Seja bem-vindo, 2021! As novidades que devem marcar o ano no Brasil

Texto e projeções | Júlio Max
Fotos | Divulgação

O ano de 2021 promete ser promissor, apesar das dificuldades vividas em 2020. No segundo semestre do ano que passou, o Brasil viu uma retomada no interesse por carros novos após meses de concessionárias fechadas e linhas de produção paralisadas por conta da quarentena imposta pelo coronavírus. Existem expectativas de que as vendas de automóveis novos retornem aos patamares de 2019: algo em torno de 2,7 milhões de unidades comercializadas no Brasil. Previsões à parte, fato é que as montadoras estão fortemente empenhadas em trazer novidades para os consumidores. Confira os lançamentos mais aguardados para o ano que está iniciando:

Audi

A marca irá importar da Alemanha a quarta geração do A3 nas carrocerias Sportback (hatch de 4 portas) e Sedan. Por ora, não há planos de fabricar o novo A3 nem o Q3 no Brasil. Tanto o Sportback quanto o Sedan deverão ser trazidos em versões com o motor 1.5 TFSI a gasolina aliado ao câmbio automatizado de dupla embreagem S tronic. Logo depois da série limitada Black S line do Q3, anunciada para este mês de janeiro, chega às lojas o A5 Sportback reestilizado. 

Outro modelo confirmadíssimo para o Brasil é o e-tron GT, que terá também uma versão esportiva, a RS e-tron GT (este terá cerca de 700 cv). O modelo tem dimensões similares às do RS 7 e completará a família de veículos elétricos, hoje composta pelo Audi e-tron e e-tron Sportback. Caso siga as especificações do carro-conceito homônimo, ele deverá render o equivalente a 590 cavalos, força suficiente para levá-lo de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. Com uma carga completa, o cupê de quatro portas elétrico deverá ter autonomia ao redor dos 400 quilômetros.

BMW

O grupo automotivo alemão afirma que fará quinze lançamentos em 2021, só que isso inclui carros da BMW, da MINI e motos. Entre os carros da BMW, os principais lançamentos serão esportivos. O M3 chega com visual controverso e o motor 3.0 6-cilindros em linha de 480 horsepower, tração traseira e câmbio manual de 6 marchas. Já a versão Competition rende ainda mais força (510 horsepower), gerenciada pelo câmbio de 8 marchas M Steptronic, com a força também direcionada às rodas traseiras. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, vai de 0 a 200 km/h em 13,7 segundos e retoma de 80 a 120 km/h em 4,1 segundos em quarta marcha. Na versão Competition, o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h baixa para 3,9 segundos, o tempo de 0 a 200 km/h passa a ser de 12,5 segundos e a retomada de 80 a 120 km/h ocorre em apenas 2,6 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h, mas com o M Driver's Package é possível chegar a 290 km/h. Já o M2 CS (foto abaixo) é uma versão focada em performance do cupê mais compacto e esportivo da marca, com motor de 450 cavalos.

CAOA Chery

Depois de ter investido em modelos mais sofisticados em 2020, como o Tiggo 8 e o Arrizo 6, a montadora volta a dar atenção ao seu carro de entrada, o Tiggo 2, que será reestilizado. A frente, externamente, é o ponto em que o modelo aventureiro-urbano mais terá mudanças, com redesenho do capô, faróis, grade e para-choque. Na parte interna, também são esperadas modificações no estilo do painel.

Totalmente novo, o Tiggo 7 em nada lembra o modelo anterior, inspirando-se nas linhas do irmão (de 7 lugares) Tiggo 8. Outra novidade já antecipada pela CAOA Chery será a introdução da linhagem de luxo Exeed no Brasil.

Chevrolet

Reestilizado para o mercado norte-americano, o novo Equinox deve ser uma das próximas novidades da Chevrolet para o Brasil. As principais modificações de estilo ocorreram na frente, agora com faróis divididos em dois segmentos pela moldura da grade frontal, que ficou maior. Para-choques, lanternas e rodas também foram redesenhados. Por dentro, o Equinox recebeu novidades também adotadas no Cruze, como o sistema multimídia MyLink de terceira geração (com melhor qualidade gráfica e Wi-Fi compartilhável a bordo) e o botão para inibir o funcionamento do Start/Stop.

Será que a Chevrolet vai assistir impassível o mercado dos hatches aventureiros com cada vez mais representantes? Atualmente, as vendas do Onix continuam garantindo sua liderança entre os carros mais vendidos do Brasil, mas nada impediria que, posteriormente, seja apresentada uma opção aventureira do hatch como uma alternativa ao Tracker. 

Falando nele, o SUV compacto poderá ganhar a versão Midnight, já existente no Onix Plus. Caso obedeça à lógica do sedã (e também do Equinox Midnight, recentemente retirado do mercado), o Tracker Midnight deverá ser baseado em uma "versão intermediária quase completa" (provavelmente a LTZ) com a decoração em preto nas rodas, frisos e gravatinhas da Chevrolet. A cor preta da carroceria deverá ser a única disponível.

Também tem boas chances de chegar ao Brasil a nova Silverado - ela já foi apresentada aos nossos vizinhos argentinos, mas a versão que será vendida por lá ainda está sendo definida. Em um evento de exposição de modelos da marca no litoral dos "hermanos", ela apareceu com o motor 3.0 TurboDiesel de 281 cavalos e 63,1 kgfm de torque, que deve ser também o da Silverado a ser vendida no Brasil.

Fiat

A primeira das várias novidades que devem ser apresentada pela marca é o crossover derivado do Argo, o Projeto 363 - o nome definitivo do modelo, que chega no primeiro trimestre de 2021, ainda é um mistério. Mas, considerando que Argo e Polo possuem 4 letras e Virtus e Cronos possuem 6 letras, considerando que o Projeto 363 será para o Argo o que o Nivus é para o Polo, podemos esperar por um nome de cinco letras para o novo modelo.

Assim como o Nivus, o Fiat "363" terá o "miolo" igual ao do carro que lhe deu origem - portanto, o entre-eixos e o formato das portas devem ser os mesmos do Argo. O que realmente será exclusivo do crossover serão a frente e a traseira; também se espera que o novo modelo tenha porta-malas maior. Já o interior deverá ser bem parecido com o do Argo, assim como o Nivus aproveita muita coisa do Polo na parte interna. Uma das novidades do "363" deverá ser o sistema multimídia com as mesmas funcionalidades de Strada e Toro, como o espelhamento de tela de celulares mais recentes sem fio e a interface com novo layout e perfis de usuário configuráves.

Em meados do ano, a novidade deverá ser o Toro reestilizado. A linha 2022 da picape, à exemplo do Jeep Compass (que também será reestilizado), terá poucas novidades externas - basicamente, faróis (agora com iluminação Full LED nas versões mais completas), grade com o novo símbolo da Fiat e para-choque mais agressivo. Mas na parte interna, as mudanças serão mais profundas, com painel redesenhado e opção, em versões topo-de-linha, da central multimídia com tela vertical, como na RAM 2500. O Toro terá o motor 1.3 Turbo Flex e o 2.0 Turbodiesel (espera-se que com acréscimos de potência e torque), mas o velho motor 1.8 E.torQ Flex deverá ser mantido na versão básica Endurance.

Argo e Cronos, que tiveram ligeiras atualizações para incorporar a nova identidade visual da Fiat, deverão receber a opção de câmbio automático continuamente variável (CVT) para as versões intermediárias com o motor 1.3 Firefly aspirado, enquanto as versões mais completas abandonam o motor 1.8 E.torQ em prol do novo 1.0 Turbo Flex.

A Strada terá novas versões em 2021. A nova opção básica Working 1.4 Cabine Plus (simples) terá capacidade de carga maior do que a da Endurance com o mesmo tipo de carroceria e deverá sepultar a antiga geração da picape, ainda em produção na carroceria de cabine simples. Por ser destinada ao trabalho, a Strada Working deve vir com menos equipamentos de série (e principalmente, menos opcionais) do que a versão Endurance. 

Mas não é só: a Strada Volcano deverá dar origem às versões especiais Ranch e Ultra, já existentes no line-up do Toro. A Ranch deverá vir com diferenciais como bancos em couro, estribos, santantônio diferenciado e engate traseiro. Já a versão Ultra, se seguir a mesma lógica do Toro, virá com uma cobertura rígida na caçamba que possui uma abertura para cima, ao estilo de uma tampa de porta-malas. Para fechar com chave de ouro, a Strada deverá ter também a opção do câmbio CVT aliado ao motor 1.3, tal qual Argo e Cronos.

Existe ainda a possibilidade da importação da nova geração do 500, agora elétrico. Mas isso vai depender de como o real permanecerá diante do dólar norte-americano e do próprio retorno que as montadoras enxergam para os carros elétricos no Brasil.

Ford

A Ford já anunciou quatro novidades para o ano de 2021, mas não especificou quando cada um dos novos modelos chega. Nossa aposta é que a primeira novidade a chegar às concessionárias seja a Ranger Black, uma versão "all-black", a exemplo de Amarok Black Style e S10 Midnight. A Ranger Black virá com detalhes pretos na grade, para-choques dianteiros e traseiros, rodas (exclusivas de seis raios vazados), racks, maçanetas externas e estribos. Além disso, há um santantônio integrado, similar ao da versão Limited, e lanternas escurecidas. Internamente, o aplique prateado acima da tampa do porta-luvas e ao redor das saídas de ar deu lugar a uma textura em cinza.

Pelo que foi possível notar em relação aos detalhes que as fotos entregam, a Ranger Black não será uma versão topo-de-linha. Os faróis da versão Black são simples como os das versões XLS e Storm, e não em LED como nas opções XLT e Limited. Além disso, a Black não possui determinados itens da versão Limited: note a chave encaixada no tambor de ignição na foto acima (a Ranger Limited tem chave presencial com partida do motor por botão), e os botões do controlador de velocidade de cruzeiro não incluem a opção de estabelecer distância de veículo à frente.

Outro detalhe que nos chamou a atenção, no console, é que ela não possui o seletor de tração ao lado da alavanca de câmbio, nem os botões referentes a bipes do sensor de estacionamento (embora ela tenha sensor de ré), controlador de velocidade de descida e bloqueio do diferencial.

No mais, a Ranger Black terá revestimento de couro preto nos bancos, apoio de braço e volante, quadro de instrumentos com duas telas digitais, travas, retrovisores e vidros elétricos (com função um-toque para o motorista), comandos de som, telefone, computador de bordo e piloto automático no volante, sistema multimídia Sync 3 com tela sensível ao toque de 8 polegadas, duas tomadas 12 Volts e duas entradas USB no console frontal, ar-condicionado automático de duas zonas, entre outros itens.

As outras novidades já confirmadas são o Mustang Mach 1, o Bronco Sport e o Transit. O Mach 1 é uma edição limitada com motor 5.0 V8 de 486 cavalos, 20 cv a mais que o Mustang GT Black Shadow comercializado atualmente no Brasil, e traz alguns componentes mecânicos dos modelos Shelby GT350 e do GT500. 

A Ford ainda não confirmou qual modelo do Bronco será vendido no Brasil, mas tudo aponta para o modelo Sport - ele chegou a rodar em testes no Piauí no ano de 2019. E o Transit vai ser fabricado no Uruguai em 2021 e disputar mercado com modelos como Fiat Ducato e Renault Master.

Honda 

Na Honda, as principais novidades serão os City em carroceria hatch e sedã, sendo que o modelo de três volumes chega primeiro. Em nosso mercado, eles estarão em uma faixa de mercado similar ou um pouco superior aos Toyota Yaris hatch e sedã, que também serão levemente reestilizados em 2021. Desatualizado, o Fit deverá ser eliminado do "line-up" da marca no Brasil, enquanto seu derivado aventureiro, o WR-V, deverá dar lugar ao inédito ZR-V, mas isso somente em 2022. Outra novidade da marca já prometida, mas ainda não efetivamente comercializada em nosso País, é o Accord híbrido.

Hyundai

Nem adianta torcer o nariz. A HMB irá fabricar em Piracicaba o Creta com este mesmo (polêmico) visual já presente em mercados asiáticos, na África do Sul e no México, como foi possível observar em alguns flagras feitos no Brasil do modelo circulando camuflado em testes. Mudanças, se houver, serão mínimas. O novo Creta virá com mudanças profundas na frente, traseira e painel, mas, a exemplo do atual HB20, as dimensões permaneceram praticamente as mesmas do modelo anterior: a distância entre-eixos cresceu 2 centímetros (passando a 2,61 metros) e a largura espichou 1 cm (1,79 m). No Brasil, a tendência é de que o modelo conte com as opções de motores 1.6 aspirado e 1.0 turbo com injeção direta de combustível já existentes no HB20.

Jeep

A principal novidade será o Compass reestilizado, no primeiro semestre de 2021. Por fora, as mudanças são bem discretas e incluem faróis, grade, para-choque e rodas. A traseira, por exemplo, não muda. Mas o interior foi totalmente repaginado: painel, forros de porta, volante, quadro de instrumentos e sistema multimídia (agora com tela em posicionamento superior, parcialmente desmembrada do painel) estão entre as boas novas. Além disso, o novo Compass, que chegará como linha 2022, deverá ter o motor 2.0 Tigershark flex substituído pelo 1.3 Turbo flex com potência ao redor dos 180 cavalos, enquanto o 2.0 Turbodiesel deverá ter acréscimos de potência e torque. Estes dois motores estarão no Jeep Renegade posteriormente, porém o 1.3 Turbo flex deverá render cerca de 150 cavalos no SUV de menor porte.

No segundo semestre, será lançado o Jeep de 7 lugares (Projeto 598) que será feito em Goiana (Pernambuco) junto com Compass, Toro e Renegade. A marca antecipa que ele não será um mero enxerto de carroceria em relação ao Compass. Deverá ter, portanto, visual exclusivo na frente e na traseira, e terá com certeza um nome diferenciado, ainda desconhecido.

Kia 

O primeiro lançamento da Kia para o Brasil este ano será a terceira geração do Soul, que já está chegando às lojas em versão única (U. 600) pelo valor de R$ 129.990 mais o preço da pintura (R$ 2.000 para tons metálicos e R$ 2.500 para cores perolizadas). A lista de equipamentos inclui ar-condicionado digital de 2 zonas, banco do motorista com ajustes elétricos (inclusive lombar), carregador de celular por indução, chave presencial com partida do motor por botão, seletor de modos de condução, teto solar elétrico, central multimídia com três entradas USB, head-up display, faróis Full LED e retrovisores com rebatimento elétrico, entre outros itens.

Apesar do visual totalmente novo, o conjunto mecânico é o mesmo da geração anterior, composto pelo motor 1.6 16v que aceita gasolina ou etanol, aliado ao câmbio automático de 6 marchas. 

Após o balde de água fria do Rio, que chegou com poucas versões e argumentos fracos de venda no fervilhante segmento de hatches "compactos premium", a Kia se prepara para embarcar na categoria de maior evidência no Brasil - o de SUVs compactos. E será com o Seltos, feito sobre a mesma plataforma do bem-sucedido Creta. O Seltos virá importado - em outros mercados, ele possui motor 1.6 aspirado nas versões básicas e 1.4 Turbo nos modelos mais caros. 

Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz anunciou em dezembro de 2020 que está encerrando as operações em sua linha de montagem de Iracemápolis, onde eram feitos o Classe C e o GLA - ambos modelos em curso de renovação, e que em breve voltarão a vir importados de outros países. O GLA, inclusive, já está pronto: falta definir apenas em que versões ele será vendido no Brasil. É a primeira renovação total desde o lançamento, que ocorreu em 2014 no Brasil. A nova carroceria encolheu alguns milímetros em comprimento e largura, mas ficou 10,6 cm mais alta e com distância entre-eixos 3 centímetros maior, o que representou mais espaço para os ocupantes. Por dentro, espere pelas mesmas tecnologias do atual Classe A, como as duas telas de 10 polegadas, o assistente pessoal MBUX acionado pela linguagem coloquial e os comandos no volante com botões que entendem os gestos dos dedos.


O novo Classe C será apresentado mundialmente este ano e não deve demorar a chegar ao Brasil. Flagras internacionais mostram o modelo rodando com camuflagem pesada na frente e na traseira, mas com a lateral descoberta - e bem parecida com a do atual Classe E, mas em proporções um pouco menores.

Mitsubishi 

Para 2021, a principal novidade da marca deverá ser o Eclipse Cross reestilizado. Sua dianteira agora conta com faróis mais finos, grade superior com novas aberturas e para-choque mais agressivo, com maior área para as luzes laterais. Rodas e saias laterais passam a incorporar estilo mais esportivo. Atrás, foram eliminados o vidro traseiro bipartido e as lanternas interligadas por uma barra vermelha, elementos polêmicos de estilo. Agora, ele vem com vidro único com limpador e lanternas que invadem apenas parcialmente a tampa do porta-malas. O Eclipse Cross passa a vir de série com central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas que está mais próxima das mãos e conta com botões de atalho de acesso mais fácil. Houve ainda pequenas mudanças de acabamento interno. O motor 1.5 Turbo MIVEC aliado ao câmbio automático continuamente variável (CVT), com a tração integral S-AWC, permanecem.

Nissan

O Kicks reestilizado será a principal novidade da marca para o Brasil. Se o nosso País foi o primeiro no mundo inteiro a ter o SUV disponível nas concessionárias no lançamento em 2016 (inicialmente ele foi importado do México, mas até mesmo os mexicanos tiveram que esperar alguns meses para comprá-lo), agora a reestilização do modelo 2021 foi inicialmente apresentada na Tailândia e outros mercados asiáticos, e posteriormente nos Estados Unidos. 

O Kicks passa a ter grade frontal ampliada, faróis mais afilados e com LEDs, novas rodas e para-choques mais arrojados. No interior, o Kicks passa a ter novos revestimentos na versão SR com o pacote Premium Package. Um dos principais destaques é o novo sistema multimídia, com tela de 8 polegadas nas versões SV e SR. Com bordas mais arredondadas e em preto-brilhante, a central multimídia traz ponto de acesso a redes Wi-Fi para atualização do sistema, e até quatro entradas USB dependendo da versão: duas na parte da frente do console e mais duas voltadas para os ocupantes traseiros. O console central foi totalmente redesenhado. Agora, o Kicks passa a ter freio de estacionamento elétrico com Auto-Hold (recurso que dispensa a necessidade de manter o pé no freio em paradas quando acionado). Sem necessidade do freio de mão, os porta-copos entre os bancos dianteiros ficaram maiores, e há também um novo apoio de braço com porta-objetos embutido.

Já o Sentra deverá vir em sua nova geração basicamente para cumprir tabela no lineup nacional da Nissan. Fabricado em Aguascalientes, assim como o Versa, o mais provável é que o novo Sentra seja oferecido em poucas versões - há rumores até de que seria trazido em versão única. Totalmente novo, o Sentra incorpora aprimoramentos mecânicos interessantes, como a suspensão traseira independente (a exemplo de Civic, Corolla e Jetta GLI) e direção elétrica com cremalheira. Já o motor 2.0 tem rendimento de 149 horsepower. O estilo segue as atuais diretrizes de design da Nissan, com vincos mais fortes, faróis e lanternas mais horizontalizados, grade "V-Motion" significativamente maior e opção de pintura da carroceria em dois tons, como no Kicks.

Peugeot


Depois de lançar o 208 e seu portfólio completo de versões, a Peugeot parte para a atualização do 3008. O SUV médio traz novidades no estilo dos faróis, grade e para-choques, semelhantes ao estilo frontal do 508 vendido na Europa. Rodas e estilo dos LEDs das lanternas também mudam. Na parte interna, a mudança mais relevante é o sistema multimídia com tela ampliada. O 3008 deve continuar a ser trazido com a motorização 1.6 THP, aliada ao câmbio automático de 6 marchas.

RAM

A picape 1500 será vendida no Brasil, e chega a partir de abril em sua versão Rebel (off-road); também existem planos de comercializar a versão Laramie. Por ora, a picape virá inicialmente apenas com o motor 5.7 V8 HEMI de 400 cavalos e 56,7 kgfm de torque, movido a gasolina. A pré-venda da RAM Rebel foi um sucesso: as 100 primeiras unidades se esgotaram em pouco mais de 18 horas. Cada um dos consumidores precisou fazer antes o pagamento de um sinal de R$ 20.000, a serem abatidos do valor total, de R$ 419.990. 

Essa primeira centena de exemplares da RAM 1500 Rebel virá com o pacote opcional Level II, que inclui som Harman Kardon de 900 watts e 19 alto-falantes, head-up display, retrovisor interno com imagem de câmera, tampa traseira multifuncional (abre para baixo ou de forma lateral) e detalhes escurecidos no emblema dianteiro, área central do para-choque e rodas. As primeiras unidades adquiridas chegam ao Brasil no início de abril. As 50 concessionárias da RAM no País estão recebendo pedidos, cujas entregas estão previstas para o começo de maio: é possível encomendar a 1500 Rebel sem o pacote Level II a partir de R$ 399.990.

Renault

A marca se prepara para apresentar o Captur reestilizado. Externamente, as mudanças se concentram na parte frontal: o SUV passa a ter faróis em LED e grade redesenhada, além de novas opções de cores e rodas. O interior passa a trazer o volante do novo Duster, sistema multimídia com novo layout e mudanças de acabamento interno. Mas a principal novidade será mesmo o motor 1.3 Turbo TCe flex, aliado ao câmbio automático de 8 marchas simuladas. De acordo com o Autos Segredos, o rendimento será de 170 cavalos, com torque superior a 25 kgfm. Este mesmo conjunto mecânico também deverá estar nas versões mais completas do Duster.

Outro que também foi flagrado em testes no Brasil é o Renault Zoe reestilizado. O hatch elétrico é um ponto-chave na promoção da identidade "ecologicamente consciente" da marca, e deve ser importado em um novo lote neste ano com as modificações pelas quais passou na Europa, que incluem frente retocada e painel inteiramente novo. Na segunda metade de 2021, a expectativa é pela reestilização do Kwid. No entanto, não espere pelas mesmas modificações pelas quais ele passou nos mercados da Índia e África do Sul, que possuem faróis divididos. O modelo brasileiro manterá o formato atual do conjunto ótico, que terá redesenho interno. A grade virá praticamente fechada, com duas pequenas aberturas centrais, e os para-choques terá estilo mais esportivo.

Toyota

Os modelos Yaris Hatch e Sedan serão reestilizados tomando por referência as mudanças já apresentadas na Tailândia. Será a primeira vez em que a dupla terá novidades visuais desde o lançamento em 2018. Externamente, as mudanças são discretas e envolvem o redesenho dos faróis, grade, para-choque e rodas. Na parte interna, as novidades se resumem ao sistema multimídia atualizado com duas entradas USB para carregamento voltadas para os ocupantes traseiros. 

Na Tailândia, a dupla também ganhou alerta de colisão frontal, alerta do não-uso dos cintos traseiros e alerta de saída de faixa não-sinalizada em algumas versões. O modelo mexicano (nas fotos) não possui estes equipamentos, só que é preciso ponderar que lá a versão mais completa, S, tem um nível de equipamentos intermediário entre as versões XL e XS feitas no Brasil.

O Corolla a partir de março terá mais uma versão em seu catálogo, a GR-S, seguindo a tradição de ter uma versão com visual esportivo - no passado, já foram oferecidos os modelos S e XRS. Por fora, o sedã com a sigla Gazoo Racing Sport traz para-choques mais agressivos, faróis de LED com acendimento automático, luzes diurnas e faróis de neblina também de LED. Na traseira, ele possui novo spoiler na tampa do porta-malas, lanternas de LED e emblemas que identificam a versão. Seu motor 2.0 de ciclo Atkinson, flex, rende 177 cavalos com etanol a 6600 rpm, e 169 cv, também a 6600 giros, quando abastecido com gasolina. O torque é de 21,4 kgfm a 4400 rpm com ambos os combustíveis, e o câmbio automático mantém as 10 marchas. A Hilux também deve voltar a ter a versão de apelo off-road GR Sport.

Mas a novidade mais esperada da Toyota é mesmo o Corolla Cross, que será fabricado no Brasil, possivelmente a partir do primeiro trimestre de 2021. O SUV do Corolla está, na linha global de utilitários da marca, acima do Yaris Cross e abaixo do RAV4. É possível notar que o Corolla Cross buscou inspiração no RAV4 principalmente no estilo da lateral e alguns elementos da traseira, como as lanternas horizontais de formas retas que atravessam a tampa do porta-malas. Se por fora o Corolla Cross em nada lembra o Corolla sedan já comercializado no Brasil, por dentro é possível entender o porquê de ter sido aproveitado seu nome. Todo o painel é rigorosamente idêntico ao do irmão mais velho, bem como o console entre os bancos; uma das poucas diferenças está na junção entre painel e console, que é maior e ganhou um porta-objetos mais espaçoso. Construído sobre a plataforma TNGA-C/GA-C, ampliada em relação ao atual Corolla, o Cross terá versões movidas a gasolina ou híbridas.

Volkswagen

A principal novidade da VW será o Taos, que começa a ser vendido até abril. Ele deverá ter duas versões, Comfortline e Highline, ambos com o motor 1.4 TSI Flex aliado ao câmbio automático com conversor de torque e seis marchas, o mesmo conjunto mecânico do Jetta 250 TSI. Assim como ocorre no Nivus, as diferenças entre as versões do Taos se concentram em equipamentos e detalhes de estilo. A versão Comfortline não terá a barra em LED que interliga os faróis ao símbolo frontal da Volkswagen nem os faróis de LED "IQ. Light" com luzes de conversão dinâmicas, e as rodas serão um pouco menores que as da versão Highline.

O modelo topo-de-linha terá itens como: quadro de instrumentos digital Active Info Display com tela de 10,25 polegadas, central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas e seletor de modos de condução, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Start-Stop, ar-condicionado automático digital de 2 zonas, chave presencial com partida do motor por botão, freio de estacionamento elétrico, retrovisores externos com desembaçadores, revestimentos de couro nos bancos, painel e forros de porta, acendimento automático dos faróis, carregador de bateria de celular por indução, alerta de veículos em pontos cegos, frenagem automática de emergência e ACC com função Stop & Go (diferentemente do Nivus, em que o controle total volta para o motorista em velocidades inferiores a 20 km/h, o Taos pode fazer uma frenagem completa caso o veículo à frente também esteja parado e, caso o automóvel à frente volte a andar para a frente em 3 segundos, o Taos retoma à velocidade estabelecida).

Comentários