Audi confirma apresentação do S8 Plus e RS7 performance no Salão de SP


A Audi confirma mais novidades a serem reveladas aos brasileiros no Salão do Automóvel de São Paulo, de 10 a 20 de novembro: o S8 Plus (R$ 889.990), versão mais esportiva do A8 que começa a ser vendido em dezembro nas concessionárias, além do RS 7 Sportback performance (R$ 728.990) e do A8 L W12 exclusive.


O S8 Plus conta com o motor 4.0 V8 biturbo de 605 cavalos entre 6100 e 6800 rpm, além de torque de até 76,5 kgfm entre 2500 e 5500 giros com o overboost. Assim, o sedan acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Resultados surpreendentes para um modelo que pesa 1990 quilos e traz um corpanzil de 5,15 metros de comprimento, 1.95 m de largura, 1.46 m de altura e com distância entre-eixos de 2,99 metros. O porta-malas, que traz abertura e fechamento elétricos, tem capacidade para 520 litros.


Seu câmbio é o Tiptronic de oito marchas. O S8 Plus também conta com tração integral quattro com diferencial esportivo e suspensão a ar. A direção elétrica possui ajuste específico para o modelo. Rodas de liga leve de 21 polegadas, soleiras das portas com o nome do modelo, capas dos retrovisores de alumínio e faróis Matrix LED são de série.


No interior, o S8 Plus se destaca pelo acabamento de alumínio escovado e carbono atlas, além de revestimento de couro no volante e alavanca de câmbio. O modelo traz ar-condicionado de quatro zonas, bancos de couro Valcona com aquecimento, função massagem, ajuste lombar e regulagens elétricas com memória na frente, teto solar, cortinas elétricas para janelas laterais e vidro traseiros, volante com ajuste elétrico e shift paddles, retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis e com função memória.


Há ainda alarme, função Auto hold (em paradas, não é preciso "segurar" o pedal do freio), Audi pre sense plus, visão noturna, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, head-up display, indicador de pressão dos pneus, chave presencial com partida por botão, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, Audi side assist, câmeras de visão em 360 graus e sistema start-stop, que desliga o motor em paradas para poupar combustível.


O S8 Plus traz som da Bose, rádio MMI com GPS, Bluetooth, Audi music interface, recepção de TV digital, DVD player, Audi connect e sistema de entretenimento traseiro. Entre os opcionais, estão: som Bang & Olusfen e o Pacote Dinâmico, composto por escapamento esportivo, freios de cerâmica e aumento da velocidade máxima de 250 km/h para 305 km/h.

A Audi oferece 11 cores externas para o modelo: Preto Brilhante, Preto Mito, Preto Havana, Branco Geleira, Branco Íbis, Cinza Monsão, Cinza Oolong, Prata Cuvee, Prata Florete, Marrom Argus e Azul Luar. O acabamento interno pode ser preto, bege, cinza, marrom ou preto, com costuras vermelhas.


Outro modelo presente no Salão é o A8 L W12 exclusive, personalizado pela divisão de personalização da marca alemã. O sedã conta com entre-eixos alongado, motor 6.3 W12 de 500 cavalos de potência e 63,7 kgfm de torque, cor externa Cinza Iridium, acabamento interno preto e bege, geladeira e bancos traseiros individuais ajustáveis eletricamente. Apenas convidados da Audi poderão ver o modelo de perto.


O RS 7 Sportback performance também marca presença no Salão, com seu motor 4.0 V8 TFSI, agora com 605 cavalos (45 cv a mais) entre 6100 e 6800 rpm e 76,5 kgfm de torque com overboost (71,4 kgfm normalmente, de 1750 a 6000 rpm). Com esse conjunto, o sedã-cupê acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, 0,2 s a menos em relação ao RS 7 "normal". O overboost é acionado automaticamente na aceleração total quando o motor e a transmissão estiverem no modo dynamic do Audi drive select. O indicador de pressão de turbo no RS muda para vermelho quando a função está ativada.


O modelo recebeu a suspensão esportiva RS plus, mais firme, com Dynamic Ride Control (DRC), que utiliza molas de aço e amortecedores ajustáveis em três níveis, ligados uns aos outros por meio de linhas hidráulicas e uma válvula central. Outra opção que pode ser integrada ao sistema Audi drive select é a direção dinâmica, que conta com uma variação contínua da relação de esterçamento das rodas de acordo com a velocidade do veículo. Utilizando as funções do Audi drive select, o condutor alterna entre os modos comfort, auto, dynamic e individual.


O RS7 traz rodas de alumínio fundido de 21 polegadas, e os discos de freio são feitos de cerâmica de fibras de carbono, reduzindo o peso do sistema em 10 quilos. O controle de estabilidade (ESC) conta com modo “Sport” e pode ser totalmente desligado.


O RS 7 Sportback performance conta com bancos com apoios de cabeça integrado. Como opcional no pacote Design RS, a Audi oferece bancos, apoio de braços, console central revestidos de couro e Alcântara com costuras contrastantes na cor azul, além de apliques de fibra de carbono com detalhes também azuis.


A capacidade de carga varia entre 535 (bancos em posição normal) e 1390 litros (com os bancos rebatidos) e a tampa traz abertura e fechamento elétricos. Conta com ar-condicionado automático de quatro zonas, bancos dianteiros esportivos com aquecimento e ajustes elétricos (com memória para o motorista), head-up display, retrovisor interno anti-ofuscante automático, recepção de TV digital, volante com base aplainada, revestimento de couro e ajuste elétrico, função Auto-hold, alarme, teto solar elétrico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, direção eletromecânica dinâmica, diferencial esportivo traseiro, controle eletrônico de estabilidade, faróis full LED com ajuste automático de altura, visão noturna, controle de pressão dos pneus, sistema start-stop, DVD player, som Bang & Olufsen e rádio MMI Plus com GPS, touchpad, Audi connect, Bluetooth e interface para smartphone.

As opções de pintura externa são Cinza Nardo, Prata Florete, Branco Geleira, Preto Mito, Cinza Daytona, Vermelho Misano, Azul Sepang, Preto Pantera, Prata Prisma e Azul Ascari. Entre as cores disponíveis para o interior estão preto, cinza, preto com costura cinza ou preto com costura azul, que faz parte do pacote opcional Design RS.

Comentários