Latin NCAP testa os Volkswagen Tiguan e Jetta, além do Ford Figo


A sétima rodada de crash-tests divulgada em 2019 pelo Latin NCAP analisou a segurança proporcionada pelos Volkswagen Jetta e Tiguan e pelo Ford Figo aos seus ocupantes.



O Volkswagen Tiguan AllSpace, fabricado no México, obteve 5 estrelas de proteção a adultos (31,94 de 34 pontos possíveis) e crianças (44 de 49 pontos possíveis), e ganhou dois certificados "Advanced Awards", por conta da proteção a pedestres em caso de atropelamento de acordo com o Regulamento das Nações Unidas e pela disponibilidade da frenagem autônoma de emergência como opcional. O SUV, que possui seis airbags e controle de estabilidade em todas as versões, mostrou ter uma estrutura estável nas colisões. A Volkswagen recomendou a instalação de ambos as cadeirinhas infantis voltadas para trás, ganhando pontos junto ao Latin NCAP e garantindo uma boa proteção para crianças no crash-test.






O Volkswagen Jetta, também fabricado no México, alcançou as 5 estrelas de proteção para ocupantes adultos (30,16 de 34 pontos possíveis) e crianças (44,98 de 49 pontos possíveis) e, assim como o Tiguan, garantiu dois certificados "Advanced Awards", por conta da proteção a pedestres em caso de atropelamento de acordo com o Regulamento das Nações Unidas e pela disponibilidade da frenagem autônoma de emergência como opcional. Equipado com seis airbags e controle de estabilidade, ofereceu boa para todos os ocupantes com uma estrutura estável. Durante o teste de impacto lateral, a porta da frente se abriu, o que acarretou a redução de um ponto sobre a pontuação total; mas ainda suficiente para manter as cinco estrelas.





Não é de se esperar que a porta do carro se abra durante o impacto lateral em um modelo aprovado pelo teste de Regulamento UN95 de impacto lateral das Nações Unidas. De toda forma, o Jetta oferece proteção para pedestres e para crianças instaladas em cadeirinhas viradas para trás.


Já o Ford Figo, fabricado na Índia e vendido no México, ganhou quatro estrelas em proteção de adultos (24,76 pontos de 34 possíveis) e crianças (35,35 pontos de 49 possíveis). Atualizado em suas duas carrocerias (sedan e hatch), o resultado do teste é válido para unidades feitas a partir de 24 de agosto do 2018, com numeração de chassi MAJTKNFZ0KTT67367. Essas unidades trazem quatro airbags (frontais e laterais) e controle de estabilidade de série. A estrutura foi classificada como instável durante o impacto frontal. Durante o impacto lateral, uma grande intrusão se observou no habitáculo.




O Figo oferece ancoragens ISOFIX e Top Tether nas laterais do banco traseiro e também o lembrete do uso do cinto de segurança nos dois bancos dianteiros. Os dois dummies que representam crianças mostraram bons níveis de proteção. Esse resultado não é válido para o Ford Ka, fabricado no Brasil, em nenhuma das suas versões.


Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
"À medida que nos aproximamos da data efetiva dos novos protocolos Latin NCAP, os fabricantes de veículos continuam a nos surpreender com bons e encorajadores resultados de modelos populares na região. Neste caso, os três modelos avaliados são populares no México, onde informações independentes para os consumidores são muito necessárias para melhorar rapidamente os carros do mercado. Incentivamos os fabricantes de veículos a continuar aprimorando os modelos, a seguir a General Motors, a Volkswagen, a Seat e a Toyota para oferecer veículos cinco estrelas. Pedimos aos governos que incentivem e apoiem programas de informações independentes para os consumidores sobre segurança veicular o mais rápido possível. O Latin NCAP mostrou que mudanças são possíveis na região. Infelizmente, não são esperadas melhorias em vários modelos populares da região, uma vez que não podem ser avaliados devido a recursos limitados ou testes não obrigatórios pelos governos."


Ricardo Morales, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, disse:
"Esses resultados demonstram como os mercados mais importantes da região estão se alinhando e oferecem veículos mais seguros para todos os consumidores. O México tem um atraso significativo nas regulamentações sobre segurança veicular, mas os fabricantes de veículos estão reagindo positivamente às avaliações do Latin NCAP. Fabricantes como Volkswagen e Ford, no México, fazem questão de oferecer veículos que tenham melhores níveis de segurança e equipamentos, fato que deveria ser exigido pelas regulamentações locais, e se esforçam para que essas informações cheguem ao consumidor. Esperamos que isso seja replicado em todas as outras marcas de veículos para democratizar a segurança dos veículos e continuar a salvar vidas na região".


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