Um dos poucos hatches médios que resiste no mercado brasileiro, o Volkswagen Golf (e sua irmã perua, a Golf Variant) chegam ao Brasil com novidades na linha 2018 reestilizada. Os modelos chegam às concessionárias da marca a partir deste mês, sendo que o Golf é produzido em São José dos Pinhais (Paraná) e a Variant, trazida de Puebla (México). Para o hatch, foram mantidas as versões Comfortline, Highline e GTI. As novidades para o hatchback são a adoção do câmbio automático sequencial de 6 marchas para a versão Comfortline 1.0 TSI Total Flex, que passa a render 128 cavalos (como o Polo); e o incremento de potência para o GTI, cujo motor 2.0 agora entrega 230 cavalos.
A perua Golf Variant é oferecida nas versões Comfortline e Highline, ambas com o motor 1.4 TSI Total Flex de 150 cavalos, aliado ao câmbio automático de 6 marchas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLgdL5AyPj-rYllmQ71qDs-NU7U05zCKSj3TEMSFx1afohNAYF5wlsjPeg8XM8rq5f5jZhET6IWyby7QixlQ2WcrVgQX8YRClhRgvdOVzmHw7T2QE2acPXrcPEZ5BEHbVd_CJpeMxkMLo/s640/Golf34frente.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLgdL5AyPj-rYllmQ71qDs-NU7U05zCKSj3TEMSFx1afohNAYF5wlsjPeg8XM8rq5f5jZhET6IWyby7QixlQ2WcrVgQX8YRClhRgvdOVzmHw7T2QE2acPXrcPEZ5BEHbVd_CJpeMxkMLo/s640/Golf34frente.jpg)
O desenho do Golf brasileiro agora está alinhado ao do modelo europeu, trazendo para-choques redesenhados, faróis com luzes de uso diurno de LED para todas as versões (nas versões Highline e GTI, opcionalmente, há faróis de LED, em substituição aos de xenônio), novos estilos para as rodas dos modelos e lanternas de LED para todas as versões.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5YICvomXu1BDLBBF6H6noBz6vIBlM7bp4X38HHoC0v_PDdVzBt5U3lwcGIGmOT4H5OOIyoC6L0NS4kty3xu7neCiIEpbPYT1offi_-vqeB-TZxPw4_zL1kbn_U906VmuXHjhhXXLyyXg/s640/Golf2018+%25284%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5YICvomXu1BDLBBF6H6noBz6vIBlM7bp4X38HHoC0v_PDdVzBt5U3lwcGIGmOT4H5OOIyoC6L0NS4kty3xu7neCiIEpbPYT1offi_-vqeB-TZxPw4_zL1kbn_U906VmuXHjhhXXLyyXg/s640/Golf2018+%25284%2529.jpg)
Na dianteira, a ligação da grade com os faróis ganhou uma faixa cromada (no GTI essa faixa é cromada e vermelha). O estilo das entradas de ar e disposição dos faróis de neblina dão a sensação de que o carro ficou mais largo. Outro detalhe estético: o sensor do controlador adaptativo de distância do veículo à frente e de velocidade (ACC) foi realocado e está agora atrás do logotipo da marca (antes ficava na parte inferior do para-choque).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjN7HAHeT4YLD_cKrtCeEM20hv7wVC_rMNMn93UJIjmLtRn4jAlcRWSUXTTBxz2mSkBipEeywvsm7zbGmmqVFAi0maQVijiN2sNesDL5pshTDdLYS0dihiOK3Xg8vzOJg-6BhG4F59Cu9I/s640/Golf2018+%25287%2529.JPG)
As versões Highline e GTI trazem opcionalmente as luzes de seta dinâmicas, ao estilo dos Audi. Nessas versões, semelhante ao que ocorre no Passat, os LEDs passam da horizontal para a vertical quando os freios são acionados.
Muitos dos equipamentos que eram opcionais para a linha Golf passam a vir de série, para racionalizar a linha de produção e melhor atender ao público. Todas as versões passam a trazer sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, mais limpo (há apenas dois botões físicos). Nas versões Comfortline e Highline, o Composition Media traz o App-Connect, para espelhamento de conteúdo de smartphones pelo Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink, além de entradas para cartão SD, USB, auxiliar e Bluetooth. Já o sistema Discover Media, que integra o GPS, é item de série para o Golf GTI e oferecido como opcional para o Highline.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTCf5rII6sKaYVmpf9MjN4_NkWIbnK_zK1XkS28xqyaDJ9oZpgVhjWCxfHP5yO0VSrt8LHJzHmhmHXd7KoP4e0xwlXNKxs7R_zZm7Zl0G2gwvzc-OBOHKOZjxbAHukuISR0Xj0Y-yG2ys/s640/Volkswagen_Golf_GTI__48_.jpg)
O quadro de instrumentos digital Active Info Display, exibido em tela colorida de 12,3 polegadas com resolução de 1440 x 540 pixels, é item de série no GTI, porém indisponível para as outras versões - mancada em tempos onde o Polo Highline, bem mais barato, pode recebê-la como opcional. As informações de GPS podem ser exibidas em 2D ou 3D. Há cinco perfis de informação no Active Info Display: “Clássico”, “Consumo e Autonomia”, “Eficiência”, “Performance e Assistentes de Condução” ou “Navegação”. Dados como imagens dos contatos do telefone e capas de álbuns de música podem ser exibidos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjP4LWqEwQYKbXYUZtwrKEXmq_Costyiiq_-5PakbXeJmfKZEtp-AEjrvhF7CjtmgmcmqLUd3xHrZMIFwq_ecKGO7SMJn7Ei2VOZfR78bRWHUtPuu5FH90l886sB2xsa1oKvAu_S757h0w/s640/Volkswagen_Golf_Variant___2_.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjP4LWqEwQYKbXYUZtwrKEXmq_Costyiiq_-5PakbXeJmfKZEtp-AEjrvhF7CjtmgmcmqLUd3xHrZMIFwq_ecKGO7SMJn7Ei2VOZfR78bRWHUtPuu5FH90l886sB2xsa1oKvAu_S757h0w/s640/Volkswagen_Golf_Variant___2_.jpg)
No Golf Variant, a capacidade para bagagens é de 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças no banco traseiro), e rebatendo-se os bancos traseiros, o porta-malas aumenta para 1620 litros. O comprimento do compartimento de bagagens é de 1,05 metro, ampliável para 1,83 m ao rebater o banco traseiro.
A versão de entrada Comfortline é equipada com o motor 1.0 TSI Total Flex, que rende 128 cavalos a 5500 rpm com etanol e 116 cv quando abastecido com gasolina, também a 5500 rpm. O torque é de 20,4 kgfm com os dois combustíveis, a partir de 2000 rpm. Já a 1500 rpm o motor oferece quase 90% desta força. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 192 km/h, quando abastecido com etanol. E conforme do ciclo do Inmetro, o Golf com gasolina, faz 11,4 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. Com etanol, são 8,0 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.
Em sintonia com as atuais preferências dos consumidores, o câmbio automático de seis marchas substitui nessa versão a transmissão manual. É o mesmo câmbio com conversor de torque da versão Highline, de código AQ250-6F, com conversor de torque e função Tiptronic – as marchas podem ser trocadas manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas no volante.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwiStoHGUVHD-_3WB7Zk_9BWJLJm8sfQ1zo-JFil_Ccn3Cllin8BmfnYOh597K0oTsG5v9u4Oerb5nyQp8KhBrmWsRjXugyTn9RZGDwMN8Q8YLJXj8ovA1aMGaztviPPIC5iPtKS86m8c/s640/Volkswagen_Golf_Highline___1_.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwiStoHGUVHD-_3WB7Zk_9BWJLJm8sfQ1zo-JFil_Ccn3Cllin8BmfnYOh597K0oTsG5v9u4Oerb5nyQp8KhBrmWsRjXugyTn9RZGDwMN8Q8YLJXj8ovA1aMGaztviPPIC5iPtKS86m8c/s640/Volkswagen_Golf_Highline___1_.jpg)
A versão Highline e a Golf Variant trazem o motor 1.4 TSI, de 150 cavalos (com etanol e gasolina) a 4500 rpm e torque de 25,5 kgfm já a 1500 rpm. Aliado ao câmbio automático Tiptronic de 6 marchas, o Golf Highline acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e atinge 203 km/h de velocidade máxima com os dois combustíveis. Já a perua Variant vai de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 207 km/h (dados com etanol). Com gasolina, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atinge 206 km/h de velocidade máxima.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxKvkiIaGs_kwvjdIns1rSzUMPIo6hWkrO0ITwgT9DFS6JmkHvQqsAkGIeGsR3DXo_L-jssSvVQ4uGwG-o7mLRHnRYHRq7Ga-ipxv_LNO5mQH2c-VIzm2ID7o3LceP07_DdfOOr0KX-Ws/s640/Golf2018+%25286%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxKvkiIaGs_kwvjdIns1rSzUMPIo6hWkrO0ITwgT9DFS6JmkHvQqsAkGIeGsR3DXo_L-jssSvVQ4uGwG-o7mLRHnRYHRq7Ga-ipxv_LNO5mQH2c-VIzm2ID7o3LceP07_DdfOOr0KX-Ws/s640/Golf2018+%25286%2529.jpg)
O motor 2.0, agora batizado como "350 TSI", que equipa o Golf GTI, passa a render 230 cavalos (ganho de 10 cv sobre a versão anterior, por meio de nova calibração do motor) entre 4700 rpm e 6200 rpm. O torque permaneceu em 35,7 kgfm, na faixa de 1500 rpm a 4600 rpm. Resultado: o Golf GTI acelera de 0 a 100 km/h em 7,0 segundos e a velocidade máxima é de 238 km/h.
A versão Comfortline passa a ser equipada com volante multifuncional revestido de couro e com aletas para trocas sequenciais de marcha; sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, “Coming & Leaving home” (faróis ficam acesos por alguns segundos - tempo programável pelo computador de bordo - ao destravar o carro e após desligar a ignição); retrovisor interno eletrocrômico, controlador automático de velocidade de cruzeiro e câmera de ré. As rodas de liga leve de 16 polegadas "Venturi" têm novo estilo e as lanternas são de LED. Estes itens se somam aos sete airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bloqueio eletrônico do diferencial, controles de estabilidade e tração, além do ar-condicionado Climatic (sem ajuste digital).
Os únicos opcionais são: teto solar elétrico e rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho “Madrid”, que eram as utilizadas na versão Highline.
A versão Highline vem com chave presencial e partida do motor por botão, luzes ambiente na cabine, ar-condicionado digital de duas zonas; sistema start-stop, que desliga e religa o motor em paradas; e bancos revestidos de couro (no Golf Variant Highline os bancos dianteiros são aquecíveis).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgp1WYS97lTcIyXR0PA8Qj3Q2kMmSX4rBzfSwVGBMpezr5msrLPGHFsVBoQtLRHAe46POqb-60zmPAKWec6PXSEmgegTtawAkraH9uQ6sFUJRrcmMIGNoKCosycy9P2vMOE32JV5ykfkCk/s640/Novo_Golf__Stage_18.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgp1WYS97lTcIyXR0PA8Qj3Q2kMmSX4rBzfSwVGBMpezr5msrLPGHFsVBoQtLRHAe46POqb-60zmPAKWec6PXSEmgegTtawAkraH9uQ6sFUJRrcmMIGNoKCosycy9P2vMOE32JV5ykfkCk/s640/Novo_Golf__Stage_18.jpg)
Como opcionais há: teto solar elétrico, rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho “Karlskoga” (foto acima) e o pacote Premium, que integra controlador de velocidade adaptativo com Front Assist e frenagem automática de emergência em velocidades urbanas; sistema Pro Active (em caso de iminência de colisão, fecha os vidros/teto solar e pré-tensiona os cintos), detector de fadiga do motorista, comutador automático de farol alto, faróis de LED, auxiliar semi-automático de estacionamento Park Assist 2.0 e o sistema multimídia Discover Media, com GPS.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjodEAiEI0wCT-GcGanIQSQaJrLWaQQJwl5XN2FXciEgXC4FJOsqOItozZaLfGvBv50XQ661hmjXs54xoUwTr3Ci1klnjGQ_HCp4912eXv3ub8uqCZnWfU8llxsxTzu56nTx9wyX0n2JHE/s640/Volkswagen_Golf_GTI__5_.jpg)
O Golf GTI, além do Active Info Display e do sistema multimídia Discover Media, vem de série com câmera de ré, chave presencial com partida por botão e bancos esportivos com revestimento de tecido xadrez. Como opcionais, o esportivo traz teto solar panorâmico e dois pacotes: Premium, com controlador adaptativo de velocidade e distância, Park Assist 2.0, faróis de LED, lanternas traseiras com LEDs sequenciais; proteção ativa dos ocupantes (Pro-Active); comutador do farol alto (FLA) e sensor de fadiga do motorista; e pacote Sport, com rodas de 18 polegadas e bancos de couro (com regulagem elétrica para o banco do motorista).
Curiosamente, o Golf GTI traz direção mais progressiva que o resto da linha: é preciso girar o volante em 360 graus de batente a batente. No sistema tradicional (versões Comfortline e Highline), é necessário movimentar o volante 540°.
As versões Comfortline e Highline do Golf possuem cinco opções de cores: Preto Ninja, Branco Puro e Vermelho Tornado (sólidas); Prata Sargas e Cinza Platinum (metálicas). O tom de preto do Golf GTI não é sólido, e sim perolizado (Preto Mystic); há ainda a opção metálica Prata Snow.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRPI1VTzpNkHir4KrbCYqhg0pvXLl5UBgDLNmT28r_1078dwPeOWzkbFlkmMoo1HJoOMe0atuz-fqqnQNRiHVg-O2xGRRyvvKM7mmisa7Q9YHXf11KuKbJ64JLgA1aLQ5lnaVmta9UMus/s640/iris.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRPI1VTzpNkHir4KrbCYqhg0pvXLl5UBgDLNmT28r_1078dwPeOWzkbFlkmMoo1HJoOMe0atuz-fqqnQNRiHVg-O2xGRRyvvKM7mmisa7Q9YHXf11KuKbJ64JLgA1aLQ5lnaVmta9UMus/s640/iris.jpg)
Já a perua Golf Variant tem as opções de cores Branco Puro (sólida), Azul Night, Prata Tungstênio, Prata Snow, Cinza Platinum (metálicas) e Preto Mystic (perolizada).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtSe8NghXTwGYn139UNqPFxXnrB34pEwF3o3YHd67o0rgO7pCtRMLjs8rtSeAwMQirzu66dUsnmGAQiVA-YcuySQOMbGG1OAFjKLSBzVjZE_UaZ-HOiUB9b779s1BDwS6ECpLkzNspIvo/s640/Golf_34_frente2.jpg)
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).