Audi e-tron, SUV 100% elétrico da marca, é finalmente revelado


Primeiro modelo de produção em série totalmente elétrico da Audi, o utilitário esportivo e-tron foi apresentado ao mundo em São Francisco (EUA). O porte do novo modelo é intermediário entre o Q5 e o Q7: são 4,90 metros de comprimento, 1,94 metro de largura e 1,66 m de altura. O visual, entretanto, não lembra os demais SUVs da marca, com uma carroceria que conserva os elementos do e-tron "disfarçado" conceitual apresentado no Salão de Genebra este ano - inclusive ousadias como os retrovisores "virtuais", substituídos por câmeras, que melhoram a aerodinâmica. A frente possui faróis angulosos e grade prateada com frisos horizontais e verticais. Diferentemente do que é comum no segmento, as molduras pretas na base da carroceria são pintadas de preto-brilhante ao invés de preto-fosco.


No para-lama dianteiro esquerdo está a abertura para encaixar o carregador - cerca de 80% da carga é preenchida em apenas 30 minutos. As rodas de 20 polegadas contam com pneus 255/50. Atrás, as lanternas são interligadas pelo prolongamento da tampa do porta-malas. A suspensão pode ser ajustada para cima ou para baixo em até 7,6 centímetros, conforme o modo de condução selecionado.


O SUV traz dois motores elétricos e a nova geração da tração quattro, também elétrica, com operação contínua e variável da distribuição ideal de torque entre os dois eixos. A autonomia promete cobrir longas distâncias e a distribuição de peso é de quase 50% por eixo. Durante mais de 90% das desacelerações, o e-tron recupera a energia exclusivamente por meio de seus motores elétricos, e a recuperação ocorre em conjunto com o sistema de controle integrado de freios eletro-hidráulicos. Este conjunto leva o Audi de 0 a 96 km/h em 5,5 segundos; a velocidade máxima é de 200 km/h.


O interior do e-tron traz boa variedade de materiais e de telas: além das mencionadas que substituem os espelhos externos, há o virtual cockpit (quadro de instrumentos digital configurável com resolução de 1920 x 720 pixels) e, ao centro, dois monitores: o de cima comanda o MMI navigation plus com planejamento de rotas, LTE Advanced e hotspot de Wi-Fi, enquanto a tela inferior opera o ar-condicionado.


O Audi e-tron será produzido em Bruxelas (Bélgica) e as primeiras unidades encomendadas deverão chegar aos clientes no fim de 2018. O preço inicial do modelo na Alemanha é de 79.900 euros.


Comentários