Nissan Kicks: os detalhes do SUV dos Jogos Olímpicos no Rio



Fotos e redação de Júlio Max, do Rio de Janeiro (RJ)
Viagem à convite da Nissan

Com a ousadia de se intrometer em um segmento que reúne modelos como HR-V, Renegade e EcoSport, a Nissan apresenta em grande estilo o Kicks, que será comercializado a partir de agosto e será o carro oficial das Olimpíadas Rio 2016. Inicialmente importado de Aguascalientes (México), o novo modelo será fabricado em Resende (RJ) a partir de janeiro de 2017. A apresentação do utilitário aos jornalistas ocorreu hoje na capital fluminense, mas de fato o modelo chega às concessionárias apenas em 5 de agosto.




Externamente, o Kicks possui boas inspirações no carro-conceito homônimo apresentado há dois anos no Salão de São Paulo. Entre os destaques visuais, estão: teto bicolor, que causa um interessante contraste com a cor predominante da carroceria (recurso também adotado no March Rio 2016), grade superior envolta em um cromado no formato de V (traço característico dos Nissan mais recentes), faróis e lanternas que se estendem pelos para-lamas, além das rodas diamantadas de 17 polegadas (com pneus de perfil 205/55). A distância em relação ao solo é de 20 centímetros.


Por dentro, o Kicks também surpreende, com seu painel que pouco lembra os irmãos de plataforma March e Versa. A ousadia da cor laranja invadiu também o painel e os apoios das portas, revestidos em couro de boa maciez. O volante é novo e lembra os carros-conceito da marca, trazendo comandos de som, telefone e computador de bordo. Os comandos dos vidros elétricos são comuns ao Sentra, mas o quadro de instrumentos traz uma grande tela colorida que assume tanto a função de conta-giros quanto a de computador de bordo.




O sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas se destaca pelo Around View Monitor, que utiliza quatro câmeras (uma no logotipo frontal da Nissan, outro abaixo da régua da placa traseira, e mais duas na parte inferior dos retrovisores) para oferecer uma visão de 360 graus, recurso útil para manobras em vagas apertadas, e que opera em conjunto com o Moving Object Detection, que alerta sobre movimentações em torno do carro. Na versão SL, o ar-condicionado é digital e a partida é feita por botão.





O Kicks promete se destacar no quesito segurança: oferece airbags frontais, laterais e do tipo cortina, além de fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis e controle eletrônico de estabilidade.


Em termos de espaço interno, o novo Nissan acomoda bem os ocupantes na dianteira e traseira; já o porta-malas pode ser ampliado com o rebatimento parcial ou total do encosto do banco do passageiro.



A Nissan ainda faz mistério sobre o motor do Kicks, mas é certo que estará disponível o câmbio do tipo Xtronic CVT, de relações continuamente variáveis, e que também estará disponível para March e Versa com o motor 1.6 16 válvulas de 111 cavalos a partir de junho. Preços e versões serão revelados apenas daqui a alguns meses.

O Kicks possui 4,295 metros de comprimento, 1,76 m de largura, altura de 1,59 metro e distância entre-eixos de 2,61 m.


Galeria de fotos oficiais do Nissan Kicks SL



Comentários