Peugeot apresenta 3008 renovado no Salão de Paris


Apresentado ao Brasil em 2010, o Peugeot 3008 ganha nova geração, que acaba de ser revelada para o mercado europeu, após algumas semanas de expectativa. Menos minivan e mais utilitário, o 3008 incorpora a filosofia de estilo presente na atual geração do 308, porém com mais ousadia - por fora e por dentro, com o novo quadro de instrumentos i-Cockpit.


O segmento "C" de utilitários esportivos cresceu 250% desde 2009, quando chegou ao mercado europeu a primeira geração do 3008. Hoje, um em cada 10 carros vendidos no Velho Continente é um pertencente a esta categoria, que conta com nomes como Honda CR-V, Ford Escape e Volkswagen Tiguan.



O volante, revestido em couro a partir da versão intermediária, passa a ser achatado por cima e por baixo, estando em um nível inferior ao do quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, com 5 modos de visualização. O sistema multimídia apresenta uma tela suspensa de 8 polegadas assemelhada a um tablet, trazendo Mirror Screen (espelhamento da tela de smartphones compatíveis) e carregador indutivo da bateria de celulares.

Os comandos enfileirados foram mantidos (batizados "toggle switches", dão acesso ao rádio, ar-condicionado, GPS com mapas topográficos, telefone, apps e parâmetros do carro) e o console central está mais futurista, com uma moldura que envolve alavanca de câmbio e freio de estacionamento. Frisos em preto-brilhante e que emulam alumínio adornam a cabine. Os porta-copos trazem filetes de iluminação e estão acompanhados de dois apoios de braço. Há até um difusor de fragrâncias, como nos C4.



Com frente verticalizada, capô volumoso, linha de cintura alta, partes plásticas sem pintura nas partes laterais inferiores dos para-choques, caixas de rodas e base das portas, altura livre do solo ampliada e barras de teto com acabamento aluminizado, o 3008 traz como opcional a iluminação Full LED. O leão da Peugeot passa a estar alojado no centro da grade, e o teto é pintado de preto-brilhante a partir da versão intermediária.



A traseira traz uma seção em "Black Diamond" que se infiltra entre as lanternas de LED, com três divisões que simulam as garras do leão. A tampa do porta-malas está maior e o aerofólio integra o brake-light.

Graças à nova plataforma modular EMP2, o novo Peugeot 3008 emagrece 100 quilos e incorpora recursos como o Advanced Grip Control, que agrega seletor de cinco modos de aderência (Normal, Neve, Lama, Areia, ESP OFF), rodas aro 18'' com pneus de uso misto e o Hill Assist Descent Control (HADC), que mantém a velocidade constante a 3 km/h em descidas íngremes, em complemento ao assistente em partida nas ladeiras.



O 3008 também passa a trazer bancos mais envolventes com massagem pneumática (opcional) com 8 bolsas de ar, teto solar panorâmico com cortina e guias luminosas, som Hi-Fi Premium FOCAL, frenagem automática de emergência (Active Safety Brake) e alerta de risco de colisão à frente (Distance Alert), alerta ativo de ultrapassagem involuntária de linha (Active Lane Departure Warning), monitoramento de atenção do condutor, comutação automática de faróis altos/baixos, reconhecimento das placas de velocidade, controlador de velocidade adaptativo com função Stop e sistema ativo de vigilância de veículos em pontos cegos, além do Visiopark (visão 360°) e do novo Park Assist.


Uma concepção inteligente ao serviço do desempenho da arquitetura

O banco traseiro cria um assoalho plano ao ser rebatido e possui encosto bipartido nas proporções 2/3 e 1/3. O assoalho é baixo e deslizante, e o banco do passageiro frontal pode ser rebatido para a frente, possibilitando transportar objetos com cerca de 3 metros de comprimento. A tampa do porta-malas pode ser aberta sem as mãos, através um gesto com o pé sob o para-choques traseiro, acionando-a eletricamente. A capacidade é de 520 litros.

Com peso em ordem de marcha de 1325 quilos para modelos a gasolina e 1375 kg para versões diesel, o 3008 vem equipado com rodas aro 17'' com pneus de baixa resistência à rodagem, trazendo como opcional as rodas de 18 ou 19 polegadas, estas últimas com pneus 205/55. São quatro opções movidas a gasolina: 1.2L PureTech de 130 cv com start/stop (desligamento automático do motor em paradas para poupar combustível), com emissões de 115 gramas de CO2 por km rodado e opção de câmbio manual (subdividindo-se em opções padrão com com consumo de combustível reduzido) ou automático de 6 marchas, além do 1.6 THP de 165 cv, start-stop e câmbio automático de 6 marchas, com emissões de 129 gramas de CO2/km.

Há ainda as opções a diesel: 1.6 BlueHDi de 100 cavalos com start/stop e câmbio manual de 5 ou 6 marchas (esta última com 120 cavalos, assim como o modelo automático de 6 marchas), além dos 2.0 BlueHDi, de 150 cavalos e câmbio manual ou 180 cv e transmissão automática.

Proprietários do 3008 poderão contar ainda com o patinete e-Kick ou a bicicleta e-Bike, ambos elétricos e dobráveis. Produzido em Sochaux (França), o 3008 será apresentado ao público no Salão do Automóvel de Paris e comercializado na Europa a partir do mês de outubro.



Comentários