Toyota Hilux 2021 chega redesenhada, mais completa e mais potente


Enfim, a Toyota apresenta a Hilux 2021. Produzida em Zárate, na Argentina, a pcape chega renovada às concessionárias do Brasil a partir de 26 de novembro. A picape passa por sua segunda reestilização sobre a atual carroceria, lançada em 2015. Serão oferecidas seis versões com motor a diesel e outras três com motor flex-fuel (gasolina e etanol).


As mudanças visuais são aplicadas a partir da versão STD Power Pack nas versões a diesel e em todas as versões flex - a Hilux de cabine simples e a chassi-cabine permanece com o mesmo visual de 2015. As mudanças incluem o redesenho dos faróis, grade (agora com uma ampla moldura cromada) e para-choques, com alojamentos mas arrojados para as luzes de neblina. Na Hilux SRX, há faróis de LED nos fachos baixo e alto; os dodos emissores de luz também estão nas lanternas na traseira, exclusivamente nesta versão. 


As rodas de liga leve de 18 polegadas das Hilux SRX e SRV possuem novo estilo de seis raios vazados, com parte interna preta e pneus 265/60. Nas versões SR e Power Pack, os pneus são de perfil 265/65, com rodas de 17 polegadas, no entanto, a Hilux SR possui rodas de liga leve, e a Power Pack traz rodas de aço estampado. As versões cabine simples e chassi-cabine possuem rodas em aço estampado de 17 polegadas, com pneus 225/70.


No interior, o principal destaque da Hilux 2021 é o sistema multimídia aprimorado, com tela sensível ao toque de 8 polegadas em todas as versões de cabine dupla, a partir da versão STD Power Pack. Suas funcionalidades são rádio, MP3 player, entrada USB, Bluetooth e espelhamento de tela de celulares através do Android Auto e Apple CarPlay.


Nas versões SRX, SRV e SR, há ainda a funcionalidade da câmera de ré, enquanto nas versões SRV e SRX a picape traz GPS integrado e TV Digital. Exclusivamente na Hilux SRX há o sistema de áudio JBL com seis alto-falantes, 2 tweeters e um subwoofer.


O quadro de instrumentos tem novos grafismos, com um layout de leitura facilitada. O computador de bordo com tela de 4,2 polegadas (existente versões SRX, SRV e SR) possui duas funções adicionais: o velocímetro digital e o indicador de posição das rodas dianteiras, que exibe uma referência de qual é a posição das rodas dianteiras, com três ângulos.


As versões cabine dupla da Hilux passam a ter novo estilo de suspensão, ao passo que a versão SRX traz amortecedores de maior diâmetro (+6,7 % em comparação com a anterior), calibrada para oferecer mais conforto. Em todas as versões foram adicionadas buchas com novo design na junção das molas com o chassi, e foram adicionados novos suportes de cabine, para oferecer maior rigidez lateral e também reduzir o nível de vibrações transmitidas à cabine.


Em termos de equipamentos, a Hilux SRX passa a ter bancos dianteiros com opção de ventilação, e tanto a SRX quanto a SRV passam a ter sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Mas o maior destaque está nos itens de segurança: a partir da linha 2021, todo o portfólio passa a ter assistente de partida em subida, controles eletrônicos de estabilidade e tração, além da snalização de frenagem de emergência. Desde a versão mais simples, a Hilux possui 3 airbags (frontais e para os joelhos do motorista), bloqueio do diferencial traseiro, freios ABS e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, com pré-tensionadores e limitador de força nos assentos dianteiros.


Nas versões cabine dupla, a Hilux conta de série com 7 airbags (incluindo os laterais dianteiros e os de cortina), fixação ISOFIX para cadeirinhas no banco traseiro e assistente de reboque. As versões SRX e SRV contam com o sistema auxiliar de assistência em frenagem de pânico (BAS), e a partir da versão SR a diesel há também o controlador de velocidade em descida.


A Hilux SRX traz como exclusividades o sistema de Pré-Colisão Frontal, que alerta o motorista sobre colisão iminente à frente com avisos sonoros e visuais, além do alerta de saída de faixa não-sinalizada com correção da trajetória e do Controle de Cruzeiro Adaptativo, que detecta veículos, calcula sua distância e ajusta a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada entre os veículos.


Mecanicamente, o principal destaque é o aumento de 15% de potência do motor 2.8 16v Turbodiesel, que passa agora a gerar 204 cavalos. O torque para os modelos com câmbio automático de 6 marchas (SRX, SRV e SR) também cresceu 11%, passando para 50,9 kgfm a 2800 rpm. As Hilux equipadas com câmbio manual de seis marchas (Chassi, Cabine Simples e Standard Power Pack) mantêm o torque de 42,8 kgfm a 3400 giros.


Este maior rendimento foi obtido com a incorporação de um turbo maior, no qual as pás da turbina estão 25% maiores. A eficiência térmica e o nível de resfriamento do propulsor 2.8 também foram aprimorados, com redução no atrito entre os materiais. Houve ainda a incorporação de uma válvula solenoide na direção.

Já o motor 2.7 Dual VVT-i Flex 16v flex não teve mudanças e continua a render 163 cavalos a 5000 rpm, com etanol, e 159 cv, também a 5000 giros, com gasolina. 


As cores disponíveis para a Nova Hilux são: Vermelho Metálico, Preto Mica, Prata Metálico, Super Branco e Branco Perolizado (este tom, só para a versão SRX).


Confira os preços: 

Hilux Diesel (todas 4x4) 

Chassi Cabine manual - R$ 164.790 
Cabine Simples manual - R$ 170.890 
STD Power Pack manual - R$ 188.990 
SR automática - R$ 201.790 
SRV automática - R$ 216.990 
SRX automática - R$ 241.990

Hilux Flex (todas automáticas)
 
SR 4x2 - R$ 145.390
SRV 4x2 - R$ 157.490 
SRV 4x4 - R$ 169.790


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