Latin NCAP divulga resultados de nova etapa de crash-tests


Na mais recente etapa de crash-tests promovidos pelo Latin NCAP, dois dos seis veículos são comercializados no Brasil (Chevrolet Agile e Renault Clio, que na Argentina traz o sobrenome Mio). Os outros modelos, Seat Leon, Nissan Tsuru, Suzuki Alto e Suzuki Celerio, podem ser adquiridos em outros países da América Latina. E muitos dos resultados são preocupantes: quatro dos seis carros não ofereceram sequer uma estrela de proteção aos ocupantes da frente, pela falta de pré-tensionadores dos cintos e airbags. Todos os carros se chocam contra uma barreira deformável com 40% da frente, a 64 km/h.


Até então, o único modelo que atingiu zero estrela de proteção a adultos foi o Geely CK. Porém, com mais rigor no Latin NCAP (a pontuação pune os carros onde os dummies sofreriam lesões graves ou fatais e só leva cinco estrelas o carro aprovado em crash-test lateral e trouxer freios ABS e alerta do uso do cinto de segurança) o Agile, classificado como carro de estrutura instável, tirou 0 de 17 pontos possíveis para passageiros da frente (o "efeito chicote" no pescoço dos dummies foi inaceitavelmente forte e a região das pernas traz grandes riscos) e 16,35 de 49 pontos (duas estrelas) de proteção para crianças. 


O Renault Clio se saiu ainda pior: 0 de 17 pontos para passageiros frontais e 9 de 49 pontos (uma estrela) de proteção para crianças. O modelo oferece compatibilidade com poucos modelos de cadeirinha infantil.


Sem airbags e também com estrutura instável, os modelos Nissan Tsuru (basicamente idêntico à terceira geração do Sentra, vendida no Brasil no começo dos anos 1990) e Suzuki Alto (no alto) também tiraram zero estrelas de proteção aos ocupantes da frente. O Tsuru ainda teve o agravante de ter nota 0 de proteção para crianças (na traseira os cintos são de dois pontos), sendo o carro que pior se saiu no Latin NCAP (nota 1 de 49 possível para adultos e 0 de 49 possível para crianças). O Alto registrou 25 de 49 pontos possíveis de proteção para crianças (três estrelas).


O Suzuki Celerio, fabricado na Índia e equipado com airbag duplo, saiu-se melhor: 4 estrelas para adultos (12,99 de 16 possíveis), embora a proteção para crianças alcançou 17,92 de 49 pontos (duas estrelas).


E o Seat Leon foi o primeiro carro a atingir cinco estrelas de proteção para adultos (14,52 de 16 possíveis) e quatro estrelas para crianças nas cadeirinhas (38,55 de 49 possíveis). Equipado com seis airbags, alerta de uso de cinto (que traz pré-tensionadores) e sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas, tudo desde a versão de entrada, traz nível de segurança igual aos modelos mais seguros produzidos na Europa.

Confira os vídeos dos crash-tests

Chevrolet Agile



Renault Clio



Nissan Tsuru



Suzuki Alto



Suzuki Celerio



Seat Leon



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