O Salão de SP acaba hoje: balanços positivos... e negativos!



Encerra hoje, com pompa de exposição de importância internacional, o 26º Salão de São Paulo, realizado no Pavilhão do Anhembi. O evento teve 10 dias abertos ao público (e mais alguns reservados a jornalistas), que pagaram 40 reais pelo ingresso (adultos).

O Salão de São Paulo teve muitas atrações de diversas marcas, algumas reveladas apenas durante o evento. Como exemplo, o Volkswagen RockeT, o Fiat Mio, Chevrolet Agile Crossport...



Outros carros até já haviam sido mostrados em outros locais do mundo, mas chegaram “de surpresa” no Salão. É o caso do Peugeot HR1, VW Amarok cabine simples, BMW Vision efficientDynamics e Toyota Prius Plug-in Concept.

A invasão chinesa se deu com os veículos das marcas: Chana, Lifan, Effa (abaixo, a Pick-Up e a Plutus), Haima, Brilliance, JAC e Chery.





Todas elas apresentaram novos veículos, alguns já prontos para serem vendidos, como o Chery Cielo.




O Chery QQ - leia-se quiu-quiu, como no inglês - é o carro 0 km mais barato do Brasil

Os expositores usaram da criatividade para chamar a atenção de seus veículos, como o caso da apresentação do Lifan 320, que contou com a participação especial do cover do Mr. Bean. (Seria uma mensagem subliminar? Afinal, o 320 é a cara do MINI Cooper...)



As marcas tradicionais – Fiat, Ford, Chevrolet e Volkwagen – guardaram alguns lançamentos. Chega às lojas em breve o Bravo, hatch médio que concorrerá na faixa de “hatches médios modernos”, como o Focus e o Hyundai i30.



Outro que surge é o Uno Sporting, com decoração – apenas visual – bem esportiva.

Já a Ford lança oficialmente o novo Edge, igual ao comercializado desde o começo do ano na América do Norte. Apesar de ser um face-lift, parecem mudanças bem profundas, como ocorreu com o Fusion, que, aliás, ganha a versão Hybrid, que será o carro oficial da presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

O Chevrolet Camaro finalmente desembarca em solo brasileiro, por R$ 185 000 e motor V8 de 400 cavalos. Chega em companhia da Nova Montana e do Omega...



...que volta a ser importado na versão Fittipaldi (o ex-piloto de F1 esteve no Salão para apresentar o sedan de luxo), e com algumas alterações – que só quem tem um, ou quem entende mesmo de carro, iria perceber.



Carros-conceito chamaram muita atenção – podem-se citar entre eles o GTbyCitroën, modelo virtual que, a pedidos, se tornou real.



Também se destacaram o Hyundai Nuvis, o Kia Soulster, o modelo da Falcon inspirado no Toyota FT-HS (acima), o Fiat Uno Cabrio (será que pode virar realidade...?), Nissan Leaf e Toyota FT-EV.



Sem contar o Chevrolet Aveo (acima e abaixo), que pode dar pistas sobre o Projeto Ônix (a.k.a. Novo Celta...).



Os esportivos fizeram a cabeça de muitos...



Foram apresentados o Aston Martin Rapide...



...Peugeot RCZ, Bentley Continental Supersports...



...Honda CRZ, sem falar nos utilitários esportivos: novos Porsche Cayenne e VW Touareg, BMW X3 e MINI Countryman.


Porsche Panamera
Sedans de luxo tinham de todos os gostos! A Hyundai mostrou de uma só vez o Azera 2011, o Sonata, o Genesis e o Equus. A Audi impressionou os visitantes com a alta tecnologia do A8, enquanto na Kia eram exibidos o Optima e o Cadenza, que tomam, respectivamente, os locais do Magentis e do Opirus.

> POSITIVO!

Rossin-Bertin Vorax. O orgulho da indústria nacional atraiu muita gente. O modelo ainda não está pronto para comercialização, o que deve ocorrer em 2012, e utiliza diversos componentes da BMW, com estilo de concept-car.



Eu quero este carro de presente...
Bugatti Veyron. Pena que o modelo ficou “distante” dos meros mortais, que nem com os R$ 7 600 000 pedidos por ele conseguiriam comprá-lo...

Pagani Zonda R. R$ 10 milhões. E tempo de 0 a 100 km/h de incríveis 2,5 segundos. Compradores a vista?

Modelos híbridos e elétricos. A exibição de veículos ecologicamente corretos conscientizou diversos visitantes de que ter um modelo que não necessite de um combustível como a gasolina já não é mais ficção. E alguns dos carros já são vendidos, como o Mercedes S400 Hybrid. Outros virão em breve.


O Nissan 370Z transparente nem combustível consome, apenas o óleo da Shell...

> NEGATIVO...
Toyota Fine-S.



Certo que a tecnologia de utilizar hidrogênio como combustível é rara até hoje. Porém exibir um protótipo construído em 2003 como sendo a maior novidade...

Renault Sandero Stepway Concept.



O carro mais frufru do Salão, com direito a luzes no local da grade e florzinhas estampadas na carroceria. Se a re-estilização do Sandero seguir este conceito à risca...



Sem Donto no Salão. A fábrica argentina iria apresentar em primeira mão o Donto P1, modelo com motor de Audi que poderia participar de corridas. Mas não havia espaço restante no Anhembi. Será que nenhum dos stands poderia ceder seu espaço, por uma nobre causa?

Auto Esporte apoiando transformações bizarras. O piloto Tarso Marques fez a insanidade de alterar radicalmente um Cadillac, utilizado como atração no stand do Auto Esporte. Eu hein...



Golf baleado. Bem que o pessoal no stand da Wendler poderia ter ao menos ter feito o favor de ter atirado no Golf 4,5!!!



Fotos: Eugênio A. Brito (abertura).
Todos as outras fotos da matéria foram cedidas por Guilherme Neves. Muito obrigado!

Comentários