Mitsubishi lança Outlander PHEV e TR4 ONeill


No final de 2014, chega ao Brasil o primeiro utilitário esportivo híbrido importado oficialmente, o Mitsubishi Outlander PHEV (sigla que representa "plug-in hybrid electric vehicle"), movido a gasolina ou eletricidade. Externamente, as diferenças em relação aos modelos 2.0 e 3.0 V6 são mínimas: rodas, logotipos laterais/traseiro e os dois bocais nos para-lamas traseiros: no lado esquerdo entra gasolina, e no direito, energia para as baterias.


Tecnicamente, o Outlander PHEV dispõe de três motores: um à combustão (Ciclo Otto) e outros dois elétricos síncrizados com imã permanente. O espaço interno é o mesmo das outras versões, e o aumento do peso total é compensado pelo aumento de potência e torque, segundo a Mitsubishi - sozinho, o 2.0 rende apenas 121 cavalos (menos que o TR4) e 19,4 kgfm de torque a tardios 4500 rpm, mas os motores elétricos adicionam mais 164 cv e 33,9 kgfm. É possível rodar cerca de 52 quilômetros sem o uso do motor a gasolina. As baterias podem ser recarregadas em uma tomada caseira de 110 ou 220V, levando até 5 horas para receberem energia completa (em 220V); com o Quick Charge, o tempo de recarga de 80% das baterias cai para 30 minutos. As baterias são seladas e contam com sistemas de proteção - em caso de acidente, são automaticamente desligadas, e em caso de enchentes ou em travessia em áreas alagadas, as baterias não são afetadas pela água.


No modo 100% elétrico, a energia acumulada nas baterias leva o modelo à velocidade máxima de 120 km/h; com o modo híbrido em série, o motor à combustão é utilizado apenas para acionar um gerador que produz eletricidade quando o nível da bateria está baixo, ou para aumentar a potência. Há ainda o modo híbrido paralelo, no qual o motor a gasolina traciona o veículo em conjunto com os motores elétricos quando uma potência extra é necessária. Perto da alavanca de câmbio há os botões "Charge" (que otimiza o uso do motor à gasolina para carregar a bateria) e "Save" (reduz o uso de energia da bateria). A energia cinética gerada durante a frenagem também é utilizada para carregar as baterias.


No quadro de instrumentos, a tela de LCD de 4,2 polegadas informa sobre nível de carga, modo de condução selecionado, fluxo de energia do sistema PHEV, entre outros dados - também é possível monitorar as informações por um aplicativo em português desenvolvido pela Mitsubishi, via smartphone ou tablet, que permite controlar remotamente o tempo necessário para recarregar a bateria, agendar um horário para iniciar e terminar a recarga, monitorar a carga restante em tempo real e programar o acionamento do ar-condicionado e aquecedor. 

O Outlander PHEV dispõe de recursos como: ACC (piloto automático adaptativo com seleção de distância - Longa, Média e Curta. Caso o veículo da frente frear, o Outlander acompanha a frenagem; quando a pista fica livre novamente, volta à velocidade inicial), FCM (Foward Collision Mitigation, que realiza frenagens a até 30 km/h, em iminência de uma colisão), LDW (Lane Departure Warining, que alerta sonoramente, e no painel, em mudanças de faixa sem sinalização). ASC (controle de estabilidade ativo), ATC (controle ativo de tração), AVAS (Acoustic Vehicle Alerting System - emite um som que simula ruído de rolamento até 36 km/h, durante a aceleração, ou abaixo de 32 km/h durante a desaceleração, para alertar os pedestres da sua aproximação), HSA (Hill Start Assistance, assistente de partidas em ladeiras), Power Tailgate (abertura e fechamento elétricos do porta-malas), direção elétrica, ar-condicionado Dual Zone, 12 pontos de refrigeração espalhados pela cabine, Black Glass (sistema multimídia com tela de sete polegadas touchscreen, com GPS que dispõe de 5499 municípios mapeados no Brasil, Bluetooth com streaming de áudio, entrada USB, interface para smartphones, CD/DVD, rádio, entrada para cartões SD, câmera de ré, Dynamic Information System, com acelerômetro, aceleração lateral, bússola, inclinação frontal e altitude, cintos de segurança de três pontos para os cinco ocupantes (os cintos dianteiros têm pré-tensionador e limitador de força) e nove airbags: dianteiros, cortina, laterais e para os joelhos do motorista. 

O Outlander PHEV estará disponível nas cores White Pearl, Titanium Gray, Black Pearl e Technical Silver, ao preço estimado de R$ 190 000.


O Pajero TR4, por sua vez, passa a ser oferecido a partir de outubro na série limitada O’Neill, alusão à grife de surfwear. Por fora, as diferenças estão no para-choque de impulsão dianteiro, nos adesivos O’Neill nas portas dianteiras, vidros traseiros e capô; rodas aro 17" na cor grafite, capa de estepe personalizada, moldura da grade na cor prata e rack de teto com travessas revestidas em espuma protetora, para carregar as pranchas de surf sem danificar a pintura.


Internamente, os diferenciais estão nos bancos com capas de neoprene e grafismo O’Neill, plaqueta de identificação numerada com a assinatura de Jack O’Neill e chaveiro exclusivo. A série limitada de apenas 600 unidades está disponível em duas cores, verde floresta e prata cool. Equipado com tração 4x4, câmbio automático, sistema multimídia com tela sensível ao toque, CD, DVD, entrada USB e conexão Bluetooth; direção hidráulica, ar-condicionado, sistema Keyless, porta-malas com tomada de força de 12V e mostrador central de data, hora e temperatura externa, esta série é equipada com motor 2.0 Flex 16v de 135/140 cavalos @ 5500 rpm e torque de 20/22 kgfm @ 4500 rpm.


As 600 unidades começam a chegar às concessionárias Mitsubishi no mês de outubro, pelo preço de R$ 82 990.



Comentários