Detalhes do Renault Captur 1.6 Life automático, para o público PCD

Nova geração do Nissan Leaf é revelada no Japão e nos EUA



Depois de quase 7 anos com o mesmo visual, o Nissan Leaf evolui para a segunda geração, que tem como principal destaque a ampliação de sua autonomia, puramente elétrica. Pelo ciclo japonês, o hatch passa a ser capaz de rodar até 400 quilômetros. O e-Powertrain do Leaf entrega 110 kW de potência (cerca de 149 cv) e 32,6 kgfm de torque. Assim como a van Serena, renovada em 2016, o Leaf traz o ProPILOT para trafegar em estradas de mão única e o auxiliar de estacionamento, que controla não apenas o esterçamento do volante, como a aceleração, frenagem, troca de marchas e freio de estacionamento ao encaixar o carro numa vaga.



O Leaf estreia o e-Pedal, onde o motorista dá a partida, acelera, desacelera ou para ao aumentar ou diminuir a força exercida sobre o pedal do acelerador. Quando nenhuma pressão é exercida sobre o pedal do acelerador, freios regenerativos ou de fricção são acionados automaticamente, permitindo parar totalmente o veículo e mantê-lo imóvel mesmo em ladeiras, até que o pedal do acelerador seja pressionado novamente.


O design do Nissan Leaf está mais conservador, mas com traços característicos dos modelos mais recentes da marca, como os faróis e lanternas repuxados para as laterais e grade frontal V-motion com fundo no tom azul claro.


A cabine do novo Leaf pouco lembra o antecessor. Para lembrar que se trata de um elétrico, foi utilizada a cor azul nos pespontos dos bancos, painel e volante. O display colorido de 7 polegadas integrado ao quadro de instrumentos lembra o Kicks: por ele se monitora o indicador de segurança Safety Shield, a energia disponível e informações sobre GPS e áudio. A compatibilidade com o aplicativo Apple CarPlay, de espelhamento de tela de iPhones, está entre as novidades do sistema multimídia.


No próximo ano, a Nissan vai oferecer uma versão de bateria com mais potência e maior autonomia em 2018 (mediante um acréscimo de preço). O novo Leaf começa a ser comercializado a partir de 2 de outubro no Japão. O modelo deve ser vendido a partir de janeiro nos EUA, Canadá e Europa. Para o Brasil, não há previsão de lançamento, embora o modelo anterior tenha sido uma espécie de porta-estandarte da tecnologia da marca em alguns eventos. No Japão, seu preço de venda começa em 3.150.360 ienes (equivalente a US$ 28.900).

Especificações do Nissan Leaf 2017 (Japão)


Comprimento (mm)
4.480
Largura (mm)
1.790
Altura (mm)
1.540
Entre eixos (mm)
2.700
Bitola dianteira / traseira (mm)
1.530-1.540/1.545-1.555
Distância mínima do solo (mm)
150
Coeficiente de arrasto (Cd)
0,28
Pneus
205/55 R16 ou 215/50 R17
Porta-malas (padrão VDA)
435 litros



Peso com o veículo vazio (kg)
1490 - 1520
Capacidade
5 passageiros
Peso máximo autorizado (kg)
1765 - 1795



Tipo de bateria
Bateria de íons de lítio
Capacidade
40 kWh
Motor elétrico
Nome
EM57
Potência máxima
110 kW (149,5 cv) / 3283~9795 rpm
Torque máximo
320 N・m (32.6 kgf・m) / 0~3283 rpm



Autonomia
400 km (ciclo JC08)
Tempo para recarga normal
16 horas (3 kW)
8 horas (6 kW)
Tempo de recarga de alerta para 80%
(carga rápida)
40 minutos


Comentários