Volkswagen Golf Hatch e Variant chegam reestilizados à linha 2018


Um dos poucos hatches médios que resiste no mercado brasileiro, o Volkswagen Golf (e sua irmã perua, a Golf Variant) chegam ao Brasil com novidades na linha 2018 reestilizada. Os modelos chegam às concessionárias da marca a partir deste mês, sendo que o Golf é produzido em São José dos Pinhais (Paraná) e a Variant, trazida de Puebla (México). Para o hatch, foram mantidas as versões Comfortline, Highline e GTI. As novidades para o hatchback são a adoção do câmbio automático sequencial de 6 marchas para a versão Comfortline 1.0 TSI Total Flex, que passa a render 128 cavalos (como o Polo); e o incremento de potência para o GTI, cujo motor 2.0 agora entrega 230 cavalos.



A perua Golf Variant é oferecida nas versões Comfortline e Highline, ambas com o motor 1.4 TSI Total Flex de 150 cavalos, aliado ao câmbio automático de 6 marchas.


O desenho do Golf brasileiro agora está alinhado ao do modelo europeu, trazendo para-choques redesenhados, faróis com luzes de uso diurno de LED para todas as versões (nas versões Highline e GTI, opcionalmente, há faróis de LED, em substituição aos de xenônio), novos estilos para as rodas dos modelos e lanternas de LED para todas as versões.



Na dianteira, a ligação da grade com os faróis ganhou uma faixa cromada (no GTI essa faixa é cromada e vermelha). O estilo das entradas de ar e disposição dos faróis de neblina dão a sensação de que o carro ficou mais largo. Outro detalhe estético: o sensor do controlador adaptativo de distância do veículo à frente e de velocidade (ACC) foi realocado e está agora atrás do logotipo da marca (antes ficava na parte inferior do para-choque).


As versões Highline e GTI trazem opcionalmente as luzes de seta dinâmicas, ao estilo dos Audi. Nessas versões, semelhante ao que ocorre no Passat, os LEDs passam da horizontal para a vertical quando os freios são acionados.


Muitos dos equipamentos que eram opcionais para a linha Golf passam a vir de série, para racionalizar a linha de produção e melhor atender ao público. Todas as versões passam a trazer sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, mais limpo (há apenas dois botões físicos). Nas versões Comfortline e Highline, o Composition Media traz o App-Connect, para espelhamento de conteúdo de smartphones pelo Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink, além de entradas para cartão SD, USB, auxiliar e Bluetooth. Já o sistema Discover Media, que integra o GPS, é item de série para o Golf GTI e oferecido como opcional para o Highline.


O quadro de instrumentos digital Active Info Display, exibido em tela colorida de 12,3 polegadas com resolução de 1440 x 540 pixels, é item de série no GTI, porém indisponível para as outras versões - mancada em tempos onde o Polo Highline, bem mais barato, pode recebê-la como opcional. As informações de GPS podem ser exibidas em 2D ou 3D. Há cinco perfis de informação no Active Info Display: “Clássico”, “Consumo e Autonomia”, “Eficiência”, “Performance e Assistentes de Condução” ou “Navegação”. Dados como imagens dos contatos do telefone e capas de álbuns de música podem ser exibidos.


No Golf Variant, a capacidade para bagagens é de 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças no banco traseiro), e rebatendo-se os bancos traseiros, o porta-malas aumenta para 1620 litros. O comprimento do compartimento de bagagens é de 1,05 metro, ampliável para 1,83 m ao rebater o banco traseiro.



A versão de entrada Comfortline é equipada com o motor 1.0 TSI Total Flex, que rende 128 cavalos a 5500 rpm com etanol e 116 cv quando abastecido com gasolina, também a 5500 rpm. O torque é de 20,4 kgfm com os dois combustíveis, a partir de 2000 rpm. Já a 1500 rpm o motor oferece quase 90% desta força. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 192 km/h, quando abastecido com etanol. E conforme do ciclo do Inmetro, o Golf com gasolina, faz 11,4 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. Com etanol, são 8,0 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. 

Em sintonia com as atuais preferências dos consumidores, o câmbio automático de seis marchas substitui nessa versão a transmissão manual. É o mesmo câmbio com conversor de torque da versão Highline, de código AQ250-6F, com conversor de torque e função Tiptronic – as marchas podem ser trocadas manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas no volante.


A versão Highline e a Golf Variant trazem o motor 1.4 TSI, de 150 cavalos (com etanol e gasolina) a 4500 rpm e torque de 25,5 kgfm já a 1500 rpm. Aliado ao câmbio automático Tiptronic de 6 marchas, o Golf Highline acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e atinge 203 km/h de velocidade máxima com os dois combustíveis. Já a perua Variant vai de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 207 km/h (dados com etanol). Com gasolina, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atinge 206 km/h de velocidade máxima.


O motor 2.0, agora batizado como "350 TSI", que equipa o Golf GTI, passa a render 230 cavalos (ganho de 10 cv sobre a versão anterior, por meio de nova calibração do motor) entre 4700 rpm e 6200 rpm. O torque permaneceu em 35,7 kgfm, na faixa de 1500 rpm a 4600 rpm. Resultado: o Golf GTI acelera de 0 a 100 km/h em 7,0 segundos e a velocidade máxima é de 238 km/h.


A versão Comfortline passa a ser equipada com volante multifuncional revestido de couro e com aletas para trocas sequenciais de marcha; sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, “Coming & Leaving home” (faróis ficam acesos por alguns segundos - tempo programável pelo computador de bordo - ao destravar o carro e após desligar a ignição); retrovisor interno eletrocrômico, controlador automático de velocidade de cruzeiro e câmera de ré. As rodas de liga leve de 16 polegadas "Venturi" têm novo estilo e as lanternas são de LED. Estes itens se somam aos sete airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bloqueio eletrônico do diferencial, controles de estabilidade e tração, além do ar-condicionado Climatic (sem ajuste digital).


Os únicos opcionais são: teto solar elétrico e rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho “Madrid”, que eram as utilizadas na versão Highline.


A versão Highline vem com chave presencial e partida do motor por botão, luzes ambiente na cabine, ar-condicionado digital de duas zonas; sistema start-stop, que desliga e religa o motor em paradas; e bancos revestidos de couro (no Golf Variant Highline os bancos dianteiros são aquecíveis).


Como opcionais há: teto solar elétrico, rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho “Karlskoga” (foto acima) e o pacote Premium, que integra controlador de velocidade adaptativo com Front Assist e frenagem automática de emergência em velocidades urbanas; sistema Pro Active (em caso de iminência de colisão, fecha os vidros/teto solar e pré-tensiona os cintos), detector de fadiga do motorista, comutador automático de farol alto, faróis de LED, auxiliar semi-automático de estacionamento Park Assist 2.0 e o sistema multimídia Discover Media, com GPS.


O Golf GTI, além do Active Info Display e do sistema multimídia Discover Media, vem de série com câmera de ré, chave presencial com partida por botão e bancos esportivos com revestimento de tecido xadrez. Como opcionais, o esportivo traz teto solar panorâmico e dois pacotes: Premium, com controlador adaptativo de velocidade e distância, Park Assist 2.0, faróis de LED, lanternas traseiras com LEDs sequenciais; proteção ativa dos ocupantes (Pro-Active); comutador do farol alto (FLA) e sensor de fadiga do motorista; e pacote Sport, com rodas de 18 polegadas e bancos de couro (com regulagem elétrica para o banco do motorista).



Curiosamente, o Golf GTI traz direção mais progressiva que o resto da linha: é preciso girar o volante em 360 graus de batente a batente. No sistema tradicional (versões Comfortline e Highline), é necessário movimentar o volante 540°. 


As versões Comfortline e Highline do Golf possuem cinco opções de cores: Preto Ninja, Branco Puro e Vermelho Tornado (sólidas); Prata Sargas e Cinza Platinum (metálicas). O tom de preto do Golf GTI não é sólido, e sim perolizado (Preto Mystic); há ainda a opção metálica Prata Snow.


Já a perua Golf Variant tem as opções de cores Branco Puro (sólida), Azul Night, Prata Tungstênio, Prata Snow, Cinza Platinum (metálicas) e Preto Mystic (perolizada).



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