2025 será lembrado como o ano que marcou a chegada (ou o retorno) de uma série de marcas no mercado brasileiro. Geely, Leapmotor, MG Motor, Omoda & Jaecoo, GAC e Denza passam a oferecer seus automóveis para os consumidores em nosso País. Todas possuem o mesmo país de origem: a China. Ao mesmo tempo, as conterrâneas BYD e GWM passaram a montar nacionalmente alguns de seus modelos em território nacional (Dolphin Mini, Song Pro e King, no caso da BYD, e os modelos Haval H6, Poer P30 e Haval H9, da GWM), enquanto a Chevrolet está se utilizando da Planta Automotiva do Ceará (PACE) para manufaturar um carro 100% elétrico em território brasileiro, o Spark EUV. É a primeira vez que o Brasil pode dizer que monta automóveis totalmente elétricos, ainda que a nacionalização propriamente dita destes veículos ainda seja pequena, neste momento. Mas o Brasil não assistiu somente à invasão de carros híbridos e elétricos: modelos inéditos e reformulados foram apresentados em uma série de segmentos, incluindo novidades aguardadas há muito tempo.
Em janeiro, as principais novidades apresentadas ao mercado brasileiro foram: a chegada do Audi A3 Sedan reestilizado, a mudança de motores de modelos da Stellantis (o Fiat Mobi trocou o 1.0 Fire pelo 1.0 Firefly em todas as versões, enquanto o propulsor 2.2 Turbodiesel foi adotado para Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy, ao passo que o Fiat Fiorino abandonou o motor 1.4 Fire em prol do 1.3 Firefly) e a inclusão de equipamentos para Toyota Corolla Cross e Ram Rampage. Já o CAOA Chery Arrizo 6 Pro passou a ter o pacote de assistentes de condução Max Drive. A General Motors celebrou os seus 100 anos de operações no Brasil, enquanto a Toyota passou a oferecer garantia de 10 anos para toda a sua linha de automóveis (logo em seguida, a Lexus adotou o mesmo prazo de cobertura de fábrica) e a Renault nacionalizou a produção do motor 1.3 Turbo Flex, ao passo em que encerrou a produção do Stepway e da Oroch Outsider com o propulsor turbinado.
Em fevereiro, o Renault Duster chegou à linha 2026 com leves modificações e o Nissan Kicks de primeira geração passou por um reposicionamento de mercado, passando a atender pelo nome Kicks Play. Foi o modelo de transição, enquanto não chegavam o Kicks de segunda geração e o Kait. O motor 2.2 Turbodiesel de 200 cavalos passou a estar presente em versões da Fiat Toro e do Jeep Commander, enquanto Ford Transit e Mitsubishi Eclipse Cross ficaram mais equipados nas suas linhas 2026. A BMW apresentou ao Brasil a quarta geração do X3, inicialmente na versão M50 xDrive, enquanto a Kia começou a comercialização do elétrico EV9 e a Volvo lançou o SUV de 7 lugares EX90.
Em março, a Volkswagen revelou o aguardado Tera ao Brasil em pleno Carnaval e celebrou o marco de 1 milhão de exemplares do Polo fabricados nacionalmente; já a Fiat apresentou a linha 2026 do Argo, com leves modificações, e a série Lollapalooza Brasil para Pulse e Fastback. Enquanto isso, a Audi iniciou a comercialização do sedan esportivo RS 3 e a Renault apresentou o Kwid 2026 com alterações discretas e uma nova versão, a Iconic.
No mês de abril, a GWM iniciou a comercialização do Tank 300 e executou modificações leves nas linhas Haval H6 e Ora 03. Já a Volkswagen apresentou novas versões para o T-Cross (Extreme) e para o Nivus (Sense e GTS). O Fiat Cronos passou por uma reestilização um pouco mais abrangente em relação ao seu irmão Argo, enquanto a Chevrolet revelou a S10 100 Anos, série limitada baseada na versão Z71. Este foi o mês da estreia da Omoda & Jaecoo no Brasil, inicialmente com o Jaecoo 7 (híbrido plug-in) e com o Omoda E5 (100% elétrico).
Em maio, a Ford disponibilizou um lote limitado de 200 unidades do Mustang GT Performance com câmbio manual; todos os exemplares reservados para o Brasil se esgotaram em 60 minutos. Outras novidades da marca do oval azul para o Brasil no quinto mês do ano foram a F-150 Tremor e a Maverick Tremor, ambas com visual mais robusto e capacidade aprimorada de utilização fora-de-estrada. Já a picape Fiat Titano passou a vir importada da Argentina e recebeu uma série de aprimoramentos técnicos e em termos de equipamentos. A Jeep apresentou o Renegade Série Especial 10 Anos, celebrando uma década de produção de automóveis na fábrica de Goiana (Pernambuco), enquanto a Mitsubishi iniciou a comercialização da quarta geração do Outlander, com conjunto mecânico híbrido plug-in (PHEV), a Chevrolet passou a disponibilizar o Spin na versão de entrada 1.8 AT, a Fiat promoveu reestilizações no Pulse e no Ducato, a Audi passou a oferecer o A3 Sportback reestilizado e os novos A5 Sedan S line (que substituiu, de uma só vez, o A4 Sedan e o A5 Sportback) e A6 Sportback e-tron, a Hyundai apresentou a nova geração do Kona, o Volkswagen Tera teve todas as suas versões reveladas (MPI, TSI, Comfort e High, além da opção Outfit The Town), a BYD apresentou novidades para a linha 2026 dos modelos Song Plus e Song Plus Premium e ocorreu a estreia da GAC no mercado brasileiro, com cinco modelos de uma vez (quatro elétricos e um híbrido pleno): Aion V, Aion Y, Aion ES, Hyptec HT e GS4.
Em junho, a Chevrolet promoveu alterações na lista de equipamentos de S10 e Trailblazer, enquanto o Festival Interlagos revelou novidades da Honda, Ford, Ram e GWM que chegariam ao mercado nacional nos meses seguintes. A Fiat apresentou o Pulse Abarth reestilizado, enquanto a Volvo começou a oferecer o XC60 com face-lift e o EX30 Cross Country. Já a Foton iniciou a comercialização das picapes Tunland V7 e V9, ambas com conjunto híbrido-leve e motor 2.0 Diesel. Junho também foi o mês da apresentação da nova geração do Nissan Kicks à imprensa, em quatro versões: Sense, Advance, Exclusive e Platinum, todas com motor 1.0 Turbo e câmbio DCT. Já o Haval H6 estreou a série One, limitada a 2 mil unidades, e o Fiat Fastback passou por uma reestilização, assim como o Honda Civic Hybrid.
Em julho, a Chevrolet confirmou que faria cinco lançamentos no Brasil até o fim do ano de 2025. A primeira das novidades foi o Tracker reestilizado, com direito à série especial 100 Anos, seguido do Onix e do Onix Plus. Já a Montana passou a ter quadro de instrumentos com tela digital de 8 polegadas e central multimídia com display de 11 polegadas, novidades comuns aos modelos reestilizados da família GEM. O BYD Dolphin Mini chegou à linha 2026 com discretas novidades, assim como o Song Pro e o Dolphin GS, que receberam equipamentos. A Renault revelou o Boreal ao mundo e passou a oferecer a versão authentic para o Kardian, enquanto o Programa Carro Sustentável promoveu uma redução dos preços de tabela dos automóveis novos de entrada no Brasil que atendessem aos critérios estabelecidos pelo Governo Federal. O Jeep Compass chegou à linha 2026 com reordenação de sua gama de versões, que passou a ter menos opções - e deixou de contar com o motor Turbodiesel. Já a Honda apresentou o HR-V 2026, com leves modificações visuais e mais equipamentos de série. E a Geely retomou as suas operações no Brasil em parceria comercial com a Renault, passando a oferecer o SUV elétrico EX5 em duas versões: Pro e Max. O Fiat Mobi passou por modificações no painel e em detalhes externos.
No mês de agosto, a Fiat apresentou a linha 2026 da Toro, reestilizada e em seis versões. Já a Ram Rampage passou por leves atualizações. O GWM Ora 03 passou a ter a versão BEV58, enquanto o Honda City Hatchback estreou a versão Touring Sport. A Ram apresentou as picapes 2500 e 3500 reestilizadas e promoveu a primeira aparição da Dakota Nightfall, conceito que antecipa o visual da pickup que será oferecida no Brasil no início de 2026, ao passo em que a Volkswagen revelou a Edição Limitada Barretos 70 Anos para a Amarok. Já a Ford revelou o Mustang Dark Horse, com motor 5.0 V8 de 507 cavalos, e a GWM inaugurou sua fábrica de Iracemápolis, em São Paulo. O Jeep Commander passou por uma reestilização e o Renault Kardian recebeu melhorias em sua linha 2026.
Em setembro, a Mitsubishi apresentou a série limitada Tarmac para a picape Triton, enquanto a Toyota passou a oferecer a van Hiace no Brasil. A Ram Rampage estreou a série NFL Edition e a Citroën revelou a linha 2026 de C3, AirCross e Basalt, todos com novos equipamentos e versões, além de melhorias de acabamento. Já a Peugeot apresentou ao mercado nacional os híbridos-leves 208 GT e 2008 GT. O elétrico Chevrolet Spark EUV chegou às concessionárias, enquanto a Volkswagen iniciou o período de pré-vendas do Golf GTI. A GWM iniciou a comercialização da picape Poer P30 e do SUV de 7 lugares Haval H9, ambos montados no Brasil e com motor 2.4 Turbodiesel. A Audi iniciou a pré-venda do Q5 e do SQ5; já a BMW contra-atacou com a versão 30 xDrive M Sport do X3. A Toyota teve sua fábrica de motores em Porto Feliz (São Paulo) severamente danificada por fortes chuvas e ventos, fato que adiou o lançamento do Yaris Cross e mobilizou um plano de retorno de produção gradual.
No mês de outubro, a Chevrolet apresentou os primeiros exemplares restaurados do Projeto Vintage. O Renault Kwid E-Tech passou por uma reestilização abrangente, enquanto a GWM começou a oferecer no Brasil o Wey 07, com seis lugares. A BYD realizou a inauguração da sua fábrica em Camaçari (Bahia) e o Dolphin Mini passou a ter a versão de entrada GL, enquanto a Ram revelou a Dakota em sua configuração de produção em série e a Honda revelou ao Brasil o WR-V, sua principal novidade para o ano de 2025, além de promover discretas atualizações para ZR-V e Accord. Já a Volkswagen apresentou o Jetta GLI reestilizado. E a Hyundai passou a oferecer mais uma versão para o Creta, a Comfort Safety, enquanto o Mitsubishi Eclipse Cross estreou a série limitada Tarmac. A Omoda passou a ter mais dois modelos no Brasil: os híbridos 5 HEV e 7 SHS-P.
No início de novembro, a Geely adquiriu 26,4% de participação da Renault do Brasil e as duas marcas vão ter veículos produzidos em São José dos Pinhais, no Paraná. A Leapmotor, integrante do grupo Stellantis, fez a sua estreia no Brasil com o C10, que possui as motorizações BEV e REEV (respectivamente, 100% elétrico e híbrido com motor a combustão exclusivo para geração de energia elétrica). Já a Geely passou a oferecer o EX2 no mercado nacional, enquanto a Renault começou a comercializar o Boreal em três versões: evolution, techno e iconic. A Ford apresentou a Maverick Hybrid, enquanto a Chevrolet iniciou a comercialização do Captiva EV (em versão única, Premier) e anunciou o nome do seu SUV compacto que será produzido em 2026: Sonic. A MG Motor retomou suas operações no Brasil com três modelos: MG4, MGS5 e Cyberster. Já a BYD apresentou o SUV híbrido plug-in Atto 8, de 7 lugares, e a Mitsubishi iniciou a comercialização da Triton Savana, limitada a 80 unidades.
Novembro também foi o mês que marcou o retorno do Salão do Automóvel de São Paulo, após um hiato de sete anos. Uma das principais estrelas do evento foi o Honda Prelude, que teve seu lançamento nacional confirmado para o segundo semestre de 2026. Outras novidades já confirmadas para o Brasil no ano que vem incluem Jeep Avenger, Geely EX5 EM-i (híbrido), Toyota Yaris GR e Yaris Cross, Renault Koleos, Jaecoo 5, Jaecoo 8 e Denza Z9 GT, entre outros. As marcas presentes na 31ª edição deste evento foram: BYD, CAOA Changan, CAOA Chery, Citroën, Denza, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Leapmotor, Lecar, MG Motors, Mitsubishi, Omoda & Jaecoo, Peugeot, RAM, Renault, Suzuki Motos, Toyota e Vespa. Carros clássicos e esportivos presentes nos espaços Dream Lounge, Dream Car e Carde estiveram entre os mais fotografados do Salão de São Paulo de 2025. Uma nova edição do evento já está programada para o ano de 2027.
No início de dezembro, a Nissan realizou a revelação do Kait, que substitui o Kicks Play e passa a ser o SUV de entrada da marca no Brasil. Além disso, a comercialização do híbrido X-Trail e-Power está confirmada para o final de 2026. Já a Chevrolet iniciou a montagem dos primeiros exemplares do Spark EUV na Pace (Planta Automotiva do Ceará) e anunciou que o Captiva EV também terá unidades montadas no mesmo local a partir de 2026. A Ford anunciou que fará 20 lançamentos para o Brasil no período entre 2026 e 2027, enquanto a Volkswagen terá 10 lançamentos para a América Latina ao longo dos próximos anos, incluindo a chegada do novo Tiguan ao Brasil em 2026 e a produção do seu primeiro híbrido pleno flex em território nacional.
A fase L8 do Proconve passou a vigorar no Brasil no início de 2025, estabelecendo limites mais rigorosos para emissão de poluentes (como monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e material particulado, entre outros) em veículos novos. Com isso, alguns modelos trocaram de motor, enquanto as picapes movidas a diesel que ainda não utilizavam o agente redutor ARLA 32, como S10 e Amarok, tiveram que passar por adequações.
O Programa Carro Sustentável foi anunciado pelo Governo Federal no dia 10 de julho. Foram estabelecidos incentivos e reduzida a alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis compactos fabricados no Brasil que atendessem a quatro requisitos: emitir menos de 83 gramas de dióxido de carbono por quilômetro rodado, conter mais de 80% de materiais recicláveis, ser fabricado no Brasil (incluindo etapas como soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem) e se enquadrar em uma das categorias de automóvel de porte compacto. Na época, os preços de tabela de parte dos automóveis compactos nacionais com motores 1.0 aspirados foram imediatamente reduzidos.
Em 2025, a Fiat Strada se consagra mais uma vez como a líder de vendas no Brasil, conforme dados de emplacamentos registrados pela Fenabrave. Além de ser a primeira colocada no segmento de comerciais leves, ela também é a mais vendida considerando também os automóveis de passeio, registrando mais de 141 mil exemplares registrados até o fechamento desta matéria. Com isso, ela mantém o posto que conquistou em 2021 - e não largou mais. Considerando somente os automóveis de passeio, o título de mais vendido é, pela terceira vez consecutiva, do Volkswagen Polo, que teve mais de 121,6 mil exemplares emplacados em 2025 - mesmo com o "fogo amigo" do Tera, que possui algumas versões em faixas de preço similares às deste hatchback. Mesmo tendo futuro incerto diante da confirmação da chegada de um novo hatch da Fiat ao mercado nacional em 2026, o Argo surpreendeu ao fechar o ano de 2025 como o terceiro carro mais vendido do País, superando a marca de 101 mil exemplares. O quarto colocado, o Volkswagen T-Cross, se consagrou como o SUV nacional mais vendido no último ano, com mais de 91 mil unidades. Outro modelo que vai estrear uma reformulação geral em 2026, o Hyundai HB20 alcançou a quinta posição no ranking, com mais de 83,7 mil exemplares emplacados. A reestilização promovida no Chevrolet Onix este ano alçou o hatchback à sexta colocação no ranking, que chegou a 78,9 mil exemplares emplacados. Fecham o ranking dos dez automóveis mais vendidos do Brasil, nesta ordem: Hyundai Creta, Fiat Mobi, Volkswagen Saveiro e Honda HR-V.
Ao longo do ano de 2025, o Latin NCAP realizou a avaliação da segurança de 16 automóveis de passeio. Nove destes modelos alcançaram a nota máxima de 5 estrelas (novos Hyundai Tucson e Volkswagen Tiguan, Kia EV4, K4 Sedan/K4 Hatchback, Nissan Kicks fabricado no México, Renault Kardian atualizado, Volkswagen Jetta e Taos reestilizados, além do Volkswagen Tera), três carros foram avaliados com duas estrelas (Suzuki Baleno com 6 airbags e Toyota Yaris Cross feito na Indonésia), dois modelos receberam uma estrela (Peugeot 2008 e Suzuki Baleno com 2 airbags) e um veículo ficou com zero estrela (Citroën Basalt).
Ao mesmo tempo em que marcas ingressaram no mercado brasileiro, outras abandonaram o mercado nacional em 2025. Em reestruturação global, a Jaguar deixou de oferecer todos os seus modelos (E-Pace, F-Pace e I-Pace); as concessionárias que ofereciam estes SUVs passam a ter somente a identificação (e os produtos) da Land Rover. Já a Seres, que oferecia os elétricos 3 e 5, sucumbiu às baixas vendas no Brasil.
O ano de 2025 para o Auto REALIDADE
Ao longo dos doze meses de 2025, contabilizamos mais de 11 mil quilômetros rodados com os automóveis que dirigimos. Em janeiro, convivemos em cinco veículos: Volkswagen Nivus Highline Outfit, Volkswagen Amarok Extreme, Renault Oroch Intense, Volkswagen Virtus Exclusive e Ford F-150 Lariat Chrome. No mês de fevereiro, estivemos com o Volkswagen Taos Highline.
Em abril, passamos uma semana completa com a Nissan Frontier em sua versão XE. Já em maio, tivemos a oportunidade de dirigir os seguintes modelos: Nissan Kicks Play, BYD Shark, BYD Seal e Volkswagen Nivus GTS.
No mês de junho, estivemos nas cidades de Mogi das Cruzes e Itatiba, em São Paulo, à convite da Nissan, para o lançamento da segunda geração do Kicks. Neste mês, também dirigimos Volkswagen Tera High Outfit The Town e BYD Song Pro GS.
Em julho, estivemos por uma semana com o Citroën C3 You! e também realizamos test-drives nos modelos Hyundai Kona, Hyundai Creta Ultimate e Honda HR-V Touring. Já em agosto, tivemos a oportunidade de dirigir os seguintes modelos: BYD Song Plus Premium, Nissan Kicks Platinum, Renault Duster Iconic Turbo e Chevrolet Tracker Premier.
No mês de setembro, convivemos com GAC Aion Y, Chevrolet Onix Hatch Premier, Chevrolet Spark EUV e GAC Aion ES. Em outubro, estivemos com Hyundai Palisade, Hyundai Tucson Limited, Chevrolet Onix 1.0 MT, Fiat Fastback Impetus Hybrid e Jaecoo 7 Prestige.
Em novembro, os carros que estiveram em nossa garagem foram: Leapmotor C10 REEV, Leapmotor C10 BEV, GAC GS4 Premium, Geely EX5 Max, Renault Boreal iconic e Geely EX2 Pro. No mês de dezembro, o Auto REALIDADE esteve em São Paulo (SP) para acompanhar o lançamento do Nissan Kait. No último mês de 2025, também dirigimos o Renault Kardian iconic 2026 e, nos dois últimos dias do ano, o Mitsubishi Outlander PHEV Signature.
Ao longo do ano, também cobrimos eventos como a reinauguração da concessionária Ford Antares, em julho; a estreia das autorizadas Geely Via Shanghai, em dezembro, e Leapmotor Jelta, em novembro, além do evento off-road Ford Experience, em setembro. Cobrimos, ainda, a exposição de viaturas de 97 anos da Polícia Rodoviária Federal. Pela primeira vez, fomos jurados de uma premiação do antigomobilismo, durante o evento Antigos e Amigos. Além disso, marcamos presença em vários dos eventos de lançamento promovidos pelas concessionárias do Piauí em 2025, incluindo as apresentações de Volkswagen Tera e Nivus GTS, Honda HR-V e ZR-V, Renault Boreal, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker, Onix e Spark EUV (além da exposição de clássicos em comemoração aos 100 anos de operações da General Motors no Brasil), Ford Maverick, Peugeot 208 Hybrid e 2008 Hybrid, Audi A5, Mitsubishi Triton, Eclipse Cross e Outlander.
Além disso, nosso correspondente Rafael Susae, da RS Car Hunter, esteve no Carde Arte Design Museu, no 10º Encontro Brasileiro de Autos Antigos em Águas de Lindoia (SP), no Festival Interlagos (Edição Carros) 2025 e no Salão do Automóvel de São Paulo de 2025 para a geração de conteúdos divulgados pelo Auto REALIDADE.
Que venha o ano de 2026, com ainda mais novidades, felicidade e prosperidade!

Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).