O que se deve levar em conta antes de adquirir um carro elétrico?


A oferta de veículos elétricos vem crescendo no mercado, já que as principais montadoras de carros do mundo estão investindo fortemente na criação de diversos modelos com a ajuda da tecnologia, e até fomentando a infraestrutura para abastecimento. 


De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), no Brasil, a frota atual de elétricos e híbridos é de 16 mil, e a projeção é que o mercado nacional cresça de 300 a 500% nos próximos cinco anos. E como se trata de uma tecnologia nova, quem deseja adquirir um veículo desse tipo tem muitas dúvidas em relação ao que se deve considerar antes. Abaixo, confira os principais pontos a se atentar:


O veículo elétrico atende minhas necessidades?
Antes de tudo, é importante pensar o seu estilo de vida e sua necessidade de uso. Aspectos como espaço ─ a necessidade é diferente dependendo da quantidade de pessoas que serão transportadas ─, se será usado para viagens longas ou viagens curtas aos fins de semana ou apenas no meio urbano para deslocamento ao trabalho, por exemplo. Há também o aspecto do custo benefício, além de conforto e facilidade no uso.


A autonomia é suficiente?
A distância que o carro consegue percorrer antes que a energia armazenada na bateria acabe e seja necessário realizar uma recarga é um dos principais pontos a serem considerados na compra. Atualmente, a autonomia dos veículos é maior se comparada aos anos anteriores, mesmo assim, é importante conhecer seus hábitos de uso e ter certeza de que a autonomia do modelo seja suficiente para sua necessidade.


No caso do uso urbano em que a distância percorrida é, geralmente, menor que a autonomia do veículo, o uso do carro elétrico se torna funcional, já que é mais fácil encontrar estabelecimentos como supermercados, shoppings e estacionamentos que possuem pontos de recarga. No caso de viagens que ultrapassem a autonomia do veículo, é mais complicado, pois, embora a infraestrutura para abastecimento dos veículos elétricos esteja aumentando, ela ainda é pouco abrangente no país. Sobre isso, Raphael Pintão, sócio-diretor da NeoCharge, empresa pioneira em carregadores e infraestrutura para veículos elétricos, afirma que este cenário está mudando, já que algumas estradas passaram a oferecer esse tipo de solução nos últimos anos. São iniciativas que visam estimular o uso dos veículos elétricos e contribuir com o crescimento do mercado, como a BR-277 no Paraná, que corta o estado de leste a oeste, e a Rodovia Presidente Dutra, que liga as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. “No caso das estradas o movimento tem sido um pouco mais lento, mas já está acontecendo. Já os pontos comerciais têm investido muito em oferecer soluções em carregamento de veículos elétricos para o consumidor, à medida que tem observado o crescimento dessa tendência. O uso residencial também cresce, principalmente em casas e também em condomínios, que estão cada vez mais interessados em oferecer a tecnologia aos moradores e ter este diferencial”, afirma.


Como recarregar meu carro elétrico?
A primeira opção é o carregamento feito na própria residência, a maioria dos veículos vem com carregador portátil de fábrica incluso, que pode ser recarregado e conectado a uma tomada de três pinos com diâmetro maior (dessas que se usa para correntes elétricas mais fortes), sem adaptações na rede elétrica. Mas estes carregadores têm a desvantagem de serem mais lentos, levando muitas horas para completar a carga e sendo recomendados apenas em casos emergenciais. Por isso, dependendo do uso do veículo, é necessário investir em outras soluções, como os carregadores rápidos, que são mais robustos e possuem proteções que evitam danos na rede elétrica.

Já para os moradores de condomínios, há a possibilidade de ter uma estação compartilhada, um espaço exclusivamente para recarregar o carro, no qual a cobrança é feita diretamente para o proprietário. De acordo com o sócio-diretor da NeoCharge, os condomínios mais antigos estão buscando se adaptar à tecnologia e os novos empreendimentos já incluem pontos para recarga de veículo elétrico desde o projeto. 

Outra opção para o carregamento são as estações de recarga privadas. Está cada vez mais comum encontrar carregadores disponíveis em shoppings, supermercados, restaurantes e etc. Embora já exista uma regulamentação que permite a comercialização da energia para este fim, atualmente, a maior parte desses estabelecimentos oferece a recarga sem nenhum custo. Dessa forma é possível recarregar o carro enquanto se utiliza os serviços do estabelecimento. Além disso, há os pontos públicos, que devem ser instalados nas ruas, por todo país, ao longo dos próximos anos pelo Brasil. Para facilitar a vida dos usuários, existem aplicativos que indicam os locais onde há postos de recarga. O próprio Google Maps tem essa funcionalidade e mostra, inclusive, o tipo de plugue disponível.

E para ficar mais econômico e sustentável há também a opção de utilizar a energia solar fotovoltaica como fonte de energia para o carregamento do veículo. “Este tipo de solução vem ganhando maior número de adeptos, pois a cadeia de produção e consumo de energia se torna toda limpa e sustentável”, ressalta Pintão.



Capacidade de recarga e escolha do carregador
Cada carro possui uma capacidade de recarga e isso influencia no tempo, que, geralmente, varia entre uma e doze horas. Os carregadores também possuem uma capacidade máxima, variando entre 3,7kW e 22kW em corrente alternada. Segundo Pintão, um carro com a potência de 22kW utilizando um carregador de 22kW irá carregar em 22kW no total. Em um cenário que o veículo ou carregador tenha potência de 7kW, a recarga será limitada pela menor potência, neste caso, o carro irá recarregar em 7kW. 


Já em relação ao tempo de recarga, “um veículo com capacidade da bateria de 40 kWh, por exemplo, carregando em 22kW levará cerca de duas horas para completar a bateria. Na situação de carregar em 7kW, o tempo aumenta para quase seis horas. Esse não é um fator determinante, já que o carro poderia ficar conectado cerca de 12 horas todos os dias ao longo da noite e no outro dia a bateria estará totalmente carregada”, explica Pintão. Existem também os carregadores de carga rápida, frequentemente encontrados em rodovias. Eles fazem a recarga em corrente contínua e levam menos tempo que os carregadores residenciais e comerciais. Cerca de apenas 30 minutos, dependendo da capacidade da bateria do carro elétrico.


“Sendo assim, antes de adquirir um carregador de veículo elétrico, recomenda-se consultar o fabricante do carro para saber qual a potência máxima de carregamento. Assim você consegue escolher o carregador que melhor se adequa ao seu veículo”, ressalta Pintão.


Preço
Os veículos elétricos são uma ótima alternativa ambientalmente, mas ainda são caros se comparados com um carro do mesmo tamanho com motor a combustão. Mas o sócio-diretor da NeoCharge enfatiza que, mesmo que estes carros tenham um alto valor de mercado, manter um veículo elétrico já é economicamente mais barato que um carro a combustão. “O motor elétrico possui menor quantidade de peças móveis se comparado a um motor a combustão, e isso é mais vantajoso no que se refere à manutenção do motor, troca de óleo etc. O preço para 'encher' o tanque do carro elétrico é mais barato, já que o valor da energia elétrica é menor que o combustível fóssil, e vale lembrar que existem os incentivos fiscais para quem possui um veículo elétrico”, explica. “Além disso, com toda a inovação, a tendência é que os preços sigam caindo e que este movimento aconteça alinhado com o aumento da infraestrutura para VE’se até mesmo com o aumento da concorrência”, acrescenta.


Capacidade da bateria
A capacidade da bateria está ligada às necessidades e ao tipo de hábito no uso. Por exemplo: comparando a autonomia de um SUV a um carro compacto, ambos com a mesma capacidade de armazenamento de energia, a bateria do SUV acabaria mais rápido. Isso por conta de fatores como potência do motor elétrico, velocidade, peso do carro e recursos elétricos que o veículo utiliza (tela, ar condicionado, aquecedor etc.). Ou seja, dependendo do tipo de veículo, da capacidade que a bateria tem e das funcionalidades que ele possui, o consumo da energia poderá ser maior do que se espera, e isso influencia em sua autonomia.


O sócio-diretor da NeoCharge também atenta para o tipo de carregador que será utilizado, pois dependendo do tipo o tempo para recarregar a bateria pode ser maior ou menor. O carregador portátil, por exemplo, pode levar até 24 horas para carregar um veículo elétrico (por isso recomenda-se apenas para usos ‘emergenciais’), enquanto carregadores específicos de alta potência podem realizar a recarga em poucas horas. “O Renault Zoe possui bateria com capacidade de 41 kWh e uma autonomia para rodar até 255 km, com um carregador veicular de 11kW, seriam necessárias cerca de quatro horas para carregar totalmente a bateria”, exemplifica Pintão.


Qual tipo de plug de tomada o carro possui?
Existem alguns tipos de plugues de tomada para carregar o veículo elétrico. Por exemplo: a montadora Tesla possui um padrão específico para os carros da marca. As montadoras japonesas e americanas utilizam o padrão de tomada Tipo 1, enquanto a europeia utiliza o Tipo 2. A questão é que elas possuem diferentes padrões de conectores e protocolos de comunicação, isso significa que um carro elétrico com a tomada padrão Tipo 1 não conseguirá ser recarregado com a tomada padrão Tipo 2.


Algumas estações de recarga possuem cabo e padrão fixos, enquanto outras permitem usar um cabo com o tipo de tomada do usuário, como um adaptador. No Brasil, o plug de tomada mais comum é o Tipo 2, mas ainda há muitos carros sendo vendidos com outros. A dica do sócio-diretor da NeoCharge para evitar transtornos quanto ao padrão de plugue que estará disponível é ter um adaptador, solução simples, que garante recarga em qualquer local.

Sobre a NeoCharge - A NeoCharge nasceu em 2016 como sendo o braço da NeoSolar, empresa fundada em 2010, líder de mercado em energia solar fotovoltaica.

A empresa paulista leva em seu DNA o espírito empreendedor e o desenvolvimento de negócios que impactam positivamente a vida de todos, estendendo a missão de promover a mobilidade elétrica no Brasil.

A NeoCharge oferece soluções em infraestrutura de recarga para veículos elétricos através de distribuição de equipamentos, cursos, serviços técnicos e operação compartilhada de estações de recarga e eletropostos.

Comentários