Nissan adquire 34% da Mitsubishi Motors após escândalo de emissões


No Japão, a Nissan e a Mitsubishi anunciaram a assinatura de um acordo para formar uma aliança estratégica de longo prazo entre os dois fabricantes japoneses de automóveis. Semanas após a revelação das fraudes no nível de emissões dos veículos da Mitsubishi há décadas, a Nissan ficará com 34% de participação na Mitsubishi, transação acertada por 237 bilhões de ienes (o equivalente a R$ 7,5 bilhões).

A aliança entre as montadoras japonesas reforça a sinergia entre elas, que compartilharam alguns projetos nos últimos cinco anos. Tanto Nissan quanto Mitsubishi concordaram em cooperar em áreas como compras, plataformas de automóveis, compartilhamento de tecnologia, utilização conjunta de fábricas e mercados em crescimento.


Carlos Ghosn, CEO e Presidente Mundial da Nissan, afirmou: "Esta é uma transação inovadora em que ambas as empresas ganham. Cria uma nova força dinâmica na indústria automotiva que irá cooperar intensivamente e gerar sinergias consideráveis. Seremos o maior acionista da Mitsubishi, respeitando a sua marca, a sua história e aumentando as suas perspectivas de crescimento. Iremos apoiar a Mitsubishi a enfrentar os seus desafios e recebê-los como o membro mais recente da nossa família alargada da Aliança".

Osamu Masuko, CEO e Presidente da Mitsubishi, declarou: "Na sua história de parcerias bem-sucedidas, a Nissan Motor Co. desenvolveu um conhecimento profundo de maximização de benefícios através de parcerias de aliança. Este acordo irá criar valor acrescentado para as duas empresas progredirem em direção ao futuro. Iremos nos beneficiar no longo prazo ao aprofundar a nossa parceria estratégica, incluindo partilhar recursos no desenvolvimento, assim como compras conjuntas".

Sob os termos da transação, a Nissan irá adquirir 506,6 milhões de novas ações da Mitsubishi, ao preço de 468,52 ienes por ação, tornando-se a maior acionista após a conclusão da operação. A assinatura do acordo de acionistas com os atuais acionistas do Grupo Mitsubishi será submetida às aprovações regulatórias e deverá ser assinado até o fim do mês de maio. A transação deverá estar concluída até ao final do ano. Ao longo dos últimos anos, a Nissan também adquiriu participações e firmou parcerias com outros grupos automotivos, incluindo a Daimler e a AvtoVaz.


Comentários