Audi Q8 é a aposta da marca no segmento de SUVs grandes à moda cupê


Para rivalizar diretamente com os SUVs com jeitão de cupê e grande porte - segmento inaugurado pelo BMW X6 e posteriormente seguido pelo Mercedes-Benz GLE Coupé - a Audi agora apresenta o Q8, irmão mais ousado do Q7, que combina a curvatura suave de teto dos cupês com a versatilidade de um utilitário esportivo. O crossover será lançado no mercado europeu no terceiro trimestre de 2018.



Com 4,99 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,71 metro de altura, o SUV-cupê é mais largo, mais curto e mais baixo que o Q7. Sua distância entre-eixos é de quase 3 metros, e a marca assegura que o espaço para pernas e cabeça é maior do que em seus rivais diretos. Atrás, a segunda fileira de bancos pode ser rebatida banco por banco e traz ajuste longitudinal. Rebatendo-se todos os assentos traseiros, o porta-malas comporta até 1755 litros.


A grade Singleframe com design octogonal, o spoiler dianteiro pronunciado, as rodas de 22 polegadas, as molduras contrastantes e os faróis afilados de LED (HD Matrix LED estão disponíveis como opcional) são elementos de estilo semelhantes aos conceitos Q8 que a marca apresentou no ano passado. Atrás, uma faixa preta liga visualmente as lanternas: uma homenagem ao cupê Audi quattro famoso na década de 1980. Pelo aplicativo myAudi, é possível ativar várias funções de iluminação externas via smartphone.


Naturalmente, o Q8 dispõe da tração integral quattro - que distribui torque para os eixos dianteiro e traseiro na proporção de 40/60 em condições normais, e caso necessário, transfere a maior parte dessa força para o eixo com melhor tração. O vão-livre da carroceria é de 25,4 centímetros e a suspensão traz controle de amortecedores; opcionalmente está disponível a suspensão pneumática adaptativa com amortecimento controlado, configurável nos modos comfort ou sport, ajustando a altura dependendo da situação de condução e da preferência do motorista em até 9 centímetros.


Outro opcional disponível é o esterçamento das rodas traseiras em até 5 graus – na direção contrária da curva, em baixas velocidades, para aumentar a agilidade, e na direção da curva em velocidades mais altas, para melhorar a estabilidade. O Q8 é um "mild hybrid": o sistema elétrico primário de 48 volts incorpora uma bateria de íons de lítio e uma partida de correia do alternador. Durante a frenagem, ele pode recuperar até 12 kW de energia e alimentar a bateria. Com isto também é possível fazer um "start/stop" em movimento, desligando o motor em determinadas condições acima de 22 km/h para poupar combustível.


O interior traz luzes de contorno (opcionais) que realçam as linhas do interior e destacam o emblema quattro tridimensional acima do porta-luvas. A lista de opcionais inclui bancos com função de massagem e ventilação, ar-condicionado automático de quatro zonas e pacote de qualidade do ar. Ao centro do painel, a tela superior de 10,1 polegadas é usada para controlar o sistema multimídia, incluindo o GPS. Já o display de 8,6 polegadas abaixo opera o ar-condicionado, funções de conveniência e reconhece caracteres.


Um clique tátil com som confirma quando um dedo ativa uma função. Além disso, o controle de voz opera em linguagem coloquial. Ao dizer a frase “estou com fome”, o sistema sugere restaurantes por perto. Já os instrumentos são mostrados no virtual cockpit com de tela de 12,3 polegadas e alternância entre duas visualizações por meio de um botão no volante. A versão plus opcional inclui uma terceira visualização mais esportiva. Há ainda o head-up display, que projeta informações importantes no para-brisa, incluindo orientações sobre GPS.


No mercado alemão, o Q8 vem de fábrica com o sistema multimídia MMI Navigation Plus, que inclui o módulo de transferência de dados Audi connect com o LTE Advanced e um ponto de acesso Wi-Fi. O GPS reconhece as preferências do motorista com base em viagens anteriores para realizar sugestões. Outro destaque é o sistema de som da marca Bang & Olufsen.


Entre os itens de segurança e assistência do Q8 estão: controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de eficiência, assistente de cruzamentos, alerta de mudança de faixas não-sinalizadas, aviso de meio-fio e câmeras de visão em 360 graus. Outro destaque é o garage pilot, que será incluído na lista de equipamentos do modelo no início de 2019. O motorista, do lado de fora, monitora o SUV entrar sozinho em uma garagem (e dela sair) de forma autônoma.




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