar carros para um público maior, que englobe pessoas que não têm carteira de habilitação, adolescentes e crianças, aposentados, pessoas com deficiência ou simplesmente quem prefira aproveitar a vista a dirigir.


O Sedric foi concebido, desenvolvido e construído no Future Center em Potsdam, em colaboração com o Centro de Pesquisas do Grupo Volkswagen de Wolfsburg. No lugar do quadro de instrumentos, o para-brisa traz LEDs orgânicos que servem para transmitir informações em realidade aumentada.

Com formato quadrado, o Sedric acomoda quatro passageiros, posicionados em duplas de frente entre si. O modelo traz ar-condicionado com purificação de ar e elementos da natureza como bambu, carvão e couro de bétula para melhor bem-estar dos ocupantes.

 

Comentários