Audi prologue piloted driving: autônomo antecipa o futuro


Na CES (Consumer Electronics Show), diversas montadoras apresentaram novos carros e tecnologias - inclusive automóveis autônomos como o Mercedes-Benz F 015 Luxury in Motion, uma promessa para 2030. A Audi, por outro lado, revela um conceito mais próximo da realidade de nossos dias. É o prologue piloted driving, variação do prologue exposto em novembro de 2014 no Salão de Los Angeles (EUA). Por fora, o carro-conceito traz carroceria num tom de cinza-escuro e novas rodas aro 22''. A montadora garante que o prologue piloted driving foi construído como show-car para a CES, mas é inegável que está sendo desenvolvida sua faceta de produção em série - o "A9", versão cupê do A8 para rivalizar com o recém-lançado Mercedes Classe S Coupé.



O prologue piloted driving chega a oferecer mais potência e torque, com o motor 4.0 TFSI atuando em conjunto com um propulsor elétrico: são 677 horsepower e nada menos que 96,9 kgfm de torque. Desta forma, ele chega a ser tão rápido quanto o Audi R8 V10 plus: acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. Já as emissões de dióxido de carbono na atmosfera são de contidos 185 gramas por quilômetro rodado.




O interior conta com telas ultrafinas de diodos emissores de luz orgânicos (OLEDs), quadro de instrumentos com tela colorida, Audi MMI touch com interface similar a tablets, acesso à internet por meio de um ponto de acesso de Wi-Fi e comandos sensíveis ao toque para acionamento dos faróis, inclusive. O zFAS, assistente de controle de condução, guia o carro por auxílio de sensores, câmeras, lasers de scanners e dos mapas do GPS, dispensando a atuação do motorista em diversas situações.



Comentários

ILAFFO disse…
How much does it cost? - Dr. José Washington