Fábrica nacional da Nissan pinta primeiro Kicks em 2 tons


A fábrica da Nissan em Resende segue a sua preparação para a produção do Kicks a partir do primeiro trimestre de 2017. Como parte do processo de treinamento, controle da qualidade e aferição dos equipamentos, uma carroceria do modelo ganhou cor por meio do trabalho conjunto entre robôs e operadores. Para compor o teto em pintura contrastante, a equipe da pintura realizou os primeiros testes com o processo 2-Tone, em branco/laranja. A Nissan também anunciou no Salão de São Paulo a nova combinação preto/prata.


"Para atender as especificações do Nissan Kicks foram criados dois novos processos de mascaramento, além da geração de mais 10 postos de trabalho apenas no processo de pintura das carrocerias, que hoje é utilizado nos modelos já produzidos na fábrica – o hatch compacto Nissan March e o sedã compacto Nissan Versa", detalha o coordenador de Produção Julien Bonnardel.


O processo atual já conta com um sistema automatizado denominado 3 wet, o qual também será utilizado para o Nissan Kicks. Nele, a aplicação da base e do verniz é feita logo em seguida da aplicação do primer, reduzindo o consumo de energia. Os robôs utilizam cartuchos para a pintura – que usa água como base –, o que reduz a perda de tinta e solventes, diminuindo a emissão de compostos orgânicos voláteis. Ao todo, ao longo do processo que dura cerca de 6 horas, são utilizados 10 robôs que se revezam com operadores especializados em pintura. Para produzir o Kicks a partir de 2017 em seu Complexo Industrial de Resende a Nissan está investindo cerca de R$ 750 milhões.

Comentários