Mercedes-Benz inicia pré-vendas do novo CLA 250 no Brasil


Em um primeiro momento, pode parecer difícil entender como o Mercedes-Benz CLA pode coexistir no mercado com o recém-lançado Classe A Sedan. Afinal, são ambos derivados da mesma plataforma, com tamanhos bem parecidos. Mas a diferença de motorização e posicionamento de mercado distingue bem os dois. O A 200 Sedan, que custa R$ 169.900 na versão mais completa, possui motor 1.3 Turbo de 163 cavalos e 25,5 kgfm de torque. Já o CLA chega ao Brasil em versão única, a 250 (já como linha 2020), que traz o mesmo motor 2.0 Turbo de 224 cavalos e 35,7 kgfm de torque do A 250 Hatch lançado no início do ano no Brasil. Ah, e a etiqueta de preço do CLA é mais alta: R$ 219.900.


Comum a ambos é o câmbio automatizado 7G-DCT de dupla embreagem e 7 marchas. Em termos dimensionais, o CLA é 13,9 centímetros mais comprido, 3,4 cm mais largo, 2 milímetros mais baixo e tem a mesmíssima distância entre-eixos de 2,73 metros. Curiosamente, o CLA leva 460 litros em seu porta-malas, 30 L a mais que o Sedan.


As linhas do CLA são mais joviais e expressivas. A versão 250 traz rodas de liga leve de 18 polegadas, faróis full LED e teto solar elétrico panorâmico. São sete opções de cores metálicas (branco digital, preto cosmos, azul denim, prata iridium, cinza montanha, prata Mojave e yellow sun) e três sólidas (vermelho júpiter, preto noite e branco polar). Além disso, o modelo importado para o Brasil vem com o Pacote Night, que traz elementos externos em preto brilhante como os frisos dos para-choques dianteiros e traseiros, retrovisores e friso das janelas.


Já o interior traz insertos em emulação de fibra de carbono e traz como destaque as duas telas de 10,2 polegadas cada, sendo a tela central sensível ao toque. As saídas de ar da ventilação trazem visual de turbina e o volante multifuncional é revestido em couro. Além disso, o modelo traz bancos dianteiros elétricos com memória, revestidos em couro Artico, e airbags dianteiros, laterais, de joelhos para o condutor e de cortina.


O CLA 250 vem com o head-up display, com a projeção de informações relevantes no para-brisa, como velocidade atual, limites de velocidade ou direções de navegação, exibidas em alta resolução e em cores. 


O Mercedes-Benz CLA 250 passa a contar também com o sistema multimídia com espelhamento de tela de smartphones através do Apple CarPlay ou Android Auto e o assistente intuitivo MBUX - Mercedes-Benz User Experience. O sistema possui reconhecimento da fala, que é ativado por meio das palavras-chave “Olá”, “Oi” ou “E Aí” seguidas por “Mercedes”. Funções como ajuste do ar condicionado, escolha de uma estação de rádio e abertura da persiana do teto-solar podem ser executadas por meio do comando de voz.

O sedã com estilo de cupê também traz suspensão independente nas quatro rodas e o DYNAMIC SELECT, seletor de modos de condução com ajuste confortável, esportivo ou econômico. Há ainda variadas funções de assistência ativadas pela unidade de controle do ESP (controle eletrônico de estabilidade). Entre elas estão o contra-esterço em caso de saída de traseira, correção da direção em frenagens em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução da influência da tração dianteira na direção e compensação de ventos laterais.

O modelo também conta com o Assistente de Frenagem Ativo, que pode reduzir as consequências de colisões traseiras com veículos lentos, parados ou estacionados à frente e até mesmo com pedestres e ciclistas atravessando. E, para auxiliar em manobras, o CLA 250 é equipado com câmera de ré com linhas auxiliares dinâmicas e 12 sensores de estacionamento pela carroceria.

Dados técnicos do CLA 250

Cilindros
4 em linha

Cilindrada (cm3)
1.991

Potência máxima (cv/rpm)
224 / 5.500

Torque (kgfm/rpm)
35,7 / 1.800-4.000

Câmbio
7G DCT

Aceleração 0 - 100 km/h (s)
6,3

Velocidade máxima (km/h)
250 (limitada eletronicamente)

Peso (kg)
1490

Pneus
225/45 R 18

Capacidade do porta malas (L)
460

Tanque de combustível/reserva (L)
43 / 5

Dimensões (mm)

Comprimento
4.688

Largura
1.999

Altura
1.444

Comentários