VW Golf é reestilizado na Europa e estreia motor 1.5 TSI


Depois de tantas expectativas criadas pela própria Volkswagen, o Golf 2017 é revelado. As linhas externas não são exatamente uma surpresa, até porque patentes da linha inteira foram reveladas antes da hora. Mas a reestilização não deixa de fazer bem ao hatch, que estava inalterado desde o lançamento em 2012. Por fora, faróis e lanternas com novo estilo interno são a principal novidade; os para-choques e rodas também estão mais dinâmicos.


Já por dentro, o Golf incorpora tecnologias de Passat, como o Active Info Display, quadro de instrumentos digital configurável, que pode alternar entre conta-giros e velocímetro na visualização tradicional ou abrir espaço para a exibição de conteúdos do computador de bordo (compare os dois modos nas fotos abaixo).


O sistema multimídia Discover Pro passa a ter tela de 9,2 polegadas, com controle por gestos ou comandos de voz, HD interno com capacidade de 10 GigaBytes, DVD Player, duas entradas USB, duas entradas para cartão SD, espelhamento da tela de dispositivos compatíveis com Android Auto/Apple CarPlay e quatro alto-falantes de 20 Watts cada. Opcionalmente, estão disponíveis: câmera de ré, rádio digital DAB+, carregador sem fio de smartphones e mais duas entradas USB. Além disso, o aplicativo Media Control (disponível para celulares e tablets) aumenta a interatividade a bordo. Há também centrais multimídias mais pacatas, como a Composition Colour de 6,5 polegadas (que substitui os sistemas básicos anteriores, inclusive uma versão do Composition Touch com tela preto-e-branco), além da Composition Media e Discover Media (iguais, porém a última incorpora GPS), que passaram de 6,5 para 8,0 polegadas.


Em termos de segurança, o Golf traz recursos como o auxiliar de tráfego na cidade, que estará disponível para todas as versões com o câmbio de dupla embreagem DSG, podendo dirigir de forma autônoma no trânsito (em velocidades moderadas), além do controlador de velocidade adaptativo, assistente de permanência na faixa de rodagem, frenagem automática de emergência (ao detectar um pedestre ou um objeto que possa se chocar à frente, intervém automaticamente nos freios), Park Assist 3.0 (agora, estaciona com manobras automáticas de frente em vagas como as de shopping centers), monitoramento de veículos em pontos cegos e preparação para colisão iminente (fechamento dos vidros e teto solar, além do pré-tensionamento dos cintos).


A linha Golf 2017 também traz novidades mecânicas. O conhecido 1.4 dá lugar ao "1.5 TSI Evo", e o "upsizing" lhe rendeu 10 cavalos a mais (passando a 150 cv) e torque de 25,5 kgfm a 1500 rpm. Assim, o hatch consegue consumo de gasolina de até 20,4 km/l. Uma versão Bluemotion, com downgrade de potência para 130 cv, chega dentro de alguns meses.


Já o motor 2.0 TSI do Golf GTI passa a ter 230 cavalos, 10 cv a mais que antes - e isso porque não falamos da versão Performance, que tinha os 230 cv e agora passa a render 245 cavalos. O câmbio automatizado de dupla embreagem DSG, que em alguns modelos trazia 6 marchas, passa a contar sempre com 7 marchas. Confira mais imagens de toda a linha:



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