Enfim, os detalhes sobre a Fiat Strada 2021



O lançamento da Fiat Strada 2021, antes previsto para os dias 7 e 8 de abril, foi postergado por conta da pandemia do coronavírus e ainda não tem data para ocorrer. Mas detalhes sobre a picape, que passa por sua primeira reformulação total em quase 22 anos, já estão disponíveis. Com cabine simples ou dupla (não haverá mais a opção de cabine estendida), a nova Strada terá três versões: Endurance, Freedom e Volcano - da mais básica para a mais completa.


Externamente, é possível dizer que a nova Strada ficou bem resolvida esteticamente, mesmo considerando que boa parte de sua estrutura até as portas dianteiras é muito similar ao Fiat Mobi. Os faróis possuem estilo inédito e a grade foi ampliada - aliás, é o primeiro produto da Fiat que adota o logotipo "por extenso" da marca sem o escudo de fundo vermelho também na frente, e não apenas na traseira. Outro detalhe curioso são as listras com as cores da Itália no canto direito da grade. O para-choque dianteiro também é mais robusto, e nas versões mais completas possui faróis de neblina e aplique central prateado.


Nos para-lamas dianteiros, os fortes vincos do Mobi que nasciam nos faróis e acabavam nas portas dianteiras sumiram. Na Strada, as caixas de roda ficaram mais abauladas, e foi adicionada uma moldura que lembra uma saída de ar. As portas dianteiras possuem os mesmos vidros e maçanetas do Mobi, mas os retrovisores são os do Argo, com luzes de seta nas versões mais completas.


As duas portas traseiras são inéditas para a Strada. As janelas lembram as do Mobi, sem parte fixa. Na caçamba, foi mantida a portinhola do tanque de combustível do lado esquerdo. As lanternas lembram as do Fiat Toro, mas são bem menores na parte que se prolonga para a lateral. A tampa, que abre para baixo, possui maçaneta tradicional, ao invés da peça embutida no logotipo da geração anterior. Já o estepe agora fica na parte de baixo da caçamba.


Na versão Volcano, os diferenciais estéticos são: faróis de LED nos fachos baixo/alto e luzes de posição, rack de teto completo, rodas de liga leve de 15 polegadas calçados com pneus de uso misto 205/60 e filete cromado na grade superior. A carroceria tem altura em relação ao solo de 20,8 centímetros, e o ângulo de ataque é de 24 graus.


O interior seguiu a fórmula do reaproveitamento de itens já disponíveis na prateleira da Fiat, somado a outros itens inéditos. O painel tem pontos de contato com Mobi e Uno. Com emblema de fundo escuro, o volante - que é ajustável somente em altura - mantém miolo e raios semelhantes aos das versões mais completas dos compactos, tomando emprestado deles as teclas para computador de bordo e controles de som/telefone, mas a peça teve a parte superior mais pronunciada, a inferior mais achatada, e ganhou revestimento de couro.


Os instrumentos seguem o layout de Mobi e Uno, com conta-giros e nível de combustível menores, em semi-círculos nos cantos da cúpula, e ao centro fica o velocímetro com display digital de 3,5 polegadas que exibe informações do computador de bordo, com novos gráficos.


A parte central do painel foi redesenhada para acomodar novas saídas de ar e o inédito sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas, layout personalizável e espelhamento de conteúdo de celulares através de Android Auto e Apple CarPlay com uma novidade: não é mais necessário o uso de cabo USB. Pela tela também é possível visualizar a câmera de ré com linhas de guia dinâmicas e parear dois celulares simultaneamente por Bluetooth. Nas versões mais completas há duas entradas USB, uma na frente do console e outra voltada para os ocupantes traseiros, como no Argo (o console entre os bancos é igual, na versão cabine dupla).


Acima da tela do sistema multimídia se concentram uma fileira de botões, para acionar faróis de neblina, luz da caçamba, pisca-alerta, controle de tração e som do sensor de ré. Mais abaixo, os comandos de ar-condicionado (manual) são os mesmos de Mobi e Uno. O porta-objetos do console central foi redesenhado. Acima do porta-luvas há um compartimento sem tampa.

Nas pontas do painel, as saídas de ar são redondas. Já as portas trazem comandos dos retrovisores e botões dos vidros elétricos idênticos aos do Uno, assim como as hastes dos faróis e limpadores. Em termos de acabamento, impera o plástico rígido. E, como no Argo Trekking, forro e demais elementos internos no teto são pretos na Strada. Curiosamente, mesmo a picape com cabine simples possui um porta-revista no verso do banco do passageiro.


Os bancos dianteiros vieram do Argo. Atrás, finalmente os ocupantes podem contar com a facilidade das portas traseiras tradicionais. O banco traseiro passa a trazer 3 apoios de cabeça reguláveis, cintos de três pontos e fixações ISOFIX para cadeirinhas infantis. Na parte de baixo do assento, há um alojamento com ferramentas para trocar o pneu.

Em termos de segurança, todas as versões dispõem de airbags frontais (nas de cabine dupla, vêm também os laterais dianteiros), cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, controle de estabilidade, controle de tração com recurso E-Locker acionado por botão no painel e assistente de partida em subidas.


As versões mais baratas da Strada mantêm o motor 1.4 Fire de 4 cilindros e 8 válvulas, com 85 cavalos e 12,4 kgfm com gasolina ou 88 cavalos e 12,5 kgfm com etanol - é o mesmo propulsor da Strada anterior. Já as versões Freedom e Volcano terão o mais moderno 1.3 Firefly, aliado à direção com assistência elétrica. O motor rende 101 cavalos e 13,7 kgfm de torque com gasolina, ou 109 cv e 14,2 kgfm com etanol.



E o câmbio é sempre manual de 5 marchas para todas as versões, sem opção de câmbio automático neste primeiro momento. A manopla da transmissão passa a ser a mesma de Mobi/Uno e, no canto esquerdo da coifa, possui também os filetes com as cores da Itália (que também aparece como etiqueta para os bancos dianteiros).


A caçamba passa a ter tampa amortecida por molas na abertura e fechamento. Na versão cabine dupla, seu volume é de 844 litros (antes, eram 584 L), e a capacidade de carga se manteve em 650 quilos. Já a versão cabine simples tem 720 quilos de capacidade de carga e 1354 litros de volume de caçamba. A suspensão traseira mantém o esquema de feixe de molas.


Na versão Endurance 1.4 (cabine simples ou dupla), ainda com capas dos retrovisores e maçanetas externas sem pintura, a Strada vem com ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, luzes diurnas halógenas, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, protetor e iluminação da caçamba, porta-escadas, preparação para som e controles de tração e estabilidade.



Opcionalmente, pode receber o Pack Worker, o Pack Audio e o Pack Tech. O Pack Worker inclui alarme, travas e vidros elétricos, brake-light e banco do motorista com ajuste de altura. O Pack Audio inclui rádio com entrada USB e volante com comandos de som. E o Pack Tech adiciona sistema multimídia com tela de 7 polegadas, display de 3,5 polegadas, duas entradas USB, câmera traseira e sensor de ré.

A partir da versão Freedom 1.3 (cabine simples ou dupla), a picape passa a ter direção elétrica, vidros dianteiros/travas/retrovisores elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, rádio com entrada USB, monitoramento de pressão dos pneus, ajuste de altura para volante e banco do motorista, tela de 3,5 polegadas no quadro de instrumentos, iluminação do porta-luvas, maçanetas externas e capas dos retrovisores pintadas, brake-light, faróis de neblina e chave-canivete com telecomando.

Opcionalmente, pode ser equipada com o Pack Tech, com central multimídia, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.



Por fim, a versão Volcano 1.3 (apenas cabine dupla) vem de série com central multimídia e câmera de ré, faróis com LEDs, volante em couro, vidros elétricos nas 4 portas, bancos revestidos em mescla de tecido e couro, pneus de uso misto, barras longitudinais de teto com santantônio, capota marítima e sensor de estacionamento traseiro. Esta versão não terá opcionais.

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