SUV elétrico Audi e-tron chega ao mercado brasileiro


A Audi inicia a comercialização do utilitário esportivo elétrico e-tron no Brasil. A marca, que tem o compromisso de ser neutra nas emissões de dióxido de carbono na atmosfera até 2050, apresentou o e-tron ao Brasil no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Por enquanto, o elétrico estará disponível em apenas 14 concessionárias, que terão a "bandeira e-tron". O preço de tabela parte de R$ 499.990 na versão Performance e de R$ 539.990 na Performance Black, e são oferecidos 4 anos de garantia para o veículo e 8 anos para as baterias. Neste período de lançamento, a marca oferece preço de R$ 459.990 (Performance) e R$ 499.990 (Performance Black), 4 anos de manutenção inclusos e bônus de até R$ 15.000 na troca do usado.


O Audi e-tron é montado sobre a plataforma MEB (a grosso modo, a "MQB dos elétricos"). Ele é movido por dois motores elétricos que rendem o equivalente a 408 cavalos e 67,7 kgfm de torque – as forças são distribuídas em 135 kW de potência e 31,5 kgfm de torque na frente e 165 kW de potência e 36,2 kgfm no motor traseiro. Com o torque entregue instantaneamente, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e chega à velocidade máxima limitada eletronicamente em 200 km/h.


A tração quattro regula a distribuição de torque entre os dois eixos. Na maioria dos casos, o SUV usa principalmente seu motor elétrico traseiro. Se o motorista pisar mais no acelerador, o torque é redistribuído conforme necessário para o eixo dianteiro. Através do Audi drive select é possível escolher entre sete perfis: Auto, Comfort, Efficiency, Offroad, Dynamic, Allroad e Individual. No modo Dynamic, é privilegiado o torque para o eixo traseiro, enquanto nos outros modos a distribuição é mais equilibrada entre ambos os eixos.


O sistema de baterias de íons de lítio pesa cerca de 700 quilos e é composto por 36 módulos de alumínio, instalados de forma a reduzir o centro de gravidade da carroceria e abaixo do habitáculo dos passageiros. A distribuição de peso é equilibrada em 50%/50% entre os eixos. A bateria é fixada à estrutura do Audi e-tron em 35 pontos, o que aumenta sua rigidez torcional e contribui para o alto nível de segurança. Segundo a marca, comparado a um SUV convencional, o Audi e-tron oferece rigidez torcional 45% maior. E a autonomia é de até 436 quilômetros, conforme o ciclo europeu WLTP.


Há diferentes formas de recarregar o e-tron. A mais tradicional é plugar o veículo em uma tomada, desde uma convencional de 110 Volts até as de alta tensão. Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos.


A Audi considera que será mais comum carregar o veículo durante a noite, assim como os smartphones. Nesse caso, o Audi e-tron pode ser carregado com a potência máxima disponível considerando outros equipamentos elétricos no domicílio para evitar sobrecarga do sistema residencial. Também é possível programar o horário de carregamento de acordo com o horário que oferece valor reduzido da energia.


Além da recarga em redes externas, o SUV recupera energia ao tirar o pé do acelerador ou quando o pedal de freio é acionado. Durante mais de 90% de todas as desacelerações, o e-tron recupera a energia exclusivamente por meio de seus motores elétricos.


É possível selecionar o grau de recuperação de energia em três níveis utilizando as aletas localizadas atrás do volante, que parecem shift-paddles. No nível 0, o Audi e-tron não recupera energia quando o motorista solta o pedal do acelerador. No nível 1, de desaceleração mínima, e no nível 2, de alta desaceleração, os motores elétricos geram torque de freio regenerativo, fazendo com que o SUV elétrico reduza a velocidade de forma mais perceptível enquanto produz eletricidade. Dessa forma, o motorista pode desacelerar e acelerar usando somente o pedal do acelerador. Em baixas velocidades, praticamente não há necessidade de usar o pedal do freio, mas ainda é recomendável pressioná-lo para a imobilização mais rápida. Também existe um modo automático (selecionável no sistema multimídia) de recuperação de energia.


Vinte e dois litros de líquido de arrefecimento fluem através dos 40 metros de conexões no Audi e-tron, garantindo que as baterias sejam mantidas, na maior parte das vezes, dentro de sua faixa ideal de eficiência de 25º C a 35º C, o que contribui para a vida útil do sistema.


Para aprimorar a aerodinâmica, os retrovisores externos com espelhos podem ser opcionalmente substituídos por câmeras, ajudando a chegar ao Cx de 0,27 (apenas como comparação, no Q8 o Cx é de 0,34 - quanto maior o número, pior o arrasto aerodinâmico). As imagens das câmeras são exibidas em monitores de OLED laterais, de 7 polegadas, com resolução de 1280 x 800 pixels, cujo brilho se ajusta automaticamente. 


Se o motorista move o dedo sobre a tela sensível ao toque, símbolos são ativados, possibilitando mover a imagem e ajustar o ângulo desejado. A Audi garante que há uma qualidade superior ao espelho convencional em várias situações, como minimização do reflexo da luz solar, nitidez para visão noturna e o fato de não embaçar na chuva.


O e-tron também conta com suspensão a ar, que se ajusta dependendo da velocidade e preferência do motorista, com variação de altura em até 7,6 centímetros. Dependendo do modo de direção selecionado no Audi drive select, os amortecedores adaptáveis também influenciam na dirigibilidade. A parte inferior da carroceria é forrada com placa de alumínio, que protege a bateria e reduz o arrasto aerodinâmico. Já a entrada de ar dianteira pode se abrir e fechar dependendo das condições. Segundo a marca, o silêncio a bordo é grande: os únicos sons perceptíveis são do rolamento dos pneus na superfície e do suave funcionamento dos motores elétricos. 


O e-tron é um pouco menor que o Q8, possuindo 4,90 metros de comprimento, 2,04 m de largura e 1,63 metro de altura. Já a distância entre-eixos é de 2,93 metros. Como ele dispensa o eixo cardã, na parte traseira não há mais o túnel central, ampliando o espaço para pernas de quem senta ao meio do banco de trás.


O porta-malas tem capacidade de 600 litros, ampliável para 1725 litros com os bancos de trás rebatidos. Sem o motor na parte frontal, existe um compartimento que acomoda o kit de ferramentas do carro e o cabo do carregador "Audi compact charger".


O visual do e-tron não nega o parentesco com os utilitários da linha Q da Audi. O elétrico também conta com a grade Singleframe robusta, mas a parte inferior pintada na cor da carroceria dão um ar mais urbano a este SUV. Os para-lamas são marcados por vincos fortes e as capas das aberturas para o encaixe da tomada possuem logotipos em laranja. O modelo traz faróis Full LED, lanternas unificadas e teto solar panorâmico Open Sky.


O interior lembra o do Q8, mas possui detalhes exclusivos. Os bancos dianteiros, com costuras que lembram as placas de um circuito elétrico, trazem ajuste elétrico, lombar, e com memória para o motorista. Ao centro do painel ficam as duas telas (sensíveis ao toque e ligeiramente direcionadas ao motorista) do sistema multimídia MMI Touch: a superior com 10,1 polegadas e a inferior com 8,6 polegadas. Ao serem tocadas, elas emitem um "clique" tátil e sonoro.


Na tela de cima são controladas as informações sobre o sistema de som, GPS e configurações do veículo, enquanto no monitor abaixo se insere texto e se ajusta o ar-condicionado e funções de conforto. No lugar da alavanca de câmbio há um apoio para o pulso.


O Audi e-tron será vendido em duas versões. A opção Performance traz bancos dianteiros elétricos em couro com ajuste lombar e memória para o motorista, ar-condicionado digital de 4 zonas, teto solar elétrico panorâmico, volante com ajuste elétrico, projeção do logotipo e-tron em todas as portas e luzes internas personalizáveis (30 opções).


A lista de itens também inclui faróis Full LED com comutação automática do farol alto, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com alerta de saída da faixa de rodagem; abertura e fechamento elétricos do porta-malas com opção de abertura por um gesto do pé sob o para-choque, chave presencial e partida por botão, câmeras de visão em 360 graus, indicador de pressão dos pneus, retrovisor interno com função antiofuscante automática e oito airbags.

O e-tron Performance vem com sistema multimídia MMI com GPS e interface para smartphones com sistema iOS e Android com comandos de voz, além do Audi virtual cockpit plus, quadro de instrumentos digital e configurável com dois modos de visualização.

Como opcional nesta versão existe a pintura metálica e o Pacote Tecnológico, que inclui head-up display (projeção de informações essenciais à condução no para-brisa), pre sense dianteiro – que alerta o motorista e prepara o veículo em caso caso de uma colisão iminente – e o night vision assist, que exibe imagens de uma câmera noturna à frente.


Na versão topo de linha Performance Black, os diferenciais são: bancos dianteiros esportivos em Alcântara, acabamentos na cor cinza volcano, forro de teto na cor preta, kit S line com soleiras em alumínio iluminadas, capas dos retrovisores externos na cor preta, frisos em preto-brilhante e pinças de freio em laranja. De série nessa versão há o sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 16 alto falantes.

Na Performance Black, além dos opcionais de pintura metálica e Pacote Tecnológico, também são opcionais: retrovisores virtuais, faróis full LED Matrix HD com luzes de seta dinâmicas e o Audi Side Assist, que inclui o Audi Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e regula o tensionamento dos cintos dianteiros, o posicionamento de banco e o fechamento de teto solar e vidros), o Exit Warning Assist (aviso de perigo quando os passageiros estão saindo do veículo, para que não "trombem" em ciclistas, pedestres ou outros veículos), o Audi Side Assist (aviso de perigo de colisão em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso (informa o condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira, aplicando os freios caso necessário).

As rodas em ambas as versões são de 21 polegadas, mas na Performance Black o desenho é exclusivo. São 11 cores externas disponíveis na versão Performance: Azul Galáxia, Azul Navarra, Bege Siam, Branco Geleira, Cinza Manhattan, Cinza Tufão, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Vermelho Catalunya. Para o interior, há três opções: bege, preto e marrom.

Na versão Performance Black, são nove cores externas – Azul Antigua, Azul Navarra, Bege Siam, Branco Geleira, Cinza Daytona, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Vermelho Catalunya – e duas interiores, cinza e preto.


As 14 concessionárias que terão a bandeira e-tron contarão com pontos de carga rápida DC de 22 kW e pelo menos um veículo e-tron para test drive. Estas lojas estão localizadas em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba (Alto da XV), Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Botafogo), Vitória, e São Paulo (serão 4 concessionárias na capital).

Comentários