Raio-X dos Toyota Etios Hatch e Sedan


Quando foram trazidos para o hall do Teresina Shopping (próximo ao McDonalds), as duas unidades do Toyota Etios expostas causaram diversas reações (e o Auto REALIDADE esteve no primeiro dia de exposição para conferir). Os interessados no modelo poderão realizar o pré-pedido e serem posteriormente convocados pela concessionária local (Newland) para adquirir o Etios a partir de 28 de setembro.



Não foram tantas as pessoas que se desviaram de seus trajetos para conferir de perto o novo compacto da marca, e quem o fez, não demonstrou tanto entusiasmo. Salvo raras exceções, o design não impressionou, especialmente o do Etios sedan, comparado diversas vezes com o rival Renault Logan. Já o Etios hatch fez boa figura, ajudado pela cor verde-claro.



O visual do Etios é conservador, sem os vincos e ousadias que vão despontar nos concorrentes Hyundai HB20 e Chevrolet Onix. Não é fotogênico: merece ser visto de perto.



A frente, bicuda, é similar à do modelo indiano, apresentado ao mundo em 2010. A lateral, plana, possui maçanetas simples e grandes.



A traseira possui lanternas curvas em ambos os modelos, com design interno fora do padrão. As calotas, simples e que deixam à mostra as rodas de ferro, lembram o Nissan March. E apesar das fotos sugerirem mais semelhanças entre os dois, ao vivo não se confundem.


Etios conta com repetidores das setas nos para-lamas; calotas são aro 14''
Apenas uma palheta de limpador de para-brisa na frente, com dois braços
Outro ponto-da-discórdia foi o painel. Os instrumentos, posicionados ao centro, foram chamados tanto de “inovadores” quanto de “difíceis de ler”, sendo que a visualização não é das melhores, atrapalhados pela iluminação precária. O desafio, de verdade, é enxergar a quilometragem e o marcador de combustível na minúscula tela abaixo do velocímetro.



As versões expostas não foram identificadas, mas vinham com ar-condicionado, airbags frontais, freios ABS com EBD, abertura interna de porta-malas e tampa do tanque e sistema de som original. Os painéis internos das portas não contavam nem com uma forração de tecido. Os dois para-sois contam com espelhos, os botões e alavancas são práticos, o porta-luvas é refrigerado e grande, com 13 litros de capacidade (tanto que a tampa atrapalha o passageiro) e o tecido dos bancos é austero. O extintor, como nos Hyundai, não possui capa de tecido, mas está melhor posicionado (abaixo do banco do passageiro). Existem vários nichos para guardar objetos, a maioria deles sem tampa.

O acabamento dessas unidades pré-série parece mais semelhante ao dos Etios que serão comercializados, mas aguardemos a chegada do modelo às concessionárias.



Já o espaço interno foi aprovado pelos interessados. Não chega a ser enorme, mas é suficiente para cinco pessoas (são 2,63 metros de entre-eixos). Pena que os apoios de cabeça traseiros do sedan sejam mais curtos que os do hatch e o passageiro do meio conta apenas com cinto subabdominal.


Painel de porta traseiro oferece local para latas/garrafas pequenas


E o porta-malas do Etios sedan (maior que o do Corolla, destacou a vendedora) não me pareceu tão grande quanto o propagandeado. Sem falar que possui apenas uma pequena luzinha.



Declarado com 562 litros (enquanto o Cobalt, com o maior-porta-malas, oferece 563 litros), a tampa "pescoço-de-ganso" atrapalha. O Etios hatch conta com capacidade mais modesta: 263 litros.



Os motores 1.3 e 1.5 T-FLEX são coerentes com a proposta do Etios, inclusive com a de economia, pois, como bem lembrou o integrante do grupo Auto REALIDADE no Facebook Thiago Barbosa, o cofre não recebe pintura (apenas primer + verniz). Ambos possuem dezesseis válvulas e contam com o tradicional "tanquinho" de partida a frio com gasolina.



O hatch terá disponível os dois propulsores, enquanto o sedan virá apenas com o 1.5. Potência e torque não foram divulgados, mas deverão ser de 84/90 (gasolina/etanol) cavalos para o motor 1.3 e 92/96,5 cavalos para o motor 1.5. A Toyota só vai liberar o test-drive nos modelos em outubro, mas já giramos a chave no contato e o motor se mostrou com ruído um pouco acima do esperado (confira no vídeo).

E não há previsão de câmbio automático, como o Hyundai HB20 deverá oferecer logo na estreia.



Ao que tudo indica, o Etios terá seu espaço no mercado, especialmente para consumidores que já possuem confiança na marca Toyota. Quem curtir as peculiaridades do Etios terá um carro espaçoso, simples, com garantia de três anos e sensação de confiabilidade. Porém, a racionalidade do modelo incomoda em alguns pontos. E os vendedores terão que fazer um bom trabalho para o consumidor não optar por outros modelos.

A Toyota divulgou que o Etios custaria por volta de R$ 35 000 na versão 1.3 hatch, chegando a R$ 48 000 (Sedan 1.5 completo), este último um preço exagerado frente aos concorrentes. Resta saber se por estes valores ele traz bom custo-benefício.



Os dois exemplares do Toyota Etios estarão em exibição no hall do Teresina Shopping (próximo ao McDonalds) de hoje até 11 de setembro. Todos poderão entrar nos carros, conferir motor e porta-malas e realizar o pré-pedido na concessionária Newland.



Confira o vídeo do Toyota Etios



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O Etios começou a ser produzido na fábrica de Sorocaba (SP) em agosto; a fábrica tem capacidade produtiva de 70 mil unidades anuais e teve US$ 600 milhões investidos



Leitura dos instrumentos não é das melhores; o painel é simples e fácil de operar



Botão que levanta o capô lembra os "afogadores" dos carros antigos


O motor 1.5 terá 13,8 kgfm de torque (com etanol)


Nenhum painel de porta conta com tecido, ao menos não nestas versões


Etios 1.3 terá 12,8 kgfm de torque com etanol


Retrovisores são acionados por alavanca interna


Como no March, os relevos no teto colaboram com a aerodinâmica


Comentários

Anônimo disse…
Parabéns pela matéria e vídeo. O preço assusta. Não vou nem se o emblema for pintado de ouro.