Chevrolet e Hyundai celebram suas participações nas vendas de carros 0km no Brasil em 2020


Com a crise do coronavírus no Brasil em 2020, montadoras de automóveis ficaram paradas, concessionárias fechadas e parte do público que considerava comprar um carro zero acabou revendo seus planos. Ainda assim, a indústria automotiva comercializou 1,9 milhão de automóveis e comerciais leves ao longo do ano que acabou de terminar. A Chevrolet fechou 2020 com uma participação de mercado de 17,4%, registrando 338,6 mil unidades vendidas. Este é o quinto ano consecutivo de liderança da marca no Brasil, ajudado em grande parte pelo Onix, líder de vendas em nosso mercado desde 2015.

Sozinho, o Onix teve 135,3 mil unidades emplacadas no Brasil em 2020. A Chevrolet liderou também entre os sedãs, com o Onix Plus. Foram 83,4 mil unidades emplacadas, volume que garantiu sua terceira colocação na classificação geral de vendas, atrás apenas do Onix e do HB20 hatch. Outro sucesso da marca foi o Tracker, que começou a ser vendido a partir de março, justamente na época em que iniciou o fechamento geral do comércio no Brasil. Com 49,3 mil unidades emplacadas no ano, ele foi o SUV com maior crescimento em volume de vendas - foram 6,7 mil unidades comercializadas somente no mês de dezembro.

A Chevrolet aproveitou para informar que irá investir R$ 10 bilhões no Estado de São Paulo e são estratégicos para o desenvolvimento e a produção de novos automóveis, além da ampliação da oferta de equipamentos, entre eles o OnStar e o Wi-Fi nativo. Falando no OnStar, o sistema de assistência e concierge completou cinco anos de operações no Brasil com mais 215 mil veículos com o sistema ativo em 2020, o que representa 80% de crescimento em comparação a 2019.


Já a Hyundai se consolidou em 2020 no "Big 4", grupo das quatro montadoras de maior volume do Brasil, superando Ford e Renault. A marca comercializou 167.449 unidades no acumulado de janeiro a dezembro, alcançando participação de mercado de 8,6%. Este volume representa queda de 19,4% em relação ao mesmo período de 2019, mas o mercado sofreu retração maior, de 26,7%. Com o ganho de 0.8% de participação, a Hyundai passou do sétimo lugar em 2019 para o quarto lugar em 2020. 

O bom resultado é ainda mais expressivo ao se considerar que a linha HB20 (que teve 110.535 unidades comercializadas no ano, considerando as variantes hatch, sedã e aventureira) e as versões do Creta (que registrou 47.759 unidades vendidas em 2020) representaram cerca de 95% do total de veículos comercializados pela Hyundai em 2020 no Brasil. Sozinho, o HB20 hatch teve 86.551 unidades negociadas em 2020, fechando o ano como o segundo carro mais vendido no Brasil.

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