Fábrica da Nissan em Resende (RJ) chega a 150 mil carros produzidos


Fotos | Divulgação e Júlio Max

Com pouco mais de três anos de operação, a Nissan alcançou a marca de 150 mil veículos produzidos no Complexo Industrial de Resende, no Rio de Janeiro. Um Nissan Kicks S CVT, na cor Cinza Rust – rara ocasião em que uma versão topo-de-linha não é escolhida para marcar um recorde de produção – foi o responsável pela marca histórica. Inaugurada em abril de 2014, a unidade do Sul fluminense também produz o March e o Versa, que recentemente chegaram à linha 2018.




Em abril de 2015, um ano após o início das operações no Complexo Industrial, a fabricante chegava a 30 mil veículos produzidos. Já em 2016, a fábrica comemorava dois anos e o número passava dos 70 mil. Na mesma época, foi dado início ao programa de exportações da unidade, que passou a produzir carros para mais oito mercados da América Latina. Agora, cinco meses após o terceiro aniversário do Complexo, a Nissan mais que dobrou o número de veículos feitos em Resende para o mercado nacional e para exportações.


Para se ter uma ideia do que essa quantidade representa, ao somar os comprimentos de todos os carros feitos em Resende, chegaria-se a aproximadamente 611 quilômetros. É cerca de quatro vezes a distância entre a sede da Nissan, no Rio de Janeiro, e o Complexo Industrial de Resende.


Fabricado em Resende desde abril deste ano, o Kicks já responde por quase 50% da produção total do Complexo Industrial. Desde meados de julho, a fábrica opera em dois turnos, principalmente para atender à demanda pelo crossover, agora com uma força de trabalho de 2400 pessoas. A produção do modelo faz parte de um investimento da Nissan de R$ 750 milhões.


Os carros produzidos em Resende são exportados para mercados como Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Panamá, Peru, Paraguai e Uruguai.


Junto com a planta de Córdoba, na Argentina, que está em preparação para produzir a Nissan Frontier a partir de 2018, as duas fábricas serão peças-chave no abastecimento dos mercados de toda a América Latina.


O March e o motor 1.6 16 válvulas Flex Fuel começaram a ser produzidos em solo brasileiro em 2014. Menos de um ano após o início das atividades, a Nissan começou a produzir também o motor 1.0 12 válvulas de três cilindros e o sedã Versa, em abril de 2015. Em abril deste ano, começou a produção do Kicks, um produto criado para ser global. As atividades em Resende vão desde a área de estamparia até as pistas de testes, passando pela chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade, além da fábrica de motores.

Comentários