Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo AWD: convivemos cinco dias com este SUV


Texto e Fotos | Júlio Max, de Teresina - Piauí

Nos Estados Unidos, o Chevrolet Equinox pode ser considerado um velho conhecido dos consumidores: lá, ele é fabricado desde 2004. Aqui no Brasil, a importação oficial do SUV médio começou a partir de sua terceira geração, no final de 2017, em substituição ao Captiva, que tinha porte equivalente. Na época, o modelo trazia como principal destaque seu motor 2.0 de 262 cavalos. A oferta deste propulsor foi encerrada no mercado norte-americano (e, consequentemente, também em nosso País) em 2021, e todas as versões passaram a ter o 1.5 Turbo. Em 2022, o utilitário foi submetido a uma reestilização, sendo oferecido nas versões RS e Premier. Nós do Auto REALIDADE pudemos conviver com o Equinox em sua versão Premier AWD por cinco dias e contamos agora as impressões ao volante deste modelo!


A reestilização promovida em maio de 2022 fez com que o Equinox incorporasse linhas mais modernas e alinhadas com outros produtos da Chevrolet. O conjunto ótico passa a ser visualmente desmembrado em dois setores: na parte superior, estão as luzes de posição, que se convertem nas luzes de seta caso necessário, ambas de LED - o nome do carro é gravado nas extremidades destas lentes. Logo abaixo ficam os faróis principais, concentrando os fachos baixo e alto (também com diodos emissores de luz e nivelamento automático) acompanhados dos projetores, que são exclusivos desta opção topo-de-linha. Estas lentes são separadas por barras cromadas na grade dianteira, que também abriga a tradicional gravata da Chevrolet (com fundo dourado na versão Premier). O para-choque traz linhas mais agressivas do que no modelo anterior, incorporando faróis de neblina (ausentes no RS) acompanhados de molduras cromadas, aberturas de ar e refletores laterais na cor laranja.


No ângulo lateral, a principal novidade do Equinox é o estilo das rodas de liga leve, que são de 19 polegadas e contam com pneus Hankook Kinergy GT de perfil 235/50, que devem receber 35 libras. As caixas de roda dianteiras e traseiras possuem revestimento de carpete. A versão Premier traz vários detalhes cromados, como os contornos e botões das maçanetas externas e os frisos que contornam a parte inferior das janelas; já as barras longitudinais de teto (funcionais, e que suportam 100 quilos após instalação das barras transversais) possuem a tonalidade prata-anodizado. Com capas na cor da carroceria, os espelhos externos incorporam luzes de seta, lentes com desembaçadores (que funcionam quando o desembaçador traseiro está ativo), bordas curvas na peça do motorista e luzes de alerta de veículos em pontos cegos, que piscam quando um veículo na região lateral-traseira está muito próximo e a seta é acionada neste momento.


A traseira traz lanternas que invadem a tampa do porta-malas, incorporando bordas escurecidas, luzes de posição de LED que se interligam e os piscas também com diodos emissores de luz. Na lente esquerda fica a luz de neblina, enquanto à direita está a luz de ré. O aerofólio traseiro incorpora a terceira luz de freio (brake-light). O para-choque traseiro possui dois refletores e friso cromado. A placa do veículo fica sobre a tampa do porta-malas e conta com dois focos de iluminação amarelados; nesta região também fica alojada a câmera de ré. Do lado esquerdo ficam as identificações "Equinox Turbo"; à direita, os logos "AWD Premier". Sob o para-choque, do lado esquerdo, uma saudação curiosa: a gravatinha da Chevrolet é projetada no chão de forma luminosa. Se o pé for passado nesta região em um movimento de chute, a tampa do porta-malas pode ser eletricamente aberta e fechada (desde que a chave presencial esteja até 1 metro próxima). Bem discreta, a saída de escapamento fica direcionada para o lado direito (portanto, o lado oposto ao da portinhola do combustível).


A carroceria mantém exatamente as mesmas dimensões do modelo anterior, sem tirar nem por um milímetro: 4,65 metros de comprimento, 2,725 m de distância entre-eixos, 2,105 m de largura (incluindo retrovisores; sem os espelhos, são 1,84 m) e 1,70 metro de altura, incluindo as barras de teto.


A parte interna do Equinox reestilizado teve mudanças leves. Os gráficos da tela colorida do computador de bordo, ao centro do quadro de instrumentos, foram atualizados, assim como as padronagens dos revestimentos. Por fim, o sistema multimídia passa a oferecer alguns recursos novos. O tom predominante do interior é preto, sendo que bancos e insertos de couro das portas possuem costuras na cor bronze e cinza-escuro. Na versão Premier, também há cromados em detalhes do volante, em torno do quadro de instrumentos e em volta das saídas de ar do painel.


O volante traz aro revestido de couro com costuras aparentes e possui, no raio esquerdo, comandos de operação do controlador de velocidade de cruzeiro (acompanhado do botão que permite seleção de distância do veículo à frente em três níveis para o alerta de colisão frontal, mas o piloto automático não é do tipo adaptativo, que reduz ou aumenta progressivamente a velocidade em função do automóvel adiante) e ativação ou desativação do assistente de permanência na faixa (uma luz amarelada indica a operação do sistema). No raio direito estão os comandos de voz, telefone e operação das informações no quadro de instrumentos. Atrás dos raios do volante também há botões para controle do som (do lado esquerdo, alternam entre faixas e estações ou entre itens favoritos; à direita, permitem o ajuste do volume). A coluna de direção ajusta em altura e profundidade de forma manual, através de uma alavanca na parte inferior, e conta com capa emborrachada para sua proteção.


O quadro de instrumentos mescla instrumentos analógicos e digitais. Conta-giros (com escala até 8 mil rpm; curiosamente, sem faixa vermelha), indicadores do nível de combustível e da temperatura do líquido de arrefecimento do motor, além do velocímetro (que marca até 260 km/h) são exibidos com ponteiros vermelhos. A iluminação predominante é branca, com aros no típico tom "Ice Blue" da Chevrolet marcando presença no tacômetro e no velocímetro. Na hora da partida, as luzes-espia se acendem e todos os ponteiros fazem a varredura de suas escalas (curiosamente, em movimento lento). A tela colorida de LCD do quadro de instrumentos dispõe das seguintes informações:
  • Página inicial: exibe ícones de assistências ativadas, indicação da velocidade da via (utiliza informações da base de dados do GPS), velocímetro digital, relógio, autonomia estimada e, mais abaixo, bússola, hodômetro total (durante os primeiros momentos da ignição, esta informação é substituída pela indicação do uso dos cintos traseiros) e posição do câmbio.
  • Informações: mostra o ícone de velocidade da via acompanhado do velocímetro digital, os dados de Percurso 1 ou Percurso 2 (cada qual com sua distância percorrida e consumo de combustível em km/l), a autonomia estimada junto com o consumo instantâneo de combustível, além de vida útil estimada do óleo do motor, pressão individual dos pneus (em kPa), indicação de vida útil do filtro de ar, indicador de economia de combustível nos últimos 100 quilômetros (mostra um gráfico de consumo instantâneo, em que a barra azul mostra se o veículo está abaixo, próximo ou superando a média dos últimos 100 km e o melhor resultado de consumo), velocidade média, cronômetro (conta segundos, minutos e horas), distância do veículo à frente (exibe o valor em segundos; pode registrar tempo de 0,5 segundo a mais de 2,5 segundos do veículo adiante), gráficos de assistência ao motorista (mostra o carro dentro das demarcações da pista e se há um veículo à frente; sempre mostra o mesmo ícone de um automóvel que lembra um BMW), tensão da bateria, temperatura do líquido de arrefecimento do motor, gráficos de barras que mostram o consumo nos últimos 50 quilômetros percorridos (cada barra representa 5 km) e pressão do óleo do motor em kPa.
  • Áudio: exibe a estação sintonizada ou as informações da faixa de áudio; apertando o botão com o ícone "check" no volante, é possível entrar no menu de áudio. O submenu Rádio/Mídia permite escolher a fonte de som. Em "procurar mídia", é possível encontrar músicas, favoritos, por álbuns, gêneros e também vídeos (somente o áudio é reproduzido). Também é possível ver Favoritos e configurar se os botões atrás do raio esquerdo do volante vão alternar entre itens favoritos ou entre as faixas e estações.
  • Navegação: mostra bússola e localização atual do veículo; o menu de navegação permite acessar destinos recentes ou favoritos.
  • Telefone: caso haja um celular pareado com o veículo, exibe informações de chamadas do aparelho.
  • Opções: permite a desativação do controle de tração e/ou do controle de estabilidade, ativar ou desativar alguma(s) da(s) página(s) do menu Informações, definir os itens mostrados na página inicial, estabelecer um alerta de velocidade excedida (pode ser acionado entre 5 e 250 km/h, em intervalos de 1 em 1 km/h; se os botões do volante forem pressionados mais longamente, o intervalo passa a ser de 5 em 5 km/h) e ver informações do código de software aberto.

A tela também exibe ícones em caso de pedestre detectado à frente, gráficos dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, avisos textuais em caso de ativação ou desativação de alguns recursos e indicador de porta aberta, tampa traseira aberta ou capô aberto.

A haste do lado esquerdo concentra as funções de seta e faróis altos ou baixos; nela há um botão que permite acionar a comutação automática do facho dos faróis, que liga a luz alta a partir de 40 km/h conforme a necessidade e passa automaticamente para a luz baixa quando não houver necessidade da luz mais intensa ou outros veículos forem detectados. Um leve toque na alavanca, sem aciona-la até o clique, faz as setas acenderem três vezes. Pela central multimídia é possível programar se as luzes externas vão permanecer acesas segundos após o desligamento do veículo.

A haste dos limpadores dianteiros e traseiro traz as opções de varredura uma vez (1x), off, Auto (atua conforme a detecção do sensor de chuva, com possibilidade de ajuste da intermitência variável em cinco opções), contínua lenta (Lo) e contínua rápida (Hi). Girando a ponta da haste é possível acionar o limpador de trás, inclusive também em modo intermitente. Pela central multimídia também é possível alterar parâmetros de operação dos limpadores, como atuação do sensor de chuva e acionamento do limpador traseiro quando a ré for engatada e as palhetas dianteiras estiverem em funcionamento.

A tela sensível ao toque de 8 polegadas do sistema multimídia MyLink é semelhante a de outros modelos da Chevrolet, tanto nos gráficos quanto nas funcionalidades. Dispõe de três telas iniciais: a primeira dá destaque à mídia em reprodução e aos mapas de GPS (integrado ao aparelho), com atalho para o menu de telefone. As outras duas concentram os ícones (até 8 em cada tela) que podem ser reordenados e excluídos. No Equinox, estão disponíveis por padrão os atalhos Áudio, Telefone, Navegação, Roteador Wi-Fi, Usuários, Configurações, Apple CarPlay, Android Auto, Aplicativos, Serviços OnStar e myChevrolet. Podem ser instalados os aplicativos Alexa, Spotify e The Weather Channel na memória do sistema. Abaixo da tela há botões para acesso ao menu inicial, avançar/retroceder faixas e estações, emudecer o áudio ou apagar as informações da parte superior, regular volume e retornar para o menu anterior.


O sistema possui espelhamento de aplicativos de celulares sem fio através do Android Auto e Apple CarPlay, além de Bluetooth para chamadas e streaming de áudio. Na versão Premier, está disponível um ano de Wi-Fi gratuito, com disponibilidade de 20 GB de dados por mês. Após este período, o pacote de internet, fornecido pela operadora Claro, deve ser pago à parte.


A câmera de ré é exibida na tela e pode ter as linhas de guia (que acompanham o esterço do volante) desativadas. Em caso de obstáculos próximos, há indicação visual amarela ou vermelha que mostram de que lado o condutor deve ter atenção.


O ar-condicionado digital de duas zonas conta com comandos físicos. Ao mexer no aparelho, momentaneamente as informações são reproduzidas na tela do sistema multimídia, mas, diferentemente do Bolt EUV, o Equinox não possui menu dedicado à climatização, até porque todo o aparelho pode ser controlado pelos botões do painel - nem sequer ao tocar na tela durante a exibição de informações de ar, é possível fazer algum ajuste. Dispõe de regulagem de ventilação entre os níveis 1 a 8, além de regulagem de temperatura para motorista e passageiro dianteiro de um em um grau Celsius (entre 17º C e 30º C), modo automático de funcionamento, sincronização das temperaturas com a escolhida pelo motorista


O sistema de som assinado pela Bose, exclusivo da versão Premier, dispõe de 5 alto-falantes (um em cada porta e um no painel) e dois tweeters (ambos no painel). A qualidade de reprodução de áudio agrada bastante, com nítida distribuição espacial do som e possibilidade de ajuste de graves/médios/agudos e do balanço/fader.


O início do console traz um porta-objetos que integra duas entradas USB (uma do tipo A, outra do tipo C) e uma entrada auxiliar, todas com bordas iluminadas, além de tomada de 12 Volts com tampa e entrada para cartão de memória SD. Nesta região também está o carregador de bateria de celular por indução (exclusivo da versão Premier), com potência de até 15 Watts, mas a superfície é um pouco curta e o aparelho pode ficar parcialmente para fora.


A alavanca de câmbio tem trilho reto e a gravatinha da Chevrolet em seu pomo. As posições são as tradicionais P, R, N, D e L. Na parte superior da manopla estão os botões + e - para que, quando o câmbio estiver em L, haja uma limitação da marcha máxima a ser engatada. Exemplo: em L1, o carro só utiliza a primeira marcha; em L3, o câmbio pode ser engatado na primeira, na segunda e no máximo até a terceira marcha.


Próximo da alavanca estão os botões para acionamento da tração integral (AWD, presente somente na versão topo-de-linha), controlador de velocidade em descidas (item também exclusivo da versão Premier), ativação ou desativação dos bipes dos sensores de estacionamento e do Easy Park (sistema de auxílio semi-automático ao estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares à esquerda ou à direita), além do botão do freio de estacionamento eletrônico.


Há também dois porta-copos com fundo emborrachado (entre eles, é possível encaixar a chave) e o apoio de braço com superfície macia. Ele possui uma maçaneta para acesso a um amplo porta-objetos que possui uma estreita bandeja removível, que fica instalada no lado direito e permite acesso mais fácil a objetos menores. O fundo deste baú tem revestimento de espuma e há uma luz de cortesia dentro deste porta-objetos. Aliás, o verso do apoio de braço também traz várias abas que podem guardar objetos pequenos.


Após a ignição ser desligada, é possível continuar a acionar os vidros elétricos, teto solar, persiana e sistema multimídia por 10 minutos, desde que nenhuma porta seja aberta. Nos 15 segundos que se seguem ao fechamento da porta do motorista, ficam iluminados os botões de faróis, travas, vidros, retrovisores, molduras das entradas USB/auxiliar dianteiras, freio de estacionamento, de partida (com luz âmbar com modo de acessórios ligado e luz verde com motor ligado) e do console de teto. Na partida do motor, também se acendem os botões do volante de frente para o motorista e as indicações das posições de câmbio.

Moldado em tecido macio e claro, o forro de teto possui para-sóis com abas porta-documentos (que são acessíveis com as peças fechadas), além de espelhos com tampas e iluminação que aumenta de brilho gradualmente. E as sombreiras podem ser puxadas para trás a partir do momento em que são deslocadas para as laterais, aumentando as chances da luz do Sol ser bloqueada.

O retrovisor interno possui lente anti-ofuscante, com escurecimento automático. O console de teto integra botões de operação do OnStar e traz indicação luminosa do afivelamento do cinto do carona e do funcionamento do airbag dianteiro do passageiro (que pode ser ativado ou desativado através de um switch no lado direito do painel, acessível pela porta dianteira direita). Também há duas luzes de leitura que podem se acender individualmente (acompanhada dos botões para desligar as luzes, acendê-las quando uma porta for aberta ou deixa-las continuamente acesas; nos dois últimos casos, as luzes traseiras e do porta-malas também acendem; entre estes botões há um foco discreto de luz, que ilumina sutilmente o console) e os comandos de acionamento elétrico da persiana e do teto solar panorâmico - ambos podem abrir e fechar por um toque, sendo itens exclusivos da versão Premier. O teto abre a parte dianteira (no fechamento por um toque, dispõe do recurso anti-esmagamento) e pode ficar na posição tilt, levantando a parte traseira do vidro ao apertar levemente o botão. O Equinox também dispõe de um porta-óculos com revestimento de carpete.


A parte inferior do painel conta com a alavanca para abertura do capô, o apoio para o pé esquerdo e os pedais (o de freio é emborrachado, e o acelerador, de plástico rígido).


A tampa do porta-luvas desce suavemente e o habitáculo traz espaço razoável, mas dispensa iluminação e nichos para objetos menores.


O lado esquerdo do painel concentra os comandos de iluminação. No lado esquerdo, ao apertar o botão e ele saltar, gira-se para regular o brilho dos instrumentos (que afeta também a claridade do sistema multimídia e de quase todos os itens iluminados da cabine, exceto molduras das entradas USB e botões do OnStar no console de teto); já do lado direito é possível alternar entre as posições de acendimento automático dos faróis, luzes de posição acesas ou faróis baixos acesos. Quando o seletor está na posição Auto, os faróis se apagam automaticamente (sendo possível, através do sistema multimídia, definir se haverá ou não o temporizador do funcionamento das luzes externas, entre 30 e 120 segundos). Já ao deixar o seletor nas outras posições, as luzes externas permanecerão acesas após o desligamento do carro (um bipe "ding-ding-ding", típico dos carros da Chevrolet, soa quando a porta do motorista é aberta para lembrar deste fato).


A chave do Equinox tem formato e funcionalidades similares aos de outros Chevrolet com função presencial. Afastando-se do veículo levando a chave, o Equinox é automaticamente travado. Com a chave próxima, o destravamento é feito assim que o botão da maçaneta externa é apertado. Há cinco botões, que permitem travamento e destravamento das portas (no travamento, as janelas e até o teto solar são fechados; ao apertar e segurar o botão de destravamento, os quatro vidros são abertos, caso a função esteja habilitada; ao destravar, as luzes externas ficam acesas por 30 segundos), partida remota (recurso exclusivo da versão Premier: é preciso primeiro apertar o botão de travamento para, em seguida, apertar e segurar o botão da partida por 4 segundos; o carro pode ficar ligado por 15 minutos, período que pode ser prolongado por mais 15 min, e o ar-condicionado é acionado com o mesmo ajuste feito antes da ignição ser desligada; após a partida remota, é necessário destravar o veículo e apertar o botão interno de partida para poder sair com o carro), comando para operação do porta-malas (o botão abre e fecha) e acionamento dos piscas acompanhado de 3 buzinadas (pressionado por pelo menos três segundos, soa o alarme de pânico). Um pequeno botão cromado permite a liberação da lâmina da chave. Se for detectada a chave dentro do veículo quando o carro estiver parado e uma porta for aberta para em seguida ser fechada, três buzinas soam como advertência. Os comandos da chave podem operar a uma distância de até 60 metros do Equinox. É possível programar o carro para ser "retravado" automaticamente caso o comando de destravamento seja executado mas ninguém abrir o veículo - porém, isto só acontece depois de 3 minutos.

A porta do motorista concentra os botões de travamento e destravamento do veículo (próximos de sua maçaneta interna; eles também acionam travas mecânicas nas portas traseiras), os comandos de ajuste e rebatimento elétrico dos retrovisores externos, o bloqueio das janelas traseiras (para que só o motorista possa aciona-las) e a operação dos vidros elétricos, que possuem a função um-toque (para cima ou para baixo) para todos os ocupantes e a função anti-esmagamento. A porta do passageiro dianteiro também dispõe dos botões de travamento e destravamento do veículo. Nos forros das portas dianteiras há generosos porta-objetos/garrafas: a parte inferior do apoio de braço da porta chega a ter um recuo na parte inferior para a acomodação de objetos mais altos e há também um nicho lateral capaz de receber, por exemplo, um guarda-chuva. Se nenhuma porta for aberta, os comandos elétricos de vidros, persiana e teto solar podem operar por até 10 minutos depois de desligada a ignição. Por motivos de segurança, se o carro estiver ligado, as maçanetas internas precisam ser puxadas duas vezes para poder destravar a porta. As maçanetas internas dianteiras, aliás, possuem focos de iluminação, assim como o painel.

O Equinox também dispõe de botão para acionamento da tampa do porta-malas, feito de forma motorizada na versão Premier. Girando o aro para a posição Off, a operação da tampa é feita de modo manual. Na posição 3/4, a abertura da tampa é limitada a três quartos de seu curso, ou, se configurada, a abertura pode ficar mais próxima do ângulo total (que é o curso da terceira posição, Max). Apertando o botão central, a tampa pode abrir ou fechar eletricamente.

Em termos de acabamento, o painel traz a parte superior com textura levemente emborrachada (que se estende até a parte superior do console central; é perceptível, ao tocar com a unha, que a superfície é mais macia do que os plásticos da parte inferior) e insertos de couro, que são bem mais macios. As portas dianteiras trazem áreas levemente emborrachadas na parte superior e vastas superfícies em couro, além do vão dos puxadores das portas macio ao toque. Na traseira, a área superior dos forros de porta é de plástico rígido, mas o couro em grande área e o vão emborrachado para as mãos foram mantidos.


Os bancos são revestidos de couro, com ajustes elétricos para o motorista em altura (em duas possibilidades: há o ajuste na região das coxas e na parte posterior) e distância do assento, inclinação do encosto e regulagem lombar (em duas direções, longitudinais), que funcionam mesmo com o carro desligado. Uma mordomia rara de ver nos carros do segmento, e exclusiva da versão Premier, é a memória de posição para o banco, que permite salvar duas posições (uma para cada chave do veículo) e configurar também o posicionamento "de saída" que o assento vai assumir (recurso que pode ser ativado ou desativado pela central multimídia), facilitando o desembarque do veículo. Para o passageiro, as regulagens são manuais e incluem distância do assento e inclinação do encosto. Os encostos de cabeça são reguláveis manualmente em altura através de botões. Os tapetes são de carpete, com duas presilhas para a peça do motorista, e há soleiras prateadas na dianteira com o nome do carro. Motorista e passageiro contam com alças de teto retráteis.


Na segunda fileira de bancos, a principal surpresa é o assoalho plano: um feito e tanto para um automóvel com tração integral. O ocupante do meio tem mais espaço para as pernas, ainda que haja uma limitação dessa amplitude por conta do avanço do console central. Outra coisa rara: quando os encostos dos bancos (divididos na proporção 60/40) são rebatidos para a frente, o assento acompanha o movimento, permitindo que a superfície do porta-malas fique planificada. O encosto dos bancos pode ficar em posição mais vertical, melhorando um pouco o espaço do porta-malas, ou mais inclinado - aumentando o conforto dos ocupantes.


A parte traseira conta com duas alças de teto retráteis (acompanhadas de ganchos fixos e luzes de leitura de LED que acendem ao terem as lentes apertadas), dois porta-revistas (razoavelmente rasos), duas saídas de ar-condicionado direcionáveis, duas entradas USB-A para carregamento e uma tomada de 12 Volts com tampa retrátil no console, além de encostos de cabeça ajustáveis em altura, apoio de braço em couro com dois porta-copos (trazem garras e fundo emborrachados) e tira de tecido para facilitar sua abertura, abas para acomodação dos cintos laterais quando os encostos dos bancos forem rebatidos e porta-garrafas nos forros traseiros (um pouco menores que os dianteiros). Curiosamente, as portas de trás possuem pinos que indicam o travamento ou destravamento do veículo. Os vidros traseiros descem até o final.


O porta-malas de 468 litros dispõe de cobertura retrátil do tipo esteira removível e um porta-objetos de 79 litros sob a tampa do assoalho (que é dobrável, com uma das faces de carpete e o verso em material que pode receber objetos molhados). Considerando o volume até o teto com 5 lugares, são 670 litros; com o rebatimento dos bancos traseiros, são 930 litros levando em consideração a altura até o canto superior do encosto dos bancos e 1627 L até o teto. O estepe, que fica abaixo do porta-objetos, utiliza uma roda de ferro de 16 polegadas com pneu de uso temporário (135/70), cuja pressão recomendada é de 60 psi. Conforme a Chevrolet, recomenda-se o uso deste pneu por no máximo 100 quilômetros a uma velocidade de ate 80 km/h.


Duas alavancas no lado esquerdo, acompanhadas de mais uma tomada de 12 Volts com tampa, permitem o rebatimento dos encostos traseiros - sendo que há outros dois puxadores nos próprios encostos dos bancos para desloca-los por dentro. Curiosamente, a iluminação do porta-malas fica alojada na parte traseira do teto. A tampa pode ser empurrada de forma manual (há até uma fenda para isso no forro, à direita do botão para o fechamento motorizado; neste modo, a tampa se revela pesada), mas é preciso atentar para o fato de não fazer isso caso esteja ocorrendo o acionamento elétrico, que pode ser feito por botão na chave, na porta do motorista, pelo gesto do pé sob o para-choque ou pelo comando externo.


Em termos de segurança, o Equinox conta com seis airbags (frontais, laterais nos bancos dianteiros e de cortina; ao abrir a porta do passageiro dianteiro é possível encontrar o switch de ativação/desativação da bolsa inflável do carona), travamento das portas com o veículo em movimento a partir de 13 km/h, alerta de esquecimento de objetos no banco traseiro (ativado quando uma das portas de trás for aberta enquanto o veículo estiver ligado ou até 10 minutos antes de ser ligado, emitindo um alerta textual no quadro de instrumentos; detecta quando uma porta traseira é aberta e fechada, indicando que pode haver algo no banco de trás), cintos dianteiros com pré-tensionadores, alerta de colisão frontal (detecta veículos a uma distância de aproximadamente 60 metros e funciona em velocidades acima de 8 km/h), frenagem autônoma de emergência (atua entre 8 km/h e 80 km/h), freios com antitravamento (ABS), distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de urgência (PBA), alarme perimétrico, fixações Isofix e Top Tether para cadeirinhas infantis no banco traseiro, alerta do não-uso dos cintos dianteiros e traseiros (detecta o peso dos ocupantes na frente e o desafivelamento atrás), além dos demais itens mencionados nesta matéria.


O motor 1.5 Ecotec Turbo, de quatro cilindros em linha e 16 válvulas, tem rendimento de 172 cavalos a 5600 rpm e torque de 27,8 kgfm na faixa entre 2000 e 4000 rpm. O propulsor conta com injeção direta de combustível e trabalha à taxa de compressão 10,1:1. A bateria conta com 60 Ampères. O capô é sustentado por vareta e possui manta de isolamento acústico. Já a parte inferior conta com o protetor de cárter. O câmbio é automático com conversor de torque e seis marchas.


O conjunto de suspensão é independente nas quatro rodas: na dianteira, utiliza-se o esquema McPherson com barra estabilizadora ligada a hastes tensoras e molas helicoidais com carga lateral. Na traseira, o Equinox traz o conjunto four-link. Os freios também são a disco nas quatro rodas, todos com 40,64 centímetros de diâmetro.


A portinhola do tanque de combustível pode ser aberta ao empurrar sua extremidade traseira com o carro destravado. Ao invés de tampa rosqueável, o bocal incorpora uma cobertura que é aberta ao ser empurrada com o funil da bomba do posto. Curiosamente, o Equinox Premier possui tanque de combustível maior que na versão RS (59 x 56,3 litros). O SUV da Chevrolet só pode ser abastecido com gasolina e a marca recomenda o uso de combustível Premium, de 95 octanas ou superior. Segundo a General Motors, a gasolina comum de 91 octanas pode ser usada, mas a aceleração será menos ágil e o consumo de combustível será mais elevado.


O peso da carroceria em ordem de marcha é de 1675 quilos. A versão Premier é, portanto, 114 quilos mais pesada que a RS.


O Equinox Premier tem preço de tabela de R$ 240.050. Estão disponíveis apenas três cores para a carroceria na linha 2023: o Preto Ouro Negro, metálico e sem custo adicional, além do Branco Summit, sólido, por R$ 1.100 adicionais, e o Prata Shark, metálico, exclusivo da versão Premier e que representa um adicional de R$ 2.000; é a cor da unidade do nosso test-drive. O Vermelho Radiant só está disponível para a versão RS.


Para 2024, a Chevrolet já confirmou que importará para o Brasil o Equinox EV (100% elétrico), que nada tem a ver com o modelo atual além do nome. A terceira geração do modelo, que conhecemos atualmente, continua à venda na América do Norte com o ano-modelo 2024, mas a linha 2025 do Equinox a combustão vai passar por uma repaginação completa - e terá carroceria diferente do EV. Ainda não está definido quando (e se) esta nova geração será comercializada no nosso País.

Impressões ao dirigir


Ao se acomodar em seu banco, o motorista logo percebe que o Equinox dá a impressão de ser bem parrudo - mais que alguns de seus rivais, inclusive. Como outros modelos de seu segmento, a posição de dirigir é naturalmente elevada. Ao fechar a porta do motorista, o Equinox exibe uma saudação, mostrando a gravata da Chevrolet nas telas do quadro de instrumentos e do sistema multimídia. Na partida, os faróis ajustam seus fachos para cima e para baixo, como em uma espécie de (outra) saudação, buscando automaticamente o nível ideal. A posição de dirigir é boa, graças aos amplos ajustes dos bancos e do volante. Mas os cintos de altura fixa (só regulam parcialmente em inclinação) e os posicionamentos dos pedais e apoio esquerdo, que fazem com que os pés fiquem muito flexionados, destoam deste conjunto - uma pena, pois a modulação de freio e acelerador é previsível e agradável. A ergonomia é, em geral, boa - ainda que os botões dos vidros na porta do motorista estejam avançados, o que pode fazer com que o condutor acione o comando do vidro traseiro quando a intenção era comandar o vidro dianteiro. O apoio dos bancos para o corpo é bom, especialmente as áreas laterais.


A visibilidade do Equinox é, em termos gerais, boa: é possível ver parcialmente o capô e as janelas fixas traseiras colaboram para mais visão do entorno. O retrovisor interno escurece quando luzes fortes são detectadas na traseira, o vidro traseiro traz boa área de visão, os encostos interferem pouco na visibilidade e os retrovisores são amplos, sendo que a peça do motorista traz borda convexa, aumentando ligeiramente o campo de vista. Esguichos (que jogam água em forma de gotículas, ao invés de jatos) e limpadores funcionaram adequadamente, e a iluminação proporcionada pelos faróis é muito boa, com alcance longo mesmo no facho baixo. A comutação automática da luz baixa para alta, e vice-versa, atuou de forma rápida e de acordo com as condições do ambiente.


A direção elétrica do SUV da Chevrolet é cômoda e precisa nas manobras (porém não leve em excesso), e vai passando mais firmeza em velocidades mais altas. O aro do volante é liso, bem-dimensionado e com abas pronunciadas para apoio das mãos, agradando ao tato. Mas o diâmetro de giro de 12,7 metros, equivalente ao de uma picape média, exige certa atenção nas manobras em retornos. A cabine é, de um modo geral, silenciosa, favorecida por itens como o para-brisa com isolamento acústico e o forro sob o capô. Apenas o bagagito do porta-malas fez barulhos em alguns momentos. O motor fala manso até cerca de 2500 rpm; depois disso, seu funcionamento fica bem mais perceptível aos ouvidos.


O conjunto de suspensão absorve com maciez os baques dos pisos irregulares, mas, em terrenos acidentados, sentem-se os chacoalhados verticais, e o conforto transmitido é um pouco menor do que em outros modelos de seu segmento - um reflexo das rodas grandes e dos pneus de perfil razoavelmente baixo, bem como dos componentes que distribuem tração para as quatro rodas. Ainda assim, a altura em relação ao solo é suficiente para que lombadas altas e valetas sejam superadas sem que o Equinox chegue ao fim de curso de suspensão ou raspe embaixo. Outro ponto positivo é perceptível nas curvas, onde o Equinox proporciona um comportamento mais seguro do que o comum nesta categoria - o controle de estabilidade costuma atuar ao menor sinal de que o carro vai desgarrar e a plataforma D2XX é a mesma da família Cruze, o que se reflete em um menor centro de gravidade da carroceria.


Os assistentes de condução funcionam bem. Programado para o nível mais longe, o alerta de colisão frontal é bem precavido e disparou algumas vezes durante nossa convivência. Chamam a atenção a luz vermelha refletindo no para-brisa e a vibração executada no banco do motorista. Aliás, o banco também vibra durante a atuação dos sensores de estacionamento e do alerta de tráfego cruzado traseiro, com a peculiaridade de que, se o veículo está vindo pela direita (por exemplo), só a parte direita do banco vibra. Quem não gostar do alerta vibratório pode trocá-lo por bipes tradicionais através das configurações do sistema multimídia - neste caso, os alertas dos sensores dianteiros soam mais agudos, em tom diferente dos traseiros. A partir de 40 km/h, podem ser ativados o piloto automático e o indicador de distância do veículo à frente.


O alerta de veículos em pontos cegos atua mesmo com o Equinox parado. Os espelhos externos acendem luzes amareladas quando algum veículo é detectado na região de pontos cegos. Se mesmo assim o motorista der seta indicando que vai se deslocar para a mesma faixa do automóvel no ponto cego, o SUV pisca a indicação luminosa no espelho para advertir que ainda não é a hora de mudar de faixa. Este alerta de maior proximidade, chamado pela Chevrolet pela sigla LCA, atua em uma zona de aproximadamente uma faixa em ambos os lados do veículo ou num raio de 3,5 metros, com zona de altura que fica aproximadamente entre 0,5 e 2 metros acima do solo. Já a advertência de veículos em pontos cegos (SBZA) se inicia aproximadamente na região da metade traseira de veículo, se prolongando em um raio de até 5 metros atrás do automóvel. O motorista também é avisado de veículos se aproximando rapidamente na parte traseira em um raio de até 70 metros, mesmo que eles estejam vindo logo atrás, e não na região lateral.


O assistente de permanência na faixa de rodagem é capaz de efetivamente corrigir o volante (de forma sutil), acendendo um ícone verde no quadro de instrumentos quando o Equinox está dentro das marcações da pista e um ícone amarelo quando o veículo está sobre as bordas da pista. Se o motorista passar alguns segundos sem corrigir o volante, o carro emite um alerta no quadro de instrumentos para que seja assumida a direção. O controlador de velocidade em descidas foi capaz de garantir que o Equinox descesse terrenos inclinados em um ritmo condizente com o local (a velocidade, de 3 a 22 km/h, pode ser alterada pelos botões do computador de bordo; o sistema atua em descidas de 10% de inclinação ou mais). E o assistente de partida em ladeiras tem a capacidade de manter o carro parado bem depois dos 3 segundos habituais da maior parte dos veículos; o SUV pode ficar até 5 minutos imobilizado, caso seja esta a configuração estabelecida no sistema multimídia. Após este tempo, o Equinox aciona o freio de estacionamento eletrônico. Porém, o modelo não chega a executar esta ação quando o motorista retira seu cinto e abre sua porta - algo que alguns rivais fazem. No uso cotidiano, sente-se a falta do Auto Hold, outro item presente até em modelos de segmentos inferiores, como o Fiat Fastback. Se serve de consolo, não é preciso exercer muita força no pé para manter o Equinox parado.


Já o assistente Easy Park, no lugar de reconhecer as marcações da pista (como alguns modelos mais recentes fazem), atua detectando outros veículos já parados. Testamos algumas vezes o funcionamento deste sistema. O esterço do volante é, de fato, totalmente executado de forma automática. O motorista deve se atentar para alternar de Ré para Drive (e vice-versa, conforme instruído pelo carro) e também deve dosar o pé no freio conforme necessário; a velocidade com a qual o Equinox executa as manobras sozinho é alta demais para um estacionamento autônomo, e exige atenção. Como o sistema tenta copiar o posicionamento de outro veículo já parado, existe a grande possibilidade de que, se o outro automóvel tiver parado "atravessado", o Equinox acabe também estacionando de forma desalinhada. Em ambientes escuros, o SUV acabou ocupando duas vagas em algumas ocasiões. Já em locais com mais luminosidade, o estacionamento ocorreu de forma bem mais precisa, respeitando as demarcações da vaga e com as manobras do volante para correção.


A transmissão aceita o desacoplamento do freio de estacionamento ao engatar a ré ou o Drive e acelerar (com as portas fechadas), ainda que seja perceptível a resistência do conjunto antes do deslocamento do veículo - mas, ao pressionar a posição Parking, é preciso engatar manualmente o botão do freio de estacionamento eletrônico. Quem dirige deve ter atenção quanto a esta característica, pois, a longo prazo, é prejudicial manter o carro parado apenas em P. Curiosamente, o Equinox aceita ser desligado sem pisar no freio e em outras posições de câmbio, mas avisa imediatamente no quadro de instrumentos para o condutor levar a alavanca até a posição Parking.


Durante uma lavagem, os respingos de água fizeram com que a tampa traseira abrisse de forma não-solicitada (há previsão no manual do proprietário de que isso pode acontecer; a mesma coisa ocorreu recentemente quando testamos o Ford Territory). A cerca de 90 km/h com o teto solar aberto, a turbulência é perceptível. Sob o Sol forte, como o do meio-dia, a moldura prateada em torno da alavanca de câmbio reflete muita luz.


A 100 km/h constantes, o ponteiro de conta-giros do Equinox marca 2000 rpm. O nível de vibrações dentro do carro é bastante atenuado em todas as situações, mesmo na partida. Outro item que contribui para o conforto é o ar-condicionado, bem eficiente mesmo em dias de muito calor e com a possibilidade de acionamento remoto nesta versão topo-de-linha. O câmbio faz trocas de forma nitidamente suave, sendo que as mudanças são mais perceptíveis pelo movimento do ponteiro do conta-giros. O modo L pode ser acionado a qualquer momento, bastando deslocar a alavanca de câmbio para trás. Ele pode auxiliar em momentos como nas subidas ou ultrapassagens em que não é recomendável que o carro avance para a marcha seguinte. Porém, os botões no pomo da alavanca são pouco ergonômicos. Uma pena que a transmissão não dispõe do modo sequencial, presente no Cruze.


O desempenho entregue pelo motor 1.5 Turbo está em um patamar intermediário para um modelo de seu porte. Para a aceleração de 0 a 100 km/h, optamos por desativar o controle de tração (o que faz os giros do motor durante a largada aumentarem de 1500 para 2500 rpm) e utilizar o modo Low até a quarta marcha (L4). Nas outras provas, o câmbio foi mantido em Drive. O Equinox ficou um pouco distante dos 9,2 segundos declarados pela fábrica para a versão RS, o que se explica pelo maior peso da carroceria e pelo fato do veículo estar abastecido com gasolina comum, e não com o combustível de maior octanagem (recomendado pela fábrica, porém bem mais caro e difícil de encontrar em Teresina). Veja os dados coletados em pista sem tráfego de veículos, com ar-condicionado desligado, somente o motorista a bordo e cronometragem automática pelo aplicativo GPS Acceleration:

Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,1 segundos
Retomada de 40 a 80 km/h: 4,3 segundos
Retomada de 60 a 100 km/h: 6,1 segundos
Retomada de 80 a 120 km/h: 8,0 segundos

Condições do teste

Temperatura externa: 28º C
Altitude (estimada): 71 metros
Pressão dos pneus: 208 kPa (dianteiros) e 212 kPa (traseiros)
Nível de combustível: cerca de 1/8 do tanque
Quilometragem do veículo durante os testes: 1321 km


Já em termos de consumo de combustível, o Equinox mostrou ter sede de gasolina. Durante nossa convivência, foram feitos dois reabastecimentos, e a média geral ficou longe dos 9,0 km/l que constam na tabela do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. É preciso levar em consideração o fato de que o SUV da Chevrolet, assim como outros automóveis da marca com chave presencial, não dispõe de um modo de ignição que permita o funcionamento de instrumentos, ar-condicionado e funções do sistema multimídia com o motor desligado - e, com isso, o propulsor precisou ficar ligado mais tempo do que o normal para a nossa geração de conteúdo. Além disso, os abastecimentos precisaram ser feitos com combustível de 91 octanas. Confira nosso consumo utilizando o carro predominantemente na cidade, com gasolina comum, uso constante do ar-condicionado e tração AWD desativada na maior parte do tempo.

Consumo de combustível médio: 7,6 km/l
Distância percorrida: 435,1 km
Velocidade média (estimada): 24,3 km/h

Até o primeiro reabastecimento

Consumo de combustível: 7,5 km/l
Distância percorrida: 232,1 km 

Após o primeiro reabastecimento, feito com o tanque na reserva - 18,976 litros

Consumo de combustível: 7,9 km/l
Distância percorrida: 103,9 km

Após o segundo reabastecimento, feito com o tanque em aproximadamente 1/4 do total - 13,35 litros

Consumo de combustível: 7,5 km/l
Distância percorrida: 99,0 km


Para concluir...


Hoje, o Chevrolet Equinox disputa mercado com bem mais alternativas de SUVs médios do que na época de sua chegada ao Brasil, competindo inclusive com opções híbridas e elétricas. O modelo da General Motors vive hoje o seu canto do cisne de sua atual geração, e muitas das tecnologias que encantavam e impressionavam em 2017 foram sendo gradativamente incorporadas a modelos de segmentos inferiores. Mas o Equinox ainda tem seus encantos. É um carro com belo visual, boa acomodação para cinco pessoas, porta-malas volumoso e pacote interessante de equipamentos de segurança e conveniência, além de ser uma das poucas opções do segmento com tração integral. Para quem está em busca de um utilitário de médio porte, vale a pena dirigir este SUV (e conferir as condições de compra com a concessionária).

Vem conferir a Galeria de Fotos do Chevrolet Equinox Premier AWD!












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