VW Virtus GTS: versão esportiva parte de R$ 104.940


Primeiro sedã da Volkswagen a receber a sigla GTS, o Virtus acompanha seu irmão hatch Polo e passa a ter uma versão esportiva que traz de volta as três letras que eram sinônimo de esportividade desde os anos 1980 e 1990. Produzido em São Bernardo do Campo (SP), o Virtus GTS já está nas concessionárias da marca com preço a partir de R$ 104.940.


Da mesma forma que o Polo GTS, o Virtus GTS traz como principal diferencial o motor batizado de 250 TSI (1.4, com 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque com etanol ou gasolina), combinado ao câmbio automático de seis marchas AQ 250, com conversor de torque. Esse conjunto mecânico faz o sedan acelerar de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e atingir a velocidade máxima de 210 km/h.


O motor, da família EA211, equipa versões do Jetta, Tiguan, T‑Cross. Fabricado em São Carlos, no interior de São Paulo, ele traz turbocompressor e injeção direta de combustível.


Na dianteira do Virtus GTS, são novos os faróis full LED, que trazem filetes vermelhos que se interligam à grade. O novo para-choque traz aberturas para o radiador no estilo colmeia. As rodas são diamantadas, de 17 polegadas, com pneus 205/50. O Virtus GTS traz ainda um discreto defletor traseiro pintado em preto brilhante sobre a tampa do porta-malas, e a seção inferior do para-choque traseiro foi ligeiramente redesenhada, embora, diferentemente do Polo GTS, não haja ponteira dupla de escape. As lanternas traseiras são escurecidas e as capas dos retrovisores são pintadas em preto brilhante.


A cabine do Virtus GTS tem forro de teto, bancos e forros de porta na cor preta. Os bancos dianteiros são mais firmes, com apoios de cabeça integrado. Já quem vai atrás conta com saídas de ar e entrada USB logo abaixo.


O volante do Virtus GTS é o mesmo do Polo GTS, com acabamento de couro e costuras vermelhas e a sigla GTS na base. Também há detalhes na cor vermelha nas molduras das saídas de ar, na moldura da alavanca de câmbio e nos tapetes.


É também item de série para o Virtus GTS o quadro de instrumentos digital (Active Info Display) com iluminação vermelha. O sedã oferece também o seletor do modo de condução, que altera sua personalidade, afetando inclusive o som do motor – o motorista pode escolher entre os modos “normal”, “ecológico”, “esportivo” ou “individual”. Quando é selecionado o modo esportivo, entra em ação o atuador sonoro, que intensifica virtualmente o ruído do motor.


A lista de equipamentos de série do Virtus GTS segue a do Polo GTS e traz: chave presencial e partida por botão, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré), sistema start/stop (que desliga e liga o motor nas paradas), sistema multimídia Discover Media, com tela colorida de 8 polegadas sensível ao toque, com GPS, espelhamento de conteúdo de celulares através do App-Connect e comandos por voz; detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e o controlador automático de velocidade de cruzeiro.


Como opcional está disponível o pacote Beats, com o sistema de som que inclui alto-falantes, tweeters, subwoofer e amplificador, além da prancheta de variação do espaço no porta-malas (s.a.v.e.) e rede para objetos no compartimento.


O Virtus GTS está disponível em duas opções de cores sólidas (Preto Ninja e Branco Cristal) e três metálicas (Prata Sirius, Cinza Platinum e Azul Biscay – esta exclusiva para as versões GTS de Polo e Virtus).


Em termos de segurança, o Virtus GTS vem equipado com 4 airbags, bloqueio eletrônico do diferencial, controles eletrônicos de tração e estabilidade, bem como o sistema de frenagem automática pós-colisão (Post-Collision Brake).

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