Expedição Nissan Frontier chega a Minas Gerais para desvendar as origens do Brasil


A Expedição Nissan: À procura do início do Brasil, que está levando jornalistas e convidados em uma caravana de 14 unidades Nissan Frontier, iniciou neste dia 27 em Minas Gerais e está visitando regiões do Estado que abrigam um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo. Os aventureiros puderam conhecer de perto o crânio da Luzia, no sítio arqueológico da Lapa Vermelha. Trata-se do fóssil humano mais antigo encontrado na América – a estimativa é que tenha entre 12.500 a 13 mil anos. O fóssil pertenceu a uma mulher de cerca de 20 anos de idade, segundo pesquisas. Ela foi "batizada" pelo biólogo Walter Alves Neves.




O crânio foi encontrado no início dos anos 1970 em uma missão arqueológica franco-brasileira. Descoberto em escavações na Lapa Vermelha, em uma gruta famosa pelos trabalhos do cientista Peter Lund (que dá nome ao museu do Parque Estadual do Sumidouro), que descobriu, entre 1835 e 1845, milhares de fósseis de animais extintos, além de 31 crânios humanos em estado fóssil.


A atividade seguinte foi o plantio de mudas de Ipê Amarelo no “Abrigo da Samambaia”. A frota de Nissan Frontier seguiu então para a trilha do Sumidouro. Lá, os jornalistas e convidados subiram até o mirante da lagoa do Sumidouro, onde é possível visualizar toda a região de entorno. Em seguida, visitaram o paredão da lapa do Sumidouro, que tem pinturas rupestres de milhares de anos. As atividades do primeiro dia terminaram na Casa Fernão Dias, Patrimônio Cultural tombado pelo IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico onde é contada a história do bandeirante, que por alguns anos se instalou na região.


Além de Minas Gerais, a frota de picapes Frontier vai percorrer estradas e caminhos desafiadores de diferentes estados do Brasil, inclusive o Piauí, para levar jornalistas e convidados a uma volta no tempo para conhecer diferentes sítios de pintura rupestre e também dar suporte ao trabalho dos profissionais e pesquisadores que ajudam a mantê-los. Vale lembrar que a Nissan Frontier 2017 foi lançada em março deste ano - confira aqui as impressões que tivemos ao dirigi-la em primeira mão!

Comentários