Protocolos de avaliação do Latin NCAP serão mais rigorosos em 2020



Ao longo dos quase dez anos em que o Latin NCAP avaliou a segurança proporcionada pelos automóveis produzidos/comercializados na América Latina, os protocolos de avaliação foram constantemente aprimorados. De início, carros sem airbag ainda poderiam tirar uma estrela de proteção, passando a receber nota zero a partir de 2013. Carros com uma nota razoável no crash-test frontal, como Chevrolet Onix e Ford Ka, receberam zero em 2017 ao proporcionarem baixa proteção em caso de colisão lateral. Para 2020, os protocolos do Latin NCAP mudam novamente. De cara, a classificação por estrelas, que até agora foi separada para adultos e crianças, passa a assumir uma única classificação (como ocorre no Euro NCAP), integrando quatro aspectos das avaliações em áreas-chave: proteção para adultos, proteção para crianças, proteção a pedestres e usuários vulneráveis (como ciclistas) e tecnologias de assistência de direção.


Um bom desempenho será necessário simultaneamente nestes quatro aspectos para obter uma alta classificação por estrelas. Baixo desempenho em apenas um aspecto representará um resultado baixo, mesmo que os outros três ofereçam bom desempenho.


Aspectos como controle eletrônico de estabilidade, lembretes do uso de cintos de segurança dianteiros e traseiros, proteção de pedestres e melhor proteção contra impactos laterais aumentaram sua relevância no novo protocolo. Carros que tiverem frenagem autônoma de emergência e tecnologias preventivas, como detecção de veículos em pontos cegos, assistente de permanência na faixa de rodagem e detecção das bordas de estrada, receberão pontos.


Portanto, em 2020, carros sem controle de estabilidade de série e com pouca proteção para pedestres certamente terão menos estrelas do que receberiam em 2019.


Nesta primeira etapa do Protocolo, para obter um resultado de cinco estrelas, será necessário, pelo menos, uma pontuação de 75% na Proteção de Ocupantes Adultos; 80% em Proteção de Ocupantes Infantis; 50% em proteção de pedestres/usuários de trânsito vulneráveis e 75% em tecnologias de assistências de direção. O Latin NCAP aumentará a porcentagem de pontos necessários em cada aspecto ao longo dos anos para atingir os níveis de classificação por estrelas. Veja tabela em anexo

O novo protocolo entra em vigor após a última apresentação dos resultados de 2019, no dia 10 de dezembro.

Lista completa de avaliações

1) Proteção de Ocupantes Adultos
Impacto Frontal
Impacto Lateral
Impacto Lateral contra Poste
Frenagem Autônoma de Emergência (baixa velocidade)
Whiplash (se os bancos proporcionam boa proteção cervical)
Informações sobre procedimentos de Resgate de acordo com os critérios da ISO 17840-14, disponibilizados no site do fabricante em espanhol, português e inglês

2) Proteção de Ocupantes Crianças
Impacto Frontal
Impacto Lateral
Avaliação dos itens de segurança traseiros do veículo
Instalação de cadeirinhas

3) Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas
Atropelamento de Pedestres
Frenagem Autônoma de Emergência (para pedestres e usuários vulneráveis)

4) Sistemas de Assistentes de Segurança
Lembrete do uso de cintos de segurança dianteiros e traseiros
Controle eletrônico de estabilidade + Teste do Alce
Detecção de veículos em pontos cegos
Lane Keep Assist - assistente de permanência na faixa de rodagem
Road Edge Detection - detecção das margens da pista
Limitador de Velocidade
Frenagem Autônoma de Emergência (alta velocidade)

Perguntas e respostas

Quanto tempo dura o novo Protocolo?
O novo protocolo entra em vigor no final de 2019 e dura até o final de 2023.

Os fabricantes são informados sobre o novo Protocolo?
Os fabricantes conhecem o novo protocolo pelo menos desde o início de 2017.

Um veículo avaliado com o Protocolo anterior, quantas estrelas ele teria com o novo?
Não é possível generalizar nesse aspecto e fazer uma equivalência linear. Como exemplo, pode ser que um veículo que seja cinco estrelas no atual protocolo, quando avaliado em proteção para pedestres ofereça baixa segurança na proteção de pedestres e, portanto, a classificação total também será baixa. Ou, pelo contrário, pode ser que um modelo que tenha obtido com o atual Protocolo cinco estrelas, tendo conseguido boa segurança para pedestres e boa assistência de segurança, possa manter as estrelas com o novo protocolo. Para saber quantas estrelas um modelo obtém com o novo protocolo, é necessário realizar a avaliação completa dele sem ter que repetir os testes já realizados. Com o novo protocolo, o Latin NCAP não se aprofunda nos testes realizados até agora, mas os aspectos a serem avaliados no veículo são ampliados.

Os veículos avaliados com protocolos anteriores ainda são válidos?
Os resultados são válidos desde que publicados no site do Latin NCAP. Todos os resultados publicados indicam o ano do teste e qual foi o protocolo que regia na época. O sistema de classificação de segurança em estrela evolui continuamente à medida que novas tecnologias se desenvolvem e estão cada vez mais disponíveis. Isso significa que os testes são atualizados regularmente, novos testes são adicionados ao sistema e os níveis de estrela são ajustados. Por esse motivo, o ano do teste é essencial para uma interpretação correta do resultado do modelo.

Os fabricantes podem continuar usando os resultados avaliados para publicidade em protocolos anteriores?
Os fabricantes podem continuar usando os resultados do Latin NCAP para publicidade com prazo determinado. Um resultado anterior a 2013 pode até ser utilizado por um período máximo de seis anos (até o final de 2019). Os veículos avaliados a partir de 2014 podem usar o resultado por até quatro anos após a data de publicação.

Qual é a distância do protocolo do Latin NCAP para o do Euro NCAP com esta nova atualização?
Com este novo protocolo, o Latin NCAP se aproxima do protocolo do Euro NCAP... de 2014. Em alguns aspectos está acima do Euro NCAP e em outros nem tanto.

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