Novo Volkswagen Golf finalmente dá as caras


Lançado em 1976 e desde então um dos automóveis mais vendidos da história - acumulando mais de 35 milhões de unidades em todo o mundo -, o Volkswagen Golf se reinventa em sua oitava geração, que começa a ser comercializada no exterior em dezembro deste ano e ainda não tem data definida para chegar ao Brasil. O grande salto do novo hatch não está no estilo, com linhas horizontalizadas, mas sim na tecnologia embarcada. Já no início de sua produção, estarão disponíveis cinco versões híbridas, sendo três delas batizadas de eTSI (com bateria de íons de lítio de 48 Volts) e potências de 110, 130 ou 150 cavalos, e ainda duas opções recarregáveis na tomada, uma com 204 cavalos e a nova opção esportiva GTE (foto abaixo) com 245 cavalos. Estes modelos plugáveis contam com baterias de 13 kWh e podem rodar cerca de 60 quilômetros sem depender do motor a combustão.


As telas digitais configuráveis do quadro de instrumentos e do sistema multimídia ganham a companhia de botões sensíveis ao toque e, opcionalmente, do head-up display, que projeta informações relevantes no para-brisa. Além disso, o assistente de direção passa a atuar a velocidades de até 210 km/h: um alento nas rodovias alemãs sem limite de velocidade. O novo Golf também é o primeiro Volkswagen a estar conectado com a rede Car2X, que replica para outros usuários em um raio de 800 metros informações como as condições do ambiente de tráfego e posições de outros veículos.


O Golf também mantém a linhagem de motores movidos a gasolina, diesel ou gás natural, que serão opções com menor potência. Os motores unicamente abastecidos a gasolina rendem 90 ou 110 cavalos; as opções a diesel geram 115 ou 150 cavalos, e o TGI (movido a gás) entrega 130 cv. Com dois conversores catalíticos para reduzir as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) em até 80%; além disso, o consumo do motor diesel TDI é reduzido em até 17% em comparação com o antecessor.


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