Nissan Navara Dark Sky Concept: uma picape-observatório astronômico


A Nissan revelou hoje, no Salão do Automóvel de Hannover, a picape conceitual Navara Dark Sky Concept (gêmea de nossa Frontier). Desenvolvido no Reino Unido, em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA), o carro-conceito é um laboratório astronômico móvel, equipado com um telescópio de observação dentro da carreta, projetada para harmonizar com o design deste conceito. É também a primeira aplicação do assistente de condução autônomo ProPILOT em uma picape.


A ESA está mapeando as estrelas por meio do satélite Gaia, que já observou mais de um bilhão de estrelas. A picape Nissan Navara Dark Sky Concept ajuda os astrônomos a monitorar as observações astronômicas em condições de céu escuro, mesmo em locais de difícil acesso, e distantes das luzes artificiais noturnas das áreas urbanas, que prejudicam a visibilidade.


O ProPILOT associa as tecnologias de assistência ao esterço da direção e controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, que mantêm tanto a distância em relação ao veículo da frente quanto a posição centralizada do item rebocado quando se conduz em uma única faixa de rodagem, mesmo em curvas.


Já as câmeras de visão em 360º são compatíveis com o uso do reboque, dando ao motorista uma visão dos arredores não apenas da picape, como da carreta. O monitoramento de veículos em pontos cegos também detecta objetos que não podem ser vistos no entorno do reboque.


O alinhamento para engate de reboque permite que o carro controle o esterçamento, aceleração, frenagem e mudança de marchas, para que possa manobrar automaticamente e se alinhar em relação ao reboque, facilitando o engate. As baterias portáteis xStorage ROAM utilizam a tecnologia do hatch elétrico Leaf para garantir uma fonte de energia auxiliar, mesmo em locais remotos. E o reboque carrega o telescópio PlaneWave.


O design da picape Nissan Navara Dark Sky Concept foi inspirado no cosmos. A pintura escura da carroceria remete às nebulosas, e o tom escuro também está na parte interna fazendo referência ao céu noturno, com tons de laranja como os do pôr-do-sol. Nos bancos, toques em laranja refletivos aumentam a visibilidade dentro do carro sem precisar recorrer a lanternas. Como a luz vermelha afeta menos a visão noturna dos humanos, tanto o veículo como o reboque utilizam lâmpadas desta cor para não prejudicar a visão durante as observações.


O módulo de reboque possui atmosfera refrigerada para manter o telescópio estável e calibrado. Assim que chega ao destino, o teto mecanizado do módulo de reboque pode ser aberto para focalizar o telescópio no céu noturno. Com um espelho (primário) de 40 cm, ele tem capacidade para fornecer visões detalhadas além dos anéis de Saturno, de galáxias distantes, nebulosas e supernovas.


A picape Nissan Navara Dark Sky Concept traz o mesmo chassi com oito barras transversais e o motor 2.3 Biturbodiesel de 190 cavalos e torque de 45 kgfm da Frontier vendida no Brasil.


O conceito traz Wi-Fi e computador portátil com estação UHF para transmitir dados de forma instantânea, a partir de qualquer parte do mundo. Oito unidades combinadas de radar, nas extremidades do veículo e do reboque, atualizam o motorista a respeito do entorno do veículo, por meio da tela sensível ao toque do sistema multimídia NissanConnect.


Radares com sensores e câmeras fazem uma varredura do terreno, para encontrar o lugar certo para estacionar e estabilizar o reboque. A altura em relação ao solo da Nissan Navara Dark Sky Concept foi aumentada em comparação à picape Navara de produção em série.


Após o Salão do Automóvel de Hannover, a Nissan vai doar o telescópio, uma forma de inspirar e educar as futuras gerações.

Dimensões
Comprimento total (Navara e trailer): 9,680 mm
Comprimento (picape): 5,400 mm
Altura (picape): 1,920 mm
Entre-eixos (picape): 3,198 mm
Rodas (picape): 20 polegadas
Comprimento do reboque: 4,060 mm
Altura do reboque: 2,060 mm
Rodas do reboque: 16 polegadas

Comentários