Volkswagen Polo e Toyota Corolla garantem 5 estrelas nos testes do Latin NCAP


A quinta série de resultados de 2017 do Latin NCAP traz os resultados do Toyota Corolla e do Volkswagen Polo. Ambos foram patrocinados pelas próprias montadoras e conseguiram as almejadas 5 estrelas de proteção tanto para adultos quanto para crianças. Os impactos frontais são realizados à velocidade de 64 km/h, e os laterais, a 50 km/h.



O Volkswagen Polo, produzido no Brasil e recém-apresentado à imprensa, obteve cinco estrelas de proteção a adultos (32,13 pontos de 34 possíveis) e crianças (43 pontos de 49 possíveis) nos testes de impacto frontal, lateral e de poste. Os airbags de cabeça-tórax, de série, apresentaram um bom rendimento em ambos os impactos laterais. O controle eletrônico de estabilidade cumpre com as condições do Latin NCAP. A respeito da segurança infantil, o Polo oferece boa segurança em impactos para crianças, contando com ancoragens ISOFIX, desligamento do airbag do passageiro frontal (quando uma cadeirinha é instalada neste local, virada para trás), e cintos de três pontos para todos de série. Até no quesito proteção para pedestres ele se saiu bem. Isso fez com que ganhasse o prêmio Latin NCAP Advanced Award.


O Toyota Corolla, que recentemente foi reestilizado e passou a contar de série com sete airbags e controle de estabilidade, também conseguiu as cinco estrelas para crianças (44,88 pontos de 49 possíveis) e adultos (29,60 pontos de 34 possíveis). O sedan, que tinha sido previamente avaliado em 2014 e obtido cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto, foi reavaliado conforme o mais recente protocolo do Latin NCAP. O bom desempenho no impacto frontal, lateral, de poste e no teste do controle de estabilidade permitiram ao Corolla novamente ganhar as cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto. Também é possível instalar a cadeirinha destinada a crianças até 3 anos para trás, o que traz benefícios relevantes à proteção infantil no impacto frontal.






O Latin NCAP também auditou a versão do Corolla fabricada nos Estados Unidos no impacto frontal, testada em impacto lateral em 2014, apresentando resultados satisfatórios e conquistando as cinco estrelas. A versão fabricada nos Estados Unidos, que tem visual diferente do nosso, abastece alguns mercados da região. O Corolla também recebeu o prêmio Latin NCAP Advanced Award no tocante à proteção dos pedestres. 





Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
"Esses resultados são muito alentadores. É uma mensagem clara para os governos, os consumidores, os fabricantes de automóveis que investem em uma maior segurança e para aqueles que ainda estão adiando, em nossos mercados, a incorporação dos níveis mínimos de segurança do mundo. Esses últimos resultados são uma consequência da reação dos consumidores e da resposta dos fabricantes e do mercado, pois estão introduzindo níveis de segurança cinco estrelas além, e bem antes, de qualquer regulação governamental em toda a região. Consideramos, também, que é ótimo ter o resultado do Latin NCAP apenas um modelo é lançado à venda, e não ter que esperar meses para os consumidores contarem com essa informação. Imaginem que tão longe poderíamos chegar se todos os veículos do mercado fossem testados pelo Latin NCAP. Assim sendo, os consumidores contariam com informação sobre a segurança de cada carro ao comprar um novo. É possível e fatível. Torçamos agora por carros mais seguros na América Latina".

Ricardo Morales Rubio, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, disse:
“Esses dois modelos populares demonstram claramente que é possível oferecer modelos produzidos localmente com níveis de segurança de cinco estrelas em 2017. Esperamos que esse fato anime outros fabricantes a acompanharem os passos da Toyota e da Volkswagen. Os fabricantes estão mostrando seu compromisso com relação a veículos mais seguros, embora faltem regulamentações sólidas de segurança em toda a região. Esses resultados demostram aos governos a capacidade dos fabricantes, bem como que não há escusa para adiar a adoção de medidas de segurança mínimas que se foquem em salvar as vidas dos consumidores da América Latina e do Caribe”.

O Latin NCAP divulgará os próximos resultados no mês de outubro.

Comentários