Renault cede 16 unidades do Twizy para carsharing entre servidores de Brasília


Esta semana, foi apresentado o projeto VEM DF (Veículo para Eletromobilidade), em Brasília. O VEM DF é um projeto piloto desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Governo do Distrito Federal. Este projeto disponibilizará dezesseis unidades do Renault Twizy para carsharing (compartilhamento de frota de veículos) para uso pelos servidores públicos da região.


Para o início do projeto, o VEM DF terá uma rota restrita à Esplanada dos Ministérios e sedes dos órgãos da administração do Distrito Federal. Dois carros já estão habilitados para fazer o transporte de servidores, e até o final do ano, os demais carros receberão a instalação do software para serem integrados à frota.


O aplicativo escolhido para fazer a gestão do projeto será o Mobi-e, desenvolvido pelo PTI e já utilizado em um programa de compartilhamento de veículos interno da Itaipu, que envolve também o Renault Twizy. O Mobi-e permite reservar os veículos disponíveis, acompanhar sua localização, monitorar a velocidade, a carga de bateria, as rotas percorridas, além de outras informações. O desbloqueio dos carros ocorre por meio dos cartões dos funcionários cadastrados no sistema.


Para fazer o carregamento das baterias, serão instalados por todo o Distrito Federal 35 eletropostos fabricados pela WEG. Os eletropostos serão gratuitos e de uso coletivo. A iniciativa visa incentivar o uso dos veículos elétricos.


Comentários