Volkswagen Tiguan AllSpace: nova cartada entre os SUVs

 
Com a liderança do Tiguan no segmento de utilitários na Alemanha - são cerca de 500 mil unidades vendidas por ano na região - a segunda geração do Volkswagen passa a contar com a opção de carroceria Allspace, com distância entre-eixos 10,9 centímetros maior e 21,5 cm mais comprido, permitindo a ele levar mais duas pessoas na terceira fileira de bancos, totalizando 7 passageiros.

 
Apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, na Suíça (que ocorreu de 9 a 19 de março), o Tiguan AllSpace preenche a lacuna entre o modelo de cinco lugares e o Touareg. Quando não estão em uso, os bancos da terceira fileira podem ser rebatidos para acomodar 760 litros de bagagem no porta-malas, capacidade que, com os bancos da 2ª fileira rebatidos e considerando até o teto, chega a 1920 litros.

Desenvolvidos em conjunto, o Tiguan e o Tiguan AllSpace são semelhantes entre si, com proporções de carroceria semelhantes, mas com as portas traseiras do Allspace mais longas. O capô também foi elevado na frente, acima da grade do radiador, para adequar as proporções ao maior comprimento. Lateralmente, as janelas têm curvatura diferenciada. A frente lembra o Atlas, SUV de maior porte destinado aos Estados Unidos.


Serão duas dianteiras diferentes, uma on-road e outra off-road: esta integra a proteção inferior do motor que se estende até o para-choque, que por sua vez possui ângulo de entrada do veículo 7 graus maior.

 
Todas as versões do AllSpace trazem trilhos no teto, com linhas estruturais longitudinais. Quando o modelo é equipado com o teto solar panorâmico deslizante de 870 x 1.364 mm, as linhas estruturais só estarão presentes na área traseira do teto.
 
Mesmo na versão básica Trendline há itens como: sistema multimídia Composition Colour Media juntamente com o pacote de conectividade (interfaces USB e para telefone), volante multifuncional e assoalho de carga variável. A versão Comfortline traz tampa do bagageiro com mecanismo elétrico e trilhos de teto prateados, e a Highline inclui faróis full-LED e chave presencial com botão de partida e travamento à distância. Há a opção da central multimídia Discover Pro com controle por gestos.

 
A gama de motores do Tiguan Allspace começa com potência de 150 cavalos e chega a 240 cv (o Tiguan "normal" começa em 115 cv). O preço sugerido do modelo na Alemanha será de cerca de 30.000 euros. O lançamento do modelo no mercado europeu será em setembro, mas as reservas poderão ser feitas a partir de maio. E em 2018, o modelo poderá ser vendido aqui no Brasil.

Comentários