Volkswagen revela detalhes do Nivus, que chega em junho


Apesar do combate ao coronavírus não ter data definida para terminar no Brasil e poder se estender por mais alguns meses, a Volkswagen não postergará a apresentação do Nivus em nosso mercado. O novo utilitário, que está em fase final de testes pelas estradas brasileiras, chega em junho, e partir do segundo semestre chegará a outros mercados da América do Sul.


Diferentemente do T-Cross, feito em São José dos Pinhais (PR), o Nivus sairá da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Utilizará a plataforma modular MQB, também aproveitada pelo T-Cross, mas o Nivus terá a mesma distância entre-eixos do Polo, um pouco menor. Desenvolvido pela equipe de designers e engenheiros da marca na América do Sul, ele também será produzido e comercializado no mercado europeu.


O Nivus inaugura no Brasil o conceito de SUV-cupê na Volkswagen, e se destaca pelo estilo arrojado, com faróis, luzes de condução diurnas e lanternas em LED. Ele também será o primeiro carro da VW no País a ter o novo emblema da marca, que estreou no elétrico ID.3 e também está no novo Golf. As rodas de liga leve são de 17 polegadas.


O sistema multimídia será o novo VW Play, com tela de alta definição e comandos majoritariamente sensíveis ao toque, inclusive botões para desativar/ativar bipes dos sensores de estacionamento e destravar o porta-malas. Pela tela acima, também é possível notar que o Nivus deverá ter o Park Assist e o Start-Stop nas versões mais caras. Já o quadro de instrumentos, na imagem acima, é o Active Info Display já disponível nos modelos mais completos de Polo, Virtus e T-Cross.

A Volkswagen diz que o Nivus terá porta-malas com capacidade para até 415 litros, mas não especificou se este volume é alcançado com os bancos traseiros em posição normal ou verticalizada. O T-Cross tem porta-malas de 373 litros com os bancos em posição normal, podendo ser ampliado para 420 litros com o encosto colocado na posição mais vertical (e desconfortável para os ocupantes).

Fato é que o Nivus terá a opção de um item de tecnologia que o T-Cross não tem: o controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), que na linhagem Volkswagen só está disponível a partir do Jetta R-Line. O novo modelo também terá o Front Assist (monitoramento de tráfego dianteiro com alertas sonoros e visuais) e frenagem automática de emergência quando houver risco de colisão iminente à frente.

Todas as versões do Nivus deverão ter o motor 1.0 turbo flex 200 TSI de três cilindros, com injeção direta de combustível Ele entrega 128 cavalos e 20,4 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. Já o câmbio é o automático sequencial com conversor de torque e seis marchas.

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