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terça-feira, 21 de março de 2017

Volvo XC90 T8 híbrido é a versão supra-sumo do SUV sueco


A Volvo passa a comercializar no Brasil a versão T8 do SUV de grande porte XC90, primeiro modelo da montadora sueca projetado para ser um híbrido plug-in de produção em série. O novo modelo rende 407 horsepower ao combinar o motor 2.0 Drive-E Turbo Supercharger a gasolina, de 320 HP, com um conjunto elétrico de 87 hp, que aplica torque às rodas traseiras e é alimentado por uma bateria de íons de lítio de 400 Volts (9,2 Kwh).

Já o torque é de 65,3 kgfm. Mesmo com uma carroceria de 2319 quilos, o XC90 T8 acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. A bateria é instalada na área central, ao longo do túnel do chassi, para não comprometer o espaço interno e distribuir melhor o peso. O modelo conta com três novos modos de condução:

PURE
Este modo utiliza 100% o motor elétrico. Como resultado, apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia do veículo pode atingir até 35 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso urbano da maioria das pessoas.

HYBRID
É o modo padrão do modelo, programado para utilizar ambos os motores e entregar bons números de consumo de combustível: 15,3 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada (dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular).

POWER
São ajustados parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter sensações mais condizentes com uma condução esportiva.


O motorista ainda dispõe de outros três modos de condução mais específicos:

All Wheel Drive: para tração permanente sob demanda;

OFF ROAD: além de ativar o controle de descida em declives (HDC), eleva a suspensão em 4 centímetros, sendo indicado para terrenos fora de estrada em velocidades de até 40 km/h;

INDIVIDUAL: o condutor escolhe o nível de assistência da direção, configuração do painel, características do conjunto propulsor e suspensão, entre outros.


Nesta versão, a manopla do câmbio é feita de cristal sueco da marca Orrefors. A transmissão automática Geartronic de oito marchas traz a nova posição B, que auxilia na frenagem por meio do freio-motor elétrico para recuperar e remeter energia de volta para o carro, para recarregar a bateria ou para uso imediato. Também é possível fazer a redução de marchas manualmente.


O quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas incorpora novas funções, como indicação do modo de condução, nível de regeneração de energia, quantidade de carga da bateria e horário em que ela estará 100% carregada. A tela central de 9 polegadas sensível ao toque também agrega novas informações, como gráficos do funcionamento do sistema híbrido (utilização dos motores, seus consumos e regeneração de energia entre esses componentes). Duas novas funções estão disponíveis no sistema multimídia:

HOLD: a energia da bateria é "guardada" para uso posterior, para o caso de o motorista optar por utilizar somente o motor a combustão na estrada e a carga da bateria na cidade. O ícone de um cadeado aparece no painel;

CHARGE: aciona o carregamento da bateria utilizando o motor a combustão. É possível carregar a bateria até 1/3 de sua carga – acima desse nível, a função fica indisponível.


O XC90 T8 traz também um cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em 2 horas e 30 minutos, considerando uma tomada aterrada de tensão 220 Volts e 16A. É possível carregar o veículo com tomadas de menor amperagem, no entanto, levará maior tempo para a recarga.

Os bancos dianteiros trazem regulagens elétricas de posição, de ajuste lateral, lombar e memória. Há também ventilação e apoio das pernas, enquanto os assentos traseiros contam com booster integrado para crianças e aquecimento, assim como nos bancos dianteiros.

O XC90 também traz: Head Up Display, que projeta as principais informações na linha de visão do motorista; teto solar panorâmico, assistente de estacionamento (que manobra o carro automaticamente em vagas perpendiculares e paralelas), monitoramento de pressão dos pneus, faróis principais e de neblina com iluminação Full LED, rodas de 21 polegadas, e o sistema de áudio Bowers & Wilkins, de 1400 watts, 19 alto-falantes e software de processamento de som que simula, dentre outros ambientes, a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo.


O modelo híbrido traz o Chassi Four-C, no qual a suspensão é ajustada por bolsas de ar, de acordo com o piso. A altura da carroceria também pode ser levantada para funções específicas, como a de carga do porta-malas.

Outro destaque é o Pilot Assist de segunda geração, que utiliza sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e comanda a aceleração, frenagem e movimentação do volante a até 130 km/h. O motorista precisa interagir continuamente com a direção, a aceleração e o freio para centralizar o veículo na faixa. Seu pleno funcionamento depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista. Quando possível, o assistente de direção auxilia na correção do deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias.

Apesar de não necessitar de um veículo à frente como referência, o assistente de direção faz uso das funcionalidades do Controle de Cruzeiro Adaptativo para controlar a distância do carro posterior ou a velocidade configurada. Caso o motorista queira mudar de faixa, a seta indicadora aborta temporariamente o assistente de direção. O acionamento do Pilot Assist é feito de forma intuitiva, por meio de um botão à esquerda no volante.

O modelo conta ainda com o Volvo On Call – que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto – além dos alertas de tráfego lateral e de colisão traseira, indicação de veículo em ponto cego e o conjunto de câmeras em 360º, que projeta na tela central uma visão aérea completa ao redor do veículo.

Em termos de segurança, há o Alerta de Mudança de Faixa, que aplica força no volante se o carro está saindo da faixa, enquanto o Alerta ao Motorista detecta e avisa motoristas desatentos ou cansados, por meio de um sinal visual e sonoro. Trata-se do primeiro Volvo que aciona automaticamente os freios caso o motorista tente virar à frente de outro carro que venha em sentido contrário. O design dos bancos do XC90 foi pensado para oferecer proteção contra lesões na coluna cervical. Também está presente o City Safety (frenagem automática com funcionamento diurno e noturno) e a proteção em saída de estrada (Run Off Road), que registra situações em que o carro está prestes a sair da via por distração do motorista ou por condições de baixa visibilidade.


E para quem quiser mais luxo, a Volvo disponibiliza no Brasil o XC90 Excellence, que possui apenas quatro lugares. Os assentos individuais são revestidos de couro e com funções de ventilação, aquecimento e massagem (com cinco programas e três velocidades). Os apoios de cabeça traseiros são maiores, com suportes laterais e espaço ampliado para as pernas. Os apoios para pés são cobertos por tapetes mais grossos.


O console central traseiro dispõe de bandejas dobráveis individuais revestidas de couro. O console traseiro inclui duas taças para champanhe de cristal sueco Orrefors exclusivas para o modelo, além de um compartimento refrigerado entre os assentos traseiros, que permite fácil acesso às bebidas (duas garrafas de 750 ml) mantidas geladas.


Com o isolamento sonoro reforçado, às janelas laterais de vidro laminado e ao divisor com isolamento sonoro entre a cabine e o compartimento de bagagem, a quietude é mantida no interior. O ar-condicionado possui 4 zonas, com limpadores de ar iônicos. O teto panorâmico aumenta a luminosidade e a sensação de espaço. O carpete com nova espessura, o estofamento de couro nos puxadores e até nos para-sóis, e forro do teto de tecido nobuck complementam o acabamento interno. Há duas combinações de cores de interior e estofamento. Para completar, uma tela sensível ao toque controla as funções dos bancos traseiros.

O XC90 T8 está nas concessionárias com os seguintes preços: R$ 456 950 (Inscription) e R$ 519 950 (Excellence).

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