Destaques do Auto REALIDADE

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Renault Clio II dá adeus ao mercado sul-americano


Em produção desde 1999, a segunda geração do Renault Clio sai de cena na Argentina, restando nos estoques de concessionárias do Brasil algumas unidades de sua versão única, a Expression 4 portas. No país dos hermanos, o compacto trazia motor 1.2 16v (aqui, só o 1.0) e opções de 2 ou 4 portas.


Quando chegou ao mercado, o Clio causou boa impressão por trazer airbag duplo de série desde a versão RL, que sequer trazia calotas integrais ou para-choques pintados. O modelo RN, por outro lado, não devia em termos de equipamentos e acabamento ao Mégane. O modelo Sedan veio em 2000. Em 2001, chegaram os modelos Si (esportivado) e Yahoo! (com vendas pela internet; os airbags passaram a ser opcionais). No ano de 2003, estreou a reestilização que o alinhou ao modelo europeu e deixou seu visual mais agradável, ganhando também novas versões: Authentique, Expression e Privilège, além do Dynamique no ano seguinte, com estilo esportivo.


Com a chegada da terceira geração do Clio à Europa em 2005, a Renault limitou-se a promover outra leve reestilização sobre a carroceria existente, eliminando os frisos dos para-choques e transferindo o local da placa traseira. Quando o Renault Sandero chegou às lojas, as versões mais sofisticadas do Clio foram limadas. Chegaram o modelo Campus, com proposta voltada aos universitários (que, aliás, também conviveu com o Clio III no Velho Continente como modelo de entrada), e o Get Up, com rádio e rodas de liga leve.


Daí em diante, o Clio assumidamente virou o popular de entrada da Renault, já sem muitas das sofisticações que trazia outrora. Só ganhou os airbags frontais de volta em 2014, por força de lei. A reestilização de 2012 foi controversa ao transferir elementos do Clio IV em uma carroceria que nitidamente mantinha as mesmas formas do modelo de 1999, mas era uma solução para mantê-lo em jogo até a chegada do Renault Kwid, que deverá chegar às lojas em março de 2017.


O Clio Expression trazia pacote de equipamentos que incluía ar-condicionado, direção hidráulica, conta-giros, indicador de troca de marcha, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, freios ABS, airbags, desembaçador e limpador traseiro, além de preparação para som.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.

Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com

Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).

Curta a página do Auto REALIDADE!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...