Fiat lança Mobi Drive, Toro Black Jack e 124 Spider no Salão de SP


Em meio a descontinuação de modelos em seu portfólio e novidades já apresentadas ao longo de 2016, a Fiat traz em seu estande no 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016 três "territórios": SMART Mobility (com os modelos compactos), FUNctional (utilitários) e EVOlution (modelos como Grand Siena e Punto).


Uma das principais novidades é o Mobi Drive, que começa a ser comercializado ainda em novembro. Esta versão, por ora, será a única a contar com o motor 1.0 de três cilindros Firefly, com duas válvulas por cilindro, 77 cavalos e torque de 10,9 kgfm (sempre com etanol), além de pré-aquecimento do combustível, que elimina o tanquinho de partida a frio. Assim, o compacto recebeu a chancela de veículo mais econômico do Brasil entre os equipados com motor 1.0 aspirado, segundo o INMETRO.


Outra melhoria mecânica inaugurada pelo Uno 2017 e incorporada pelo Mobi Drive é a direção elétrica, com função City, ativada por meio de um botão no painel - facilitando as manobras e sendo desativada automaticamente em velocidades maiores.

De série, o Mobi Drive ar-condicionado, chave canivete com botões de abertura e travamento, vidros elétricos nas portas dianteiras com função um-toque e anti-esmagamento, travas elétricas, limpador, lavador e desembaçador traseiro, abertura interna da tampa do tanque de combustível e do porta-malas, volante com regulagem de altura, cintos dianteiros com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, Cargo Box com divisória, acionamento do pisca por 5 vezes com um leve toque na haste de seta, acionamento do pisca-alerta em frenagens de emergência, e, como novidade, o quadro de instrumentos com velocímetro digital, econômetro, distâncias percorridas A e B, alerta de lâmpadas queimadas, temperatura externa e horímetro do motor.


Como opcionais, estão disponíveis: rádio Connect com Bluetooth para chamadas/streaming de áudio e entradas USB e auxiliar, retrovisores elétricos com função Tilt Down ao engatar a ré e piscas integrados, sensor de estacionamento traseiro, volante com comandos de som e computador de bordo, faróis de neblina, alarme, console de teto com espelho auxiliar (assim como o Mobi Way), rodas de liga leve de 14 polegadas, bancos com costuras contrastantes, porta-óculos, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, apoio para o pé esquerdo e plásticos em preto brilhante. 

Há ainda os acessórios disponíveis nas concessionárias, como a central multimídia com TV Digital e o retrovisor interno com câmera de ré.


Apresentado no Salão de Paris em setembro, o Fiat 124 Spider será exibido como show-car em São Paulo, ainda sem confirmação de importação. Baseado no Mazda MX-5, o roadster presta homenagem ao Fiat 124 Spider de 1966, no visual externo e nas dimensões compactas.


Internamente, o 124 Spider também traz estilo simples, com o conta-giros central, ladeado pelo velocímetro à direita e os indicadores de combustível, temperatura do motor e hodômetro à esquerda. A partida é por botão. Ao centro, ao estilo suspenso, fica o sistema multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas, com MP3 player, duas entradas USB, entrada auxiliar, conexão Bluetooth, câmera de ré, GPS em 3 dimensões, comandos de voz e, opcionalmente, som premium Bose com nove alto-falantes, incluindo dois integrados em cada encosto de cabeça dos bancos e um subwoofer.


Sob o capô está o motor 1.4 Turbo MultiAir, com 160 cavalos a 5500 rpm. O câmbio é manual, de seis marchas, e a direção é elétrica. Fatores como a tração traseira, distribuição de peso equilibrada entre os eixos, baixo centro de gravidade e rodas de 17 polegadas certamente farão os puristas se deliciarem ao volante.


Já o Fiat Toro, que passa a contar com a versão Freedom 2.4 Flex com câmbio automático de 9 marchas esta semana nas concessionárias, estreia a série especial Black Jack, que será comercializada em 2017. Entre os diferenciais visuais, estão: faróis escurecidos com luzes diurnas de LED, ausência de cromados, rodas de 17 polegadas escurecidas, além de bancos em couro com a inscrição Black Jack e emblemas alusivos à versão nas portas dianteiras.


O motor 2.4 Tigershark MultiAir Flex 16 válvulas rende, com etanol, 186 cavalos e 24,9 kgfm. A picape conta com o Start&Stop (desliga automaticamente o motor em paradas, podendo reduzir o consumo em até 20% em situações de trânsito urbano congestionado), função Sport ativada por botão no painel, que altera a calibração de diversos componentes para oferecer desempenho esportivo, e pré-aquecimento do combustível.


A nova versão Freedom 2.4 AT9 vem de série com capota marítima, retrovisores externos elétricos, brake-light, luz da caçamba, monitoramento de pressão nos pneus, volante multifuncional em couro com borboletas para troca manual de marchas e rodas de aço de 16 polegadas, além dos itens de série da Freedom 1.8 AT6.


E - enfim - o sistema multimídia Live On passa a estar disponível para o Mobi Drive e a todas as versões do Uno. Com um aplicativo instalado no celular, o aparelho se converte na central multimídia do carro. Fixo por um suporte retrátil no painel, o smartphone pode ser recarregado pela entrada USB no painel e utiliza o Bluetooth para reproduzir as chamadas e as músicas nos alto-falantes do carro.

O Live On integra apps que auxiliam o motorista, como o EcoDrive, que orienta a dirigir o veículo com mais economia de combustível e redução de emissões, e o Onde Parei?, que informa o último local em que o veículo foi estacionado.

Comentários