Três milhões de acessos - Porsche 911 Carrera!


Os carros exóticos no Piauí podem estar em um nível abaixo ao das grandes metrópoles brasileiras, mas também temos nossas atrações. Aqui rodam (ou já rodaram) máquinas como Ferrari Califórnia, Porsche 911 (geração 997), Mercedes-Benz SLS e Classe E Cabrio, para ficar apenas em alguns exemplos de montadoras de alto nível. E o carro que o Auto REALIDADE apresenta agora já completou dez anos, mas continua a impressionar tanto pelo visual como pelas revoluções que promoveu na linha Porsche: o 911 Carrera 996!


Encontrado no estacionamento de um shopping em Teresina (PI), o 911 estava em estado de conservação excelente. Pequenas modificações foram executadas neste modelo: as rodas são dos 911 Carrera 4S 997  (2008-2012), o escudo da Porsche foi adicionado ao para-choque traseiro e o sistema de som conta com tela maior. 


O 911 geração 996 foi um importante marco na história do modelo mais bem-sucedido da Porsche, que até então contava com motor a ar. Foi lançado em 1997, com um visual notavelmente modernizado em relação aos 911 anteriores. Naquela época de crise na montadora (que eliminou o 968 da linha de produção e fez a marca ingressar em um segmento, por assim dizer, inferior com o Boxster), a Porsche se viu obrigada a compartilhar, entre outros componentes, os mesmos faróis do Boxster no 911, o que não agradou a quem estava acostumado aos faróis redondos. Outro sinal de economia exagerada são os comandos dos vidros elétricos, que ficam atrás do câmbio e não nas portas (o que segundo a marca, aumentaria o preço final).


Com motor 3.4 refrigerado a água, o 911 996 poderia até dispensar as entradas de ar da tampa do motor, mas elas reforçam o resfriamento do motor e estão embutidas em um aerofólio que se eleva automaticamente ao passar dos 150 km/h - o que era fácil com 300 cavalos e torque de 35,6 kgfm @ 4600 rpm: faz de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, faz de 0 a 402 metros em 13,6 segundos e chega a 280 km/h. Este 911 está equipado com câmbio Tiptronic de cinco marchas, com trocas no volante. De série, contava com airbags frontais e laterais, freios ABS, computador de bordo, bancos de couro, ar-condicionado digital, entre outros itens.


Em 2002, toda a linha passou por modificações, tanto no visual (agora mais assemelhado ao 911 Turbo, de 2000) como na motorização, que passou de 3.4 para 3.6 e ganhou 20 cavalos. O êxito dos Porsche do final da década de 1990 possibilitou à marca entrar no segmento de utilitários esportivos (Cayenne, 2002) e remodelar o 911 em 2004, trazendo de volta os clássicos faróis redondos.

O Auto REALIDADE agradece a todos os que colaboraram para a marca de 3 milhões de visitas!


Comentários