Chevrolet revela todos os detalhes da S10 2017, que chega em maio



A Chevrolet reage ao lançamento da nova geração da Toyota Hilux e à reestilização da Ford Ranger com a apresentação da linha 2017 da S10, sua best-seller no segmento de picapes médias-grandes, trazendo atualizações estéticas, mecânicas e de equipamentos. Em termos visuais, a S10 se iguala à Colorado tailandesa, que é diferente da homônima comercializada nos Estados Unidos: os faróis estão mais horizontais e tocam os contornos da dupla grade, mais larga. As pequenas fendas laterais, já "sugeridas" pelo modelo anterior, agora cresceram, e o para-choque dianteiro tem formas mais fluidas. As rodas de liga leve são novas - aro 16'' nas versões LS e LT, e de 18 polegadas nas versões LTZ e High Country.



O capô agora possui uma cavidade esculpida na parte central-posterior. Na versão High Country estão presentes as luzes diurnas em LED e as lanternas com pontos de LED, eliminadas na versão LTZ. A câmera de ré passa a estar embutida na tampa da caçamba, deixando o visual mais limpo. Outra novidade está na paleta de cores, que passa a contar com as tonalidades Azul Old Blue Eyes (!) e Preto Ouro Negro, que se juntam às existentes Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chili e Cinza Graphite.



Por dentro, a S10 também evolui, com painel redesenhado e novos itens, a começar pela chave com ignição remota, dispositivo útil para refrigerar a cabine em dias quentes. O volante manteve-se igual, mas o tipo de assistência, antes hidráulica, passa a ser elétrica, deixando-a ligeiramente mais econômica e mais suave em manobras, com recursos que compensam inclinação da via em longos percursos e reduzem trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.


Antecipada pelo carro-conceito Colorado Xtreme (apresentado no Salão de Bangcoc, na Tailândia), o painel traz linhas mais retas e acabamento macio ao toque. Os painéis de porta e o quadro de instrumentos foram redesenhados. O novo computador de bordo informa sobre manutenção (inclusive vida útil do óleo), velocímetro digital, função ECO (índice gráfico que auxilia a poupar combustível) e monitoramento da pressão dos pneus.



O sistema multimídia MyLink evolui para sua segunda geração, incluindo GPS, comandos de voz, tela de maior resolução e espelhamento da tela de smartphones compatíveis com o Android Auto e o Apple CarPlay. Além disso, a picape incorpora o OnStar, central de atendimento que oferece serviços de emergência, segurança, navegação e concierge. Na S10, há o alerta de valet (o usuário recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros, sendo possível monitorar o deslocamento da picape e saber se ela ultrapassou o limite de velocidade predeterminado), além do alerta de rodízio, que passa a avisar se veículo se aproxima da zona de restrição ou quando se dá partida no veículo em local e horário restrito à circulação.

Pressionando o botão da esquerda no retrovisor central, o usuário consegue utilizar, por comando de voz, serviços como os alertas de velocidade e o de valet, chamar o serviço de assistência mecânica ou iniciar a navegação de um destino cadastrado no aplicativo do OnStar.



Na ponta do lápis, a linha 2017 da S10 está 5% mais econômica, com a utilização de materiais mais leves, da aerodinâmica frontal apurada e da adoção de novos componentes mecânicos. Suspensão e freios, de baixo arrasto, também foram retrabalhados, enquanto o nível de vibrações e de ruídos foi atenuado. Foram adotados pneus de uso misto, alterações na relação do diferencial do câmbio da versão 2.5 Flex e o gerenciamento das cargas elétricas do motor que inclui novo software no módulo de controle do carro, sensores, alternador com menos perdas internas e eletro-ventilador do tipo "sem escovas".

A versão 2.8 Turbodiesel rende 200 cavalos, enquanto a configuração 2.5 Ecotec movida a etanol ou gasolina gera 206 cavalos com o combustível derivado da cana-de-açúcar. O 2.4 Flexpower, herança da antiga geração da S10, foi extinto do catálogo.




Entre os novos itens disponíveis para a S10, estão: acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, câmera de ré com linhas de guia para auxílio em manobras, sensor de estacionamento dianteiro, partida remota, sistema de som de melhor fidelidade e vidros com abertura e fechamento pela chave. Nas versões mais completas, estão disponíveis: faróis e lanterna de neblina, ar-condicionado digital com 8 velocidades, retrovisores externos com rebatimento elétrico e ajuste elétrico do banco do motorista.



Outro avanço está no quesito segurança: a S10 conta com controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS), assistente de partida em ladeiras (HSA), controlador de velocidade em descidas (HDC), freios ABS com distribuição da força de frenagem, além do alerta de desvio de faixa (uma câmera na parte superior do para-brisa que visualiza as faixas da via e emite um aviso toda vez que perceber que o veículo está saindo involuntariamente da pista; dessa forma, se o pisca estiver acionado, o mecanismo entende que a manobra é intencional e não entra em ação) e o alerta de colisão frontal (o motorista estabelece uma distância mínima em relação ao veículo à frente, e caso o outro automóvel reduza repentinamente a velocidade, luzes vermelhas piscam na base do para-brisa, e um alerta sonoro soa pelos alto-falantes da picape.


São, ao todo, treze variações de configurações: quatro versões (LS, LT, LTZ e High Country), três opções de carroceria (simples, dupla e chassi-cabine, sem caçamba), duas de motorização (2.8 TurboDiesel e 2.5 SIDI Flex), dois tipos de câmbio (manual e automático, ambos de seis marchas), além de dois tipos de tração (4x2 e 4x4 com reduzida). A S10 2017 chega a todas as concessionárias brasileiras na segunda quinzena de maio.


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