Avaliação da nova geração do Toyota RAV4


A Toyota do Brasil lançou o Prius em janeiro de 2013 e agora apresenta a nova geração do RAV4, revelado no Salão de Los Angeles, ano passado. Acenando com um design atual, longe da timidez do RAV4 anterior, lançado em 2006 (à esquerda), e contando com um pacote de equipamentos completo, a nova geração quer fisgar o consumidor disposto a comprar um utilitário esportivo na faixa de R$ 97 mil a R$ 120 000. As versões que o Auto REALIDADE apresenta são: 2.0 4x2 (na cor branca) e 2.0 4x4 (verde metálico). Há ainda a versão 2.5 4x4, com lista similar de equipamentos.


O novo RAV4 traz um visual atraente, longe de traços exagerados e mais livre de polêmicas. Visualmente, as versões 4x2 e 4x4 são iguais, contando com rodas aro 17'', aerofólio, barras no teto e para-choques parcialmente sem pintura (assim como frisos dos para-lamas e apliques na base das portas). A dianteira é composta por faróis que se integram com a grade, que por sua vez forma uma elipse. Já a traseira ficou vazia com a retirada do estepe (agora interno) e a grande tampa do porta-malas.


Por dentro é possível diferenciar o 4x2 (acima) do modelo de tração integral, mais equipado. Ambos vêm de série com ar-condicionado, sistema de som CD/MP3/USB/Bluetooth/entrada auxilar, direção elétrica progressiva, computador de bordo (com as funções hodômetro total/parcial, temperatura externa, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e velocidade média), trio elétrico, airbags e freios ABS com distribuidor eletrônico de frenagem (EBD) e sistema de auxílio em frenagem de emergência (BAS), mas o 4x4 oferece ar digital dual-zone (convencional no 4x2); câmera de ré (contra sensores de estacionamento traseiros), partida por botão, controlador de velocidade, tela de 6,1 polegadas sensível ao toque (monocromática no 2WD) e seis airbags, contra dois do RAV4 4x2. O estilo do painel lembra o Lexus CT 200h, com comandos de estilo moderno e intuitivos. Os instrumentos possuem boa leitura, e para quem estava cansado de pequenos marcadores digitais de combustível, está à disposição um sistema analógico gigante.


O espaço interno é muito bom para cinco adultos (parte do mérito vai para a distância entre-eixos de 2,66 metros). O assento traseiro está numa posição mais baixa, o que traz sensação de amplitude. O banco do motorista possui ajustes elétricos (de inclinação, distância, altura e lombar) na versão 4x4, que são interessantes para se encontrar uma posição confortável de se dirigir. Todos os passageiros contam com apoios de cabeça e cintos de segurança de três pontos.


O acabamento é bom, porém não tão refinado do que modelos mais em conta (reflexos de um modelo fabricado no Japão e exportado para os Estados Unidos, onde não é visto como um SUV de luxo). Os painéis de portas possuem temas interessantes, mas são de plástico, sequer emborrachado. Entretanto, na versão 4x4 o painel frontal conta com forração de couro  (aliás, os bancos também são de couro, parte legítimo, parte sintético). O deslize eram as costuras, que num carro com 18 quilômetros rodados tinham aspecto encardido.


O RAV4 2.0, movido a gasolina, gera 145 cavalos @ 6200 rotações por minuto e torque de 19,1 kgfm @ 3600 rpm. O câmbio é continuamente variável (CVT), com sete "marchas". Este conjunto permitiu ao RAV4 alcançar o índice "A" de eficiência na categoria, com consumo de 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada. A emissão de dióxido de carbono também é reduzida para um utilitário esportivo 2.0 a gasolina: 134 g/km rodado. Mas tem um detalhe chato: a tampa do capô é um pouco pesada e requer a velha vareta de sustentação (ao lado).


O porta-malas comporta 515 litros até a altura da cobertura retrátil. Há uma tampa que cobre o estepe (com roda de liga leve) e que possibilita esconder alguns objetos. Outra curiosidade é o copo especial de série, que pode ser aquecido ou resfriado na versão 4x4 (abaixo).

Por R$ 96 900 é possível adquirir o RAV4 com tração nas rodas dianteiras (a propósito, seu nome significa "Recreational Active Vehicle with 4-wheel drive", o que faz o 4x2 não honrar seu batismo). O modelo 4x4 custa R$ 109 900 e a versão 2.5 4x4 sai por R$ 119 900, trazendo a mais teto solar elétrico e o motor a gasolina com 179 cavalos @ 6000 rpm e 23,8 kgfm de torque, além de um câmbio automático de seis marchas.

São poucos os deslizes - a luz de porta aberta não indica qual delas não foi fechada, o nicho do passageiro poderia ter tampa e nem sempre é de primeira que se encontra o botão de abertura da tampa do porta-malas. Mas não chegam a abalar o conjunto competitivo do novo RAV4.


Veredicto: Se o antigo RAV4 era careta e não parecia valer o que custa, a nova geração "evoluciona" sem partir para um visual tão ousado quanto Hyundai ix35 ou Kia Sportage, mas ainda assim moderno. Possui interior com diversos equipamentos de série - o 4x4 traz mais, só que cobra na mesma proporção. O 2.5 seria apenas para aqueles que classificam teto solar como item obrigatório ou querem um pouco mais de vigor do motor, embora o 2.0 seja suficiente e relativamente econômico. O principal rival, Honda CR-V, está com elevada procura: com preços, motor e pacote de equipamentos "nivelados", o Toyota também pode fazer sucesso no Brasil.

Galeria completa de fotos do novo RAV4!


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