O novo RAV4 traz um visual atraente, longe de traços exagerados e mais livre de polêmicas. Visualmente, as versões 4x2 e 4x4 são iguais, contando com rodas aro 17'', aerofólio, barras no teto e para-choques parcialmente sem pintura (assim como frisos dos para-lamas e apliques na base das portas). A dianteira é composta por faróis que se integram com a grade, que por sua vez forma uma elipse. Já a traseira ficou vazia com a retirada do estepe (agora interno) e a grande tampa do porta-malas.
Por dentro é possível diferenciar o 4x2 (acima) do modelo de tração integral, mais equipado. Ambos vêm de série com ar-condicionado, sistema de som CD/MP3/USB/Bluetooth/entrada auxilar, direção elétrica progressiva, computador de bordo (com as funções hodômetro total/parcial, temperatura externa, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e velocidade média), trio elétrico, airbags e freios ABS com distribuidor eletrônico de frenagem (EBD) e sistema de auxílio em frenagem de emergência (BAS), mas o 4x4 oferece ar digital dual-zone (convencional no 4x2); câmera de ré (contra sensores de estacionamento traseiros), partida por botão, controlador de velocidade, tela de 6,1 polegadas sensível ao toque (monocromática no 2WD) e seis airbags, contra dois do RAV4 4x2. O estilo do painel lembra o Lexus CT 200h, com comandos de estilo moderno e intuitivos. Os instrumentos possuem boa leitura, e para quem estava cansado de pequenos marcadores digitais de combustível, está à disposição um sistema analógico gigante.
O espaço interno é muito bom para cinco adultos (parte do mérito vai para a distância entre-eixos de 2,66 metros). O assento traseiro está numa posição mais baixa, o que traz sensação de amplitude. O banco do motorista possui ajustes elétricos (de inclinação, distância, altura e lombar) na versão 4x4, que são interessantes para se encontrar uma posição confortável de se dirigir. Todos os passageiros contam com apoios de cabeça e cintos de segurança de três pontos.
O acabamento é bom, porém não tão refinado do que modelos mais em conta (reflexos de um modelo fabricado no Japão e exportado para os Estados Unidos, onde não é visto como um SUV de luxo). Os painéis de portas possuem temas interessantes, mas são de plástico, sequer emborrachado. Entretanto, na versão 4x4 o painel frontal conta com forração de couro (aliás, os bancos também são de couro, parte legítimo, parte sintético). O deslize eram as costuras, que num carro com 18 quilômetros rodados tinham aspecto encardido.
Por R$ 96 900 é possível adquirir o RAV4 com tração nas rodas dianteiras (a propósito, seu nome significa "Recreational Active Vehicle with 4-wheel drive", o que faz o 4x2 não honrar seu batismo). O modelo 4x4 custa R$ 109 900 e a versão 2.5 4x4 sai por R$ 119 900, trazendo a mais teto solar elétrico e o motor a gasolina com 179 cavalos @ 6000 rpm e 23,8 kgfm de torque, além de um câmbio automático de seis marchas.
São poucos os deslizes - a luz de porta aberta não indica qual delas não foi fechada, o nicho do passageiro poderia ter tampa e nem sempre é de primeira que se encontra o botão de abertura da tampa do porta-malas. Mas não chegam a abalar o conjunto competitivo do novo RAV4.
Veredicto: Se o antigo RAV4 era careta e não parecia valer o que custa, a nova geração "evoluciona" sem partir para um visual tão ousado quanto Hyundai ix35 ou Kia Sportage, mas ainda assim moderno. Possui interior com diversos equipamentos de série - o 4x4 traz mais, só que cobra na mesma proporção. O 2.5 seria apenas para aqueles que classificam teto solar como item obrigatório ou querem um pouco mais de vigor do motor, embora o 2.0 seja suficiente e relativamente econômico. O principal rival, Honda CR-V, está com elevada procura: com preços, motor e pacote de equipamentos "nivelados", o Toyota também pode fazer sucesso no Brasil.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).