Seis dicas para preservar seu carro neste verão


Verão, a estação mais aguardada por alguns e não tão aguardada por outros. O único consenso é de que nessa época do ano as temperaturas aumentam. E se já sofremos nos dias de calor dentro do carro, imagine o impacto da exposição ao sol contínua no lado de fora?

Seu carro é um equipamento, e querendo ou não, existem cuidados a serem tomados de acordo com as condições às quais ele é exposto. Então fique atento as dicas que a Easy Carros, aplicativo que conecta donos de carros a serviços automotivos, para evitar surpresas indesejáveis, preservar seu veículo e aproveitar melhor o verão.

Estofamento


O estofamento é a parte que apresenta mais rapidamente os efeitos da exposição ao sol, como descoloração e manchas, por exemplo. Ao deixar o veículo muitas horas estacionado no sol, proteja os bancos com capas. Para as áreas plásticas, a dica é usar uma proteção sanfonada no painel.

Borrachas de vedação


Altas temperaturas e sol forte também podem ressecar as borrachas de guarnição, causando rachaduras que comprometem não só esteticamente o veículo, mas também podem afetar o padrão da vedação dos vidros. Para esse problema não tem outro jeito: a saída é encontrar uma vaga na sombra para estacionar.

A maresia e a areia também são grandes vilãs. Por isso, quem costuma ir à praia precisa lavar o carro com mais frequência. Tenha atenção especial com as palhetas do limpador de para-brisa. Se estiverem corroídas, podem prejudicar a visibilidade em dias de chuva. Aditivos especiais para o fluido dos lavadores aumentam a vida útil das palhetas.

Líquidos

Checar os líquidos do veículo é importante o ano todo, mas no verão a atenção deve ser redobrada. Observar o nível de água e aditivo do radiador é a regra número um. Fique de olho também nos níveis do fluido do freio, da direção hidráulica, do sistema de arrefecimento do motor, dos lavadores do para-brisa e do vidro traseiro, do óleo do motor e do câmbio.

Tanto para a rodagem na cidade quanto na estrada, é aconselhável ter o sistema de resfriamento em dia, para evitar superaquecimento, um problema muito recorrente em dias mais quentes. Vazamentos ou acúmulo de sujeira podem sobrecarregar o sistema.

Ar Condicionado


Refrescar o veículo é ótimo, mas é preciso saber o melhor momento de usar o ar-condicionado. Para curtas distâncias na cidade, não vale a pena. Na estrada, porém, deixar a janela aberta gasta mais combustível, pela pressão aerodinâmica do vento.

Se o carro ficou sob o sol forte, o ideal é andar três minutos com a janela aberta antes de ligar o equipamento. Assim, o ar frio toma o lugar do quente. Não esqueça de revisar a limpeza do sistema, em especial se o ar ficou desligado por muito tempo.

Pneus

O atrito da borracha contra o solo é mais intenso em dias quentes. Por isso, deve-se observar o desgaste dos pneus e manter a calibragem recomendada. Encha os pneus quando frios. O calor aumenta a pressão e dificulta o processo.

Lataria


Sempre que possível, estacione o veículo em local coberto. Se não encontrar, ou o preço da garagem estiver salgado, busque a sombra de uma árvore. Mas não esqueça de solicitar uma lavagem ecológica para limpar os resíduos que caírem sobre o teto do carro.

Gostou das dicas? Aplique-as no seu dia-a-dia e curta o verão sem dores de cabeça!

Sobre a Easy Carros

Disponível para Android, iOS e web, a Easy Carros é uma plataforma de serviços sob demanda que conecta donos de carro aos melhores profissionais de serviços automotivos. Pela Easy Carros o usuário consegue solicitar, no local de sua preferência, serviços como: lavagem ecológica, enceramento, polimento, troca de óleo, entre outros. Fundada em janeiro de 2015, com o objetivo de gerar facilidades e disseminar a economia compartilhada, a empresa está presente em 32 cidades e 4 estados brasileiros.

Comentários