VW Golf e Seat Ateca conquistam 5 estrelas nos testes do Latin NCAP



O Latin NCAP divulga os primeiros resultados de seus testes de segurança em 2017, avaliando o Volkswagen Golf (fabricado no Brasil) e o utilitário esportivo Seat Ateca, disponível na Europa e recentemente lançado no México. Ambos foram os primeiros modelos a alcançar 5 estrelas de proteção para adultos e crianças nos novos padrões de teste estabelecidos desde 2016, mais rigorosos.


Golf e Ateca foram premiados com o Latin NCAP Advanced Awards, que reconhece modelos cinco estrelas que incluem prevenção de acidentes como a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e tecnologias de proteção de pedestres. Pela primeira vez, o Latin NCAP concede esses reconhecimentos.



A versão mexicana do Volkswagen Golf VII tinha sido previamente avaliada por meio do antigo protocolo em 2014, ganhando, também, cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto e para o ocupante infantil, obtendo 33,30 de 34 pontos possíveis para adultos, e 43,52 de 49 pontos possíveis em proteção a crianças. Nesse teste foi utilizada uma versão brasileira, e ainda que os testes tenham sido mais exigentes, como o impacto lateral de poste e a atuação do controle eletrônico de estabilidade (um desvio de 270 graus a 80 km/h), o VW obteve a mesma pontuação. O Latin NCAP destacou o fato do hatch disponibilizar a frenagem automática de emergência como opcional em algumas versões.


Já o Seat Ateca, que alcançou 32,65 pontos de 34 possíveis em proteção a adultos e 42,48 de 49 possíveis em proteção infantil, recebeu dois prêmios Latin NCAP Advanced Awards, um pela proteção proporcionada a pedestres e outro pelo Automatic Emergency Brake como opcional. Para a América Latina (e tal qual o Golf), o Seat Ateca é equipado com sete airbags e controle eletrônico de estabilidade.



Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, declara:
“É uma grande conquista para o Grupo Volkswagen, que fabrica tanto o Volkswagen quanto o Seat, em ser os pioneiros em alcançar a máxima pontuação em segurança, conforme novo protocolo. Agora que demonstraram que é possível, impulsionamos outros fabricantes da região a melhorarem seus carros e oferecer proteção cinco estrelas. Sentimo-nos particularmente à vontade com esses resultados, já que ambos os fabricantes foram além das cinco estrelas, ganhando o Latin NCAP Advanced Awards. Esses prêmios estimulam os fabricantes com melhor pontuação para eles oferecerem segurança ainda maior, e a Volkswagen e a Seat sem dúvida o conseguiram”.

María Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP, comenta:
“Esta é a primeira vez desde o novo protocolo estabelecido em 2016 que conseguimos bons resultados em nossa região. Talvez para os NCAPs de outras regiões, por exemplo, nas quais são exigidas normativas ONU, isso seja muito normal, mas para nós é algo extraordinário. Como uma pessoa que dedicou quase toda sua vida a promover programas e ações que melhorem a qualidade de vida das crianças na América Latina, hoje fico feliz. Espero com muita ânsia que os governos possam entender que é totalmente viável exigir aos fabricantes de todas as marcas os padrões de segurança da ONU. Só assim poderemos reduzir o escandaloso número de mortes e lesionados de nossos países”.

Os próximos resultados do Latin NCAP serão apresentados no mês de maio.

Comentários