Texto | Júlio Max, de São Paulo (SP)
Fotos | Júlio Max e Divulgação/Nissan
Viagem à convite da Nissan
Conhecido pelo seu código de projeto P02H até outubro de 2025, quando a Nissan revelou o nome definitivo deste modelo, o Kait (lê-se káit) é a aposta da marca para um dos segmentos mais competitivos do Brasil: o dos SUVs de entrada, que passou a ter novos representantes recentemente. A estratégia é de que a nova geração do Kicks continue a disputar mercado com os B-SUVs mais sofisticados, enquanto o Kait vai concorrer com versões básicas de alguns B-SUVs e até mesmo com os A-SUVs. O triunfo do Kait em relação aos crossovers do segmento A é o fato de ser derivado da primeira geração do Kicks, que teve cerca de 400 mil unidades comercializadas no Brasil, atendia pelo nome Kicks Play a partir do início de 2025 e foi projetado desde o início para ser um SUV, enquanto alguns A-SUVs mantém as dimensões próximas às dos hatchbacks compactos que lhes deram origem. As medidas do Kait são mais generosas, e praticamente são as mesmas do modelo lançado em 2016: a distância entre-eixos conserva os 2,62 metros, enquanto a capacidade do porta-malas foi mantida em 432 litros e o comprimento total da carroceria é de 4,304 metros. Com isso, o Kait é maior do que o Nissan Magnite, modelo indiano que chegou a ser cotado para o Brasil e que possui 3,99 m de comprimento, 2,50 m de entre-eixos e 336 litros de volume do porta-malas. O Kait chega em quatro opções de versões: Active (R$ 117.990), Sense Plus (R$ 139.590), Advance Plus (R$ 149.890) e Exclusive (R$ 152.990).
A última atualização visual sobre a primeira geração do Kicks ocorreu em 2021. Diante da chegada de novos rivais e de reestilizações sobre modelos que já existiam, a Nissan tratou de reformular o Kicks Play para originar o Kait, mesmo com uma constatação curiosa: a primeira geração do SUV está tendo maior participação de mercado do que a segunda geração, apresentada ao Brasil em junho de 2025. Com a chegada do Kait, o Kicks Play dá adeus ao mercado nacional. Mas, como você vai perceber ao longo desta matéria, não há motivo para lamentar - afinal, o Kait conserva atributos fortes do Kicks Play e incorpora melhorias em vários aspectos. A fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, é a primeira a produzir o Kait - e sua exportação está prevista para mais de 20 países.
Na dianteira, o Kait passou por uma reformulação geral em relação ao Kicks Play, a começar pelo capô. Agora, ele possui novos vincos, elevações nas laterais e um recorte central para acomodar o logo da Nissan, que fica em posição mais elevada. O Kait segue a tendência atual do conjunto ótico desmembrado em dois níveis e adota iluminação dianteira Full LED em todas as versões. A parte superior é mais delgada, contando com luzes de posição que se convertem nas luzes de seta; o facho baixo acende em uma grande área, enquanto o facho alto fica concentrado em uma região pequena. As lentes superiores são visualmente interligadas por uma barra em preto-brilhante. Já a parte inferior possui lentes com maior área vertical e três barras de luzes de posição de cada lado (esta iluminação não se acende simultaneamente com as luzes de posição superiores). Ou seja: subvertendo uma lógica comum nos automóveis atuais, a parte superior é a que concentra o conjunto principal de luzes. O para-choque dianteiro do Kait também é inédito, e se destaca pela grande área hexagonal onde estão as aberturas de ar (com frisos horizontais) e pela moldura na cor da carroceria, em formato de "U".
Visto de lateral, o Kait explicita seu parentesco com o Kicks Play. Portas, janelas, maçanetas, retrovisores, teto (incluindo suas barras longitudinais prateadas funcionais, com capacidade de 50 quilos, que estão presentes a partir da versão Advance Plus) e portinhola do combustível (no para-lama traseiro esquerdo) foram conservados. Mas o Kait possui novidades: as rodas de liga leve de 17 polegadas possuem design inédito para as versões Advance Plus e Exclusive (mesclando superfície diamantada e detalhes em preto-brilhante; nas versões Active e Sense Plus, as rodas de liga leve de 17 polegadas mantém o estilo do Kicks Play; em todas as versões, os pneus são de perfil 205/55), a moldura da parte inferior das portas possui relevos mais agressivos e as molduras das colunas traseiras passam a ter adesivos estilizados. As capas dos retrovisores externos incorporam luzes de seta e, na versão topo-de-linha, também dispõem de câmeras de visão em torno do veículo.
A traseira do Kait também foi significativamente reformulada em relação ao Kicks Play. As lanternas de LED possuem novo formato, deixando de acompanhar a curvatura do vidro traseiro e assumindo formato mais retilíneo. Elas são visualmente interligadas por uma moldura em preto-brilhante que abriga o emblema da Nissan. A tampa traseira tem novo formato, sendo mais reta na parte inferior, com vincos mais fortes e a identificação Kait em destaque - em tamanho bem maior do que no Kicks. Conforme a Nissan, este detalhe foi inspirado no SUV Patrol, de grande porte. Esta tampa deixa de abrigar a placa do veículo: abaixo dos emblemas há um puxador com botões embutidos para o destravamento do porta-malas e, à direita, o travamento do carro. O para-choque traseiro também passou por extensas modificações. Agora, ele possui duas áreas nas laterais pintadas na cor da carroceria, e com refletores horizontais. Além disso, ele passa a ter o alojamento da placa do carro.
O Nissan Kait possui 4,304 metros de comprimento, largura sem espelhos de 1,76 metro, largura com espelhos de 1,96 m, altura de 1,611 metro, distância entre-eixos de 2,62 metros, altura livre do solo de 20 centímetros e peso em ordem de marcha de 1139 quilos em quase todas as versões - exceto na Exclusive, que possui 1157 kg.
A cabine do Kait possui modificações no painel e nos forros de porta, além de novas colorações de estofamentos e padronagens de costuras. O SUV da Nissan possui materiais sintéticos revestindo volante, bancos, apoio de braço dianteiro, pomo da alavanca de câmbio e faixas do painel e das portas.
O volante segue o estilo conhecido do Kicks Play, mas troca a moldura prateada na parte inferior por detalhes em preto-brilhante. As costuras salientes são as mesmas, assim como a base achatada e a possibilidade do ajuste de altura e de profundidade da coluna de direção. Os comandos do volante são praticamente os mesmos já conhecidos, mas agora há botão para regular a distância a ser mantida do veículo à frente, em três níveis.
As versões Advance Plus e Exclusive do Kait contam com quadro de instrumentos digital bem similar ao das versões Sense e Advance do novo Kicks, com tela digital colorida de 7 polegadas do lado esquerdo e informações complementares em display monocromático do lado direito - sendo, portanto, uma fórmula diferente do Kicks Play, que tinha uma tela de layout mais datado combinada a um velocímetro analógico.
Outra novidade está no sistema multimídia, que passa a ser fornecido pela Pioneer nas versões Advance Plus e Exclusive. Ele possui tela maior, de 9 polegadas, e conta com recursos como indicador de porta aberta e gráficos dos sensores de ré. A visão em 360 graus com detector de objetos em movimento está disponível nessa tela, com possibilidade de visualização do lado direito ao apertar o botão Camera, e há o espelhamento sem fio de dispositivos compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto. Em nosso breve uso, porém, esta central deixou muito a desejar - por aspectos como insensibilidade do toque na tela, ícones de atalho pequenos e confusos, além dos layouts defasados. A resolução da tela é de 1024 x 600 pixels, e há o processador de som AK7604, da AKM.
A versão Exclusive volta a ter o ar-condicionado digital, item que tinha sido eliminado do Kicks Play. Logo abaixo, no início do console, há tomada de 12 Volts e entrada USB-A. O carregador por indução é de 15 Watts, com superfície emborrachada de 19 x 8,9 centímetros e que possui luz indicadora do status de carregamento. O botão de partida permanece no local conhecido, à frente da alavanca de câmbio, mas ele está diferente. Já o console permanece com os porta-objetos e apoio de braço conhecidos. Porém, a entrada USB que existia no compartimento sob o apoio de braço sumiu. Ela consta na foto acima, mas não encontramos o item em outros exemplares exibidos.
O retrovisor interno, que é eletrocrômico nas versões mais caras, passa a ter a função atuando automaticamente e deixa de ter o botão que permitia ativar/desativar manualmente. Logo acima dele, há uma luz de status do airbag dianteiro do passageiro, que agora pode ser desativado por switch. Para-sóis (com espelhos tampados, mas sem luz), alças de teto (para os três passageiros), porta-luvas e luzes de teto (somente dianteiras) são elementos em comum com o Kicks Play.
Os forros de porta foram modificados e passam a ter detalhes inspirados no novo Kicks, mas os botões de acionamento são os mesmos.
Os encostos de cabeça dianteiros mudaram. Eles estão um pouco mais finos e 4,4 centímetros mais altos; além disso, o ângulo de acomodação, que era de -9 graus, passa a ser de 5 graus, ajudando a melhorar o conforto e a proteger a coluna cervical dos ocupantes em colisões. As costuras dos bancos possuem padronagens diferentes no Kait, com detalhes em branco e azul.
Para os ocupantes traseiros, a principal novidade está na presença de duas entradas USB-C traseiras, que substituem a entrada USB-A anterior. Na contagem de portas USB, porém, o Kait possui no máximo 3 e o Kicks Play tinha 4, na versão Advance Plus.
Mecanicamente, o Kait conserva muito do Kicks Play. O motor é o mesmo 1.6 HR16DE Flex com bloco e cabeçote em alumínio com corrente de comando, comando duplo variável de válvulas, injeção indireta de combustível, que rende 110 cavalos com gasolina e 113 cavalos com etanol, a 5600 rpm nos dois casos. O torque é de 14,9 kgfm com gasolina e 15,2 kgfm com etanol, a 4000 rpm nos dois casos. Também foi mantido o câmbio automático Xtronic CVT, com função D-Step para emulação de 6 marchas, modo Sport (que aumenta a rotação do motor em cerca de 1000 rpm) e Lock Up com Active Slip Control. A maior novidade técnica do Kait é o novo eixo de torção traseiro, acompanhado de modificações nas molas e amortecedores.
Os dados de consumo divulgados pela Nissan para o Kait são os seguintes: 7,8 km/l de etanol na cidade, 11,3 km/l de gasolina na cidade, 9,4 km/l de etanol na estrada e 13,7 km/l de gasolina na estrada.
Em termos de segurança, o Kait incorpora melhorias significativas. Além do resgate de alguns itens que estavam presentes no Kicks Exclusive com Pack Tech, como monitor de veículos em pontos cegos (com atuação a partir de 32 km/h) e detector de tráfego cruzado traseiro (que funciona em manobras de ré a até 8 km/h, também houve o aprimoramento de equipamentos e a adição de itens inéditos. A frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal agora passa a detectar pedestres: ele reconhece veículos a partir de 5 km/h e faz a detecção de pedestres de 10 a 60 km/h, com amplitude de 150 metros.
Já o alerta de saída de faixa passa a ter o assistente de prevenção de saída da faixa; os dois sistemas atuam a partir de 60 km/h. Se não for acionada a seta e o Kait se aproximar de uma das bordas da pista, são aplicados os freios das rodas opostas para manter o carro dentro da faixa - atuação similar à do Sentra vendido atualmente no Brasil.
O piloto automático adaptativo é outra novidade para o Kait. Permite estabelecer uma velocidade a ser mantida entre 30 e 144 km/h, sendo capaz de acompanhar um veículo à frente até a parada total. É possível selecionar entre três níveis de distância do veículo à frente, detectado a partir de 150 metros. Após chegar a 0 km/h, é possível retomar a velocidade pisando no acelerador ou apertando o botão Res no volante.
O Kait passa a ter pré-tensionadores e limitadores de carga também nos cintos traseiros, além dos dianteiros, e também possui sensores de pressão nas portas que ajudam os airbags laterais a inflarem mais rapidamente em caso de colisão. Já a estrutura do assoalho ajuda a manter a posição dos passageiros atrás e a evitar o deslizamento deles pelo cinto de segurança em um acidente.
Com ganchos laterais para sacolas e iluminação amarela do lado direito, o porta-malas mantém os 432 litros e o estepe com roda de ferro de 15 polegadas e pneu de perfil 125/90. O tanque de combustível continua a comportar 41 litros.
Confira a lista de equipamentos de cada uma das versões do Nissan Kait:
Active
A opção de entrada possui antena de teto ao estilo barbatana-de-tubarão, faróis Full LED, lanternas traseiras com LEDs, maçanetas externas na cor do veículo, retrovisores externos com regulagem elétrica, luzes de seta em LED e capas pintadas na cor Preto Premium; rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas com pneus 205/55, tapetes de borracha, acendimento automático dos faróis baixos, acionamento do alarme perimétrico ao travar o carro, ar-condicionado manual, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível e bipartido (na proporção 60/40), bancos com revestimento em tecido, bancos dianteiros "Zero Gravity", chave presencial com partida do motor por botão no console, console central com dois porta-copos, direção elétrica progressiva, faróis com regulagem elétrica de altura, temporizador de acionamento das luzes externas (funções "Welcome" e “Follow me Home”), limpadores com controle intermitente variável, limpador e desembaçador do vidro traseiro, para-sois com espelhos, porta-malas com iluminação e duas alças para sacolas, entrada USB do tipo C traseira, modo de condução Sport, tag Sem Parar instalada, tomada de 12 Volts no console central, vidros elétricos com sistema um-toque para baixo somente para o motorista, volante com botões de comando e regulagem de altura e profundidade, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), alerta de cinto de segurança desafivelado para os ocupantes frontais e traseiros, câmera de ré com linhas de guia dinâmicas, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, cintos dianteiros e traseiros com pré-tensionadores e limitador de força; controlador de velocidade de cruzeiro, controles de tração e estabilidade, fixações ISOFIX para cadeirinhas infantis, freios ABS com controle eletrônico de frenagem e assistência de frenagem de urgência, sensores de estacionamento traseiros, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em ladeiras, travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento, som com 4 alto-falantes e central multimídia Nissan Connect com display touchscreen colorido de 8 polegadas, entradas USB (tipo A e tipo C), Bluetooth e conexão para Apple CarPlay e Android Auto.
Sense Plus
Adicionalmente, possui bancos com tecido "Plus", alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestre, além do alerta de saída de faixa com assistente de prevenção de mudança de faixa.
Advance Plus
Esta versão do Kait possui maçanetas internas cromadas, racks de teto longitudinais na cor prata, rodas de liga leve de 17 polegadas com o estilo Blades" de 17, abertura e fechamento dos vidros pelos comandos de destravamento e travamento das portas pela chave; bancos com tecido "Signature", carregador de celular por indução, console central com apoio de braço e porta-copos, retrovisor interno eletrocrômico, quadro de instrumentos digital com tela colorida de 7 polegadas, porta-revistas atrás do banco dianteiro do passageiro, duas entradas USB do tipo C traseiras, vidros dianteiros e traseiros elétricos com funções um-toque e antiesmagamento, além do sistema multimídia Pioneer com tela sensível ao toque colorida de 9 polegadas, entrada USB do tipo A no console, Bluetooth e conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.
Exclusive
Seus adicionais são: tapetes de carpete, ar-condicionado automático digital, volante, painéis e bancos com revestimento sintético, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitor de veículos em pontos cegos, alerta de atenção do motorista, câmeras de visão em 360 graus e detector de objetos em movimento, além do controle de cruzeiro adaptativo de velocidade e distância do veículo à frente.
A pré-venda do Nissan Kait já está disponível. A marca oferece garantia de 3 anos para o veículo, sem limite de quilometragem. No dia 11 de dezembro, todas as concessionárias da Nissan no Brasil farão o evento Kait Day. O modelo está disponível em seis opções de cores para a carroceria: Branco Diamond, Prata Classic, Cinza Grafite, Preto Premium, Vermelho Malbec e Azul Oceânico.
O Kait contará com 43 acessórios que podem ser adquiridos nas concessionárias, incluindo ponteiras de escapamento duplas e cromadas, soleiras simples ou iluminadas, frisos laterais, aerofólio de teto e projeção de logo no chão ao abrir a porta.
Veja mais fotos do Nissan Kait:



































































Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).